|
Dissertações |
|
1
|
-
DALIANE CARVALHO GOMES PEREIRA FERNANDES
-
O uso do RPG pedagógico como estratégia de estímulo à aprendizagem e criação artística no ensino de Artes Visuais da Educação Básica
-
Orientador : MARISE BERTA DE SOUZA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSE UMBELINO DE SOUSA PINHEIRO BRASIL
-
MARISE BERTA DE SOUZA
-
ROSELI AMADO DA SILVA GARCIA
-
Data: 12/08/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
O trabalho versa sobre a Abordagem Triangular por meio do RPG: sistema de jogo narrativo de interpretação de papéis nas aulas de Arte da Educação Básica
-
Mostrar Abstract
-
The work deals with the Triangular Approach through RPG: narrative role-playing system in Basic Education Art classes
|
|
2
|
-
MARIANA BRAZIL NUNES
-
A obra artística fotográfica de Pierre Verger em processos de ensino, aprendizagem e criação em artes no ensino médio
-
Orientador : MARISE BERTA DE SOUZA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
GIOVANA SANTOS DANTAS DA SILVA
-
JOSE UMBELINO DE SOUSA PINHEIRO BRASIL
-
MARISE BERTA DE SOUZA
-
Data: 17/08/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
O trabalho trata da obra fotográfica de Pierre Verger na perspectiva da leitura das suas imagens como suporte interpretativo no ensino de arte nas escolas, especialmente naquelas em que a cultura afro-brasileira seja predominante, como na Bahia.
-
Mostrar Abstract
-
The work deals with the photographic work of Pierre Verger from the perspective of reading his images as an interpretative support in the teaching of art in schools, especially in those where Afro-Brazilian culture is predominant, as in Bahia.
|
|
3
|
-
NARA RÚBIA ALVES SILVA
-
O MUSICAL COMO CENTRO EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA UMA APRENDIZAGEM MUSICAL SIGNIFICATIVA NA ESCOLA
-
Orientador : SIMONE MARQUES BRAGA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
SIMONE MARQUES BRAGA
-
JAQUELINE CAMARA LEITE
-
BRUNO WESTERMANN
-
Data: 18/08/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
Esse trabalho apresenta o plano de desenvolvimento de uma proposta pedagógica para o ensino de música a ser desenvolvido com alunos do 9º ano da Escola Municipal Campinas de Pirajá, localizada na cidade do Salvador, no estado da Bahia. O objetivo principal do mesmo é descrever o processo de construção de um Musical como uma possibilidade pedagógica para o desenvolvimento sócio-cultural e a aquisição de conhecimento musical discente. Neste sentido, a proposta visa aproximar o estudante da música, por meio do Musical, por considerar que nesse gênero estão presentes elementos musicais e diversas linguagens artísticas que possibilitarão explorar a expressão musical e corporal discente nas séries finais do Ensino Fundamental II, período que continua sendo de grande plasticidade neurológica e, consequentemente, de profundas e duradouras fixações. A proposta além de considerar argumentações da literatura acerca de Musicais e da contação de histórias, tem como fundamentação o Modelo Teórico Musicopedagógico Cante e Dance com a Gente (CDG), elaborado por Helena Nunes.
-
Mostrar Abstract
-
This work presents the development plan for a pedagogical proposal for the teaching of music to be developed with 9th grade students at the Campinas Municipal School of Pirajá, located in the city of Salvador, in the state of Bahia. Its main objective is to describe the process of building a Musical as a pedagogical possibility for socio-cultural development and the acquisition of student musical knowledge. In this sense, the proposal aims to bring the student closer to music, through the Musical, considering that in this genre there are musical elements and different artistic languages that will make it possible to explore the musical and corporal expression of students in the final grades of Elementary School, a period that continues being of great neurological plasticity and, consequently, of deep and lasting fixations. The proposal, in addition to considering arguments from the literature about Musica too is based on the Theoretical Model Musicopedagogic Sing and Dance with People (CDG), developed by Helena Nunes.
|
|
4
|
-
RITA DE CASSIA SILVA CARDOSO
-
“TRADIÇÕES CULTURAIS NA PRÁTICA DO PROFESSOR DE MÚSICA EM CLASSES HOSPITALARES”.
-
Orientador : ANGELO TAVARES CASTRO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANGELO TAVARES CASTRO
-
EUDES OLIVEIRA CUNHA
-
VANESSA PRADO DOS SANTOS ALVAREZ
-
CRISTIANE BRITO MACHADO
-
Data: 20/08/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
Uma pesquisa de abordagem qualitativa que visa investigar literatura, metodologias, atividades criativas e lúdicas que abordem a educação musical inclusiva aplicadas a crianças em situação hospitalar da Educação Infantil e Fundamental, que se encontram internadas na Hemodiálise pediátrica do Hospital Geral Roberto Santos e na Oncologia do Hospital Martagão Gesteira.
-
Mostrar Abstract
-
A research with a qualitative approach that aims to investigate literature, methodologies, creative and playful activities that address inclusive music education applied to sick children of Early Childhood Education, Elementary years and final years, who are hospitalized in the pediatric Hemodialysis of Hospital Geral Roberto Santos and in Oncology of Hospital Martagão Gesteira.
|
|
5
|
-
MARIA HELENA GUIMARÃES CARVALHO TAVARES
-
ESTÁGIO NO CURSO TÉCNICO DE TEATRO: Montagem teatral e práticas artísticas no percurso formativo
-
Orientador : LUIZ CLAUDIO CAJAIBA SOARES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CARLA MEIRA PIRES DE CARVALHO
-
FABIO DAL GALLO
-
LUIZ CLAUDIO CAJAIBA SOARES
-
Data: 25/08/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
O artigo discorre acerca do estágio no curso Técnico em Teatro, no Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun, na cidade de Ilhéus - Bahia, e apresenta uma proposta pedagógica para a realização do estágio curricular, aqui entendido como ato educativo, incluído no percurso formativo do educando, na rede Estadual de Educação Profissional e Tecnológica da Bahia.
-
Mostrar Abstract
-
The article discusses the internship in the Technical Course in Theater and presentes a pedagogia proposal for making it viable through the special internship Project. The internship, here understood as na educational act, 5included in the training course, as a mandatory curricular componente, in the State netwok of Professional Education, at CEEP do Chocolate Nelson Schaun. This article aims to investigate the internship and propose the inclusion of theatrical montagem, carried out at the concluion of the course, as na internship activity, incorporated in one of the stages of the internship Project.For this purpose, in 2019, the stages of the project werw developed, formatted,tested and applied, which I present as as pedagogical proposal for the feasibility of the curricular internship Project Artistic Practices. I defend the inclusion of artística practices as a curricular internship activity and the opportunity to experience concepts learned durig the course, also allawig access to the theater of the scool community and its surroundings.
|
|
6
|
-
CINTIA DE MELO PEREIRA
-
"TERSER CORPOS. A CRIAÇÃO DE UMA METODOLOGIA DIALÓGICA PARA AS AULAS DE DANÇA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL"
-
Orientador : LEONARDO JOSE SEBIANE SERRANO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LEONARDO JOSE SEBIANE SERRANO
-
MARISE BERTA DE SOUZA
-
CAROLINA DIAS LARANJEIRA
-
Data: 26/08/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
Este artigo apresenta uma série de reflexões que resultaram em um projeto de pesquisa de mestrado profissional cujo objetivo é pensar sobre caminhos da Educação Somática como um campo interdisciplinar que se interessa pela consciência do Soma (Hanna, 1995) a partir do movimento. O caminho que o projeto propõe parte do oferecimento de uma vivência a estudantes do Ensino Médio integrados à Educação Profissional capaz de permitir a esses uma descoberta pessoal, investigando seus próprios movimentos e suas sensações, colaborando na elaboração de identidades, como pessoas íntegras. A proposta é utilizar estímulos básicos da abordagem relacional conhecida por Movimento Autêntico (MA) na tessitura desses muitos indivíduos dos cursos de Informática e Edificações, que são, em grande parte, do gênero masculino e, assim, trazer e tratar pedagogicamente suas questões individuais diante do ser e estar no mundo.
-
Mostrar Abstract
-
Este artículo presenta una serie de reflexiones que dieron como resultado un proyecto de investigación de maestría profesional cuyo objetivo es pensar en los caminos de la Educación Somática como un campo interdisciplinario que está interesado en la conciencia del Soma (Hanna, 1995) desde el movimiento. El camino que propone el proyecto es parte de ofrecer una experiencia a los estudiantes de secundaria integrados a la Educación Profesional capaces de permitirles un descubrimiento personal, investigando sus propios movimientos y sensaciones, colaborando en la elaboración de identidades, como personas completas. La propuesta es utilizar estímulos básicos del enfoque relacional conocido como Movimento Auténtico (MA) en la estructura de estas muchas personas en los cursos de Computación y Construcción, que son, en gran parte, hombres y, por lo tanto, traen y abordan pedagógicamente sus problemas individuales. de ser y estar en el mundo.
|
|
7
|
-
MARCILENE DOS SANTOS COSTA
-
IDENTIDADE CULTURAL E O FUNK: UM PROCESSO CRIATIVO EM TEATRO COM JOVENS E ADOLESCENTES NA ESCOLA.
-
Orientador : FABIO DAL GALLO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FABIO DAL GALLO
-
LUIZ CLAUDIO CAJAIBA SOARES
-
CILENE NASCIMENTO CANDA
-
Data: 28/08/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
Este artigo foi desenvolvido no programa de Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES ). A pesquisa é uma proposta pedagógica em teatro se utilizando do funk brasileiro e das identidades culturais como elemento para o processo criativo teatral. Realizado em uma escola da rede pública do município de Anguera – BA. Foi feita uma análise do contexto social e compreensão das identidades culturais de um grupo de adolescentes por meio dos jogos dramáticos, utilizando como pretexto as letras de músicas do estilo musical funk brasileiro para criação de cenas teatrais voltada para o método dos pesquisadores em teatro , Viola Spolin, Augusto Boal e Ingrid Koudela. O presente artigo tem como objetivo geral a partir da pergunta geradora: “Como o processo de ensino e aprendizagem por meio da encenação teatral baseados em letra da música do funk pode contribuir para reflexão do contexto social do educando e para compreensão da suas “identidades culturais”?
-
Mostrar Abstract
-
This article was developed in the Professional Master's program in Arts (PROFARTES). The research is a pedagogical proposal in theater using Brazilian funk and cultural identities as an element for the theatrical creative process. Held at a public school in the municipality of Anguera - BA. An analysis of the social context and understanding of the cultural identities of a group of teenagers was carried out through dramatic games, using as a pretext the lyrics of songs of the Brazilian funk musical style to create theatrical scenes focused on the method of researchers in theater, Viola Spolin, Augusto Boal and Ingrid Koudela. The present article has as a general objective from the generating question: “How the teaching and learning process through theatrical staging based on the lyrics of funk music can contribute to reflect on the social context of the student and to understand their“ cultural identities ”?
|
|
8
|
-
JURACY LIMA
-
LETRAMENTO VISUAL NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO: INTERVENÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
-
Orientador : JOSE UMBELINO DE SOUSA PINHEIRO BRASIL
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSE UMBELINO DE SOUSA PINHEIRO BRASIL
-
MARISE BERTA DE SOUZA
-
ROSELI AMADO DA SILVA GARCIA
-
Data: 08/09/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente artigo trata de refletir, descrever e apresentar os processos de uma investigação sobre letramento visual, realizada com alunos do 1o ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Senhor do Bonfim. Teve como objetivo a aplicação de diferentes metodologias de leitura de imagens capazes de despertar no educando a interpretação de obras de forma crítica e reflexiva, e que pudessem contribuir para uma aprendizagem significativa nas aulas de Artes Visuais. Como resultado, ampliou a experiência estética dos alunos e contribuiu para a formação de um sujeito, capaz de fazer uma leitura do mundo a partir de um novo olhar sobre a realidade que o cerca.
-
Mostrar Abstract
-
This project aims to reflect, describe and present the results of an investigation on visual literacy, carried out with high school students from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia - Campus Senhor do Bonfim. The investigation took place within the scope of the Graduate Program - Professional Master in Arts - UFBA, which took place between the years 2018 and 2019, and aimed to apply different methodologies for reading images capable of awakening in the student the interpretation of works critically and reflexively, and that could contribute to meaningful learning in Visual Arts classes.
|
|
9
|
-
MATEUS MORAES LAGO
-
FORMAÇÃO MUSICAL EM BANDAS ESCOLARES EM DIAS D’ÁVILA
-
Orientador : CRISTIANO SEVERO FIGUEIRO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CRISTIANO SEVERO FIGUEIRO
-
JOEL LUIS DA SILVA BARBOSA
-
ADALTO SOARES
-
Data: 14/09/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
Este artigo tem como objetivo explanar minha pesquisa de mestrado que aborda os métodos de ensino de música nas bandas escolares na cidade de Dias D’Ávila, mostrando alguns problemas e suas possíveis resoluções para suprir a demanda de conclusão do Mestrado Profissional em Artes, concluindo com a escrita e divulgação de um guia de apoio direcionado para os alunos, monitores e professores que estão envolvidos no processo de aprendizagem em música no projeto Bandas Escolares.
-
Mostrar Abstract
-
This article aims to explain my master's research that addresses the methods of teaching music in school bands in the city of Dias D'Ávila, showing some problems and their possible solutions to meet the demand for completion of the Professional Master's in Arts, ending with the writing and dissemination of a support guide aimed at students, monitors and teachers who are involved in the music learning process in the Bandas Escolares project.
|
|
10
|
-
RUBENS DOS SANTOS CELESTINO
-
“TEXTO, JOGO e CENA: OS DESAFIOS E ENCRUZILHADAS DO ENSINO DE TEATRO NA FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DO/A EDUCANDO/A”
-
Orientador : CELIDA SALUME MENDONCA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CELIDA SALUME MENDONCA
-
LEONARDO JOSE SEBIANE SERRANO
-
CILENE NASCIMENTO CANDA
-
Data: 17/09/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
O Trabalho relata o desenvolvimento de um processo investigativo-reflexivo no contexto escolar acerca das possíveis contribuições da prática teatral baseada nos princípios metodológicos do texto como pré-texto para a construção do acontecimento cênico aliado à formação identitária dos educandos/atores. A presente pesquisa será realizada na Escola Municipal Duque de Caxias (Ensino Fundamental I) em uma turma de 5º ano, na comunidade quilombola Monte Recôncavo, na cidade de São Francisco do Conde.
-
Mostrar Abstract
-
The Work reports the development of an investigative-reflective process in the school context about the possible contributions of theatrical practice based on the methodological principles of the text as a pre-text for the construction of the scenic event combined with the identity formation of the students / actors. The present research will be carried out at the Municipal School Duque de Caxias (Elementary School I) in a class of 5th year, in the quilombola community Monte Recôncavo, in the city of São Francisco do Conde.
|
|
11
|
-
LUCIANA BALBINO DA SILVA
-
PERCURSOS E PROCESSOS EM TEATRO-EDUCAÇÃO:O BAILE DE DEUS MENINO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
-
Orientador : ADALBERTO SILVA SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADALBERTO SILVA SANTOS
-
CELIDA SALUME MENDONCA
-
MARIA EUGENIA VIVEIROS MILET
-
Data: 18/09/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta proposta teve como objetivo dar continuidade à implementação do Baile de Deus Menino nas Escolas Públicas de Salvador, a partir do registro, sistematizado e adaptado em livro do Presépio ou Baile de Deus Menino: um Natal brasileiro da etnomusicóloga Lydia Hortélio. Através desta experiência criativa descrevo o percurso do projeto efetivado atrelado as minhas experiências como arte-educadora. Trata-se de uma narrativa que possui caráter investigativo para a ação reflexiva, articulação entre teoria e prática, a fim de proporcionar novos sentidos e significados ao próprio percurso formativo. Para tanto, a escuta das crianças e das suas comunidades em intersecção com os elementos cênicos do Presépio ou Baile de Deus Menino e a cultura das infâncias articularam processos curriculares potentes de teatro-educação, imersas no brincar nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A criança que abordamos neste trabalho é festejada, celebrada, revelada como configuração simbólica do corpo brincante.
-
Mostrar Abstract
-
This proposal aimed to continue the implementation of the Baile de Deus Menino in the Public Schools of Salvador, based on the record, systematized and adapted in a book by the Nativity Scene or Baile de Deus Menino: a Brazilian Christmas by the ethnomusicologist Lydia Hortélio. Through this creative experience I describe the path of the actual project linked to my experiences as an art educator. It is a narrative that has an investigative character for reflective action, articulation between theory and practice, in order to provide new meanings and meanings to the formative path itself. To this end, listening to children and their communities at the intersection with the scenic elements of the Crib or Baile de Deus Menino and the culture of childhood articulated powerful curricular processes of theater-education, immersed in playing in the early grades of elementary school. The child we approach in this work is celebrated, celebrated, revealed as a symbolic configuration of the playing body.
|
|
12
|
-
VANESSA VIEIRA DE ALMEIDA DE CERQUEIRA
-
TRÂNSITO CRIATIVO ENTRE AS ARTES INTEGRADAS E SEUS CONTEXTOS HÍBRIDOS : Uma visão implícita da contextualização como elemento facilitador da leitura e interpretação do mundo
-
Orientador : PAOLA BARRETO LEBLANC
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DISALDA MARA TEIXEIRA LEITE
-
KARLA SCHUCH BRUNET
-
PAOLA BARRETO LEBLANC
-
Data: 23/09/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
O objetivo deste trabalho é discutir a mediação no ensino da Arte e analisar processos decriação e crítica, apresentando alguns exemplos de práticas pedagógicas que integram mais de uma linguagem e a influência tecnológica na produção artística. Pautada na abordagem triangular, a discussão visa potencializar a Arte como fio condutor dos processos educacionais, compreendendo as linguagens artísticas, nas suas diversidades, de modo integrado. Portanto, busca-se ampliar o repertório cultural dos estudantes a partir do trânsito criativo entre as Artes integradas e suas formas híbridas, evidenciando contextos relacionados com temáticas fundamentadas nos Direitos Humanos. Por fim, analisa o potencial dessa proposta na formação docente, como método facilitador do processo de ensino eaprendizagem, refletindo a importância de uma escola democrática na contemporaneidade.
-
Mostrar Abstract
-
The aim of this article is to discuss the mediation in Art and to relate methodologies involvingInformation and Communication Technologies (ICT), contextualized with themes based on HumanRights. Based on the triangular approach, the discussion aims to enhance art as a guiding thread ofeducational processes and reflects the importance of a democratic school in contemporary times.Finally, it analyzes the potential of this proposal, in teacher training, as a facilitating method of theteaching and learning process.
|
|
13
|
-
CARLA FABIANA FERREIRA SANTOS SILVA
-
O CAMINHAR NO PROCESSO DE ENSINO DA HISTÓRIA, ARTE E CULTURA DA PRINCESA DO SERTÃO
-
Orientador : KARLA SCHUCH BRUNET
-
MEMBROS DA BANCA :
-
KARLA SCHUCH BRUNET
-
CLÁUDIA ELISIANE FERREIRA DOS SANTOS
-
ANA VALECIA ARAUJO RIBEIRO BRISSOT
-
Data: 24/09/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
Esse trabalho propõe um estudo do uso do caminhar como instrumento educacional para a formação do cidadão feirense por meio de fotografias. E, para isso, apresenta alguns princípios teóricos e práticos que possibilitaram a criação de uma proposta pedagógica elaborada com alunos do Ensino Médio no Colégio da Polícia Militar – CPM Diva Portela, em Feira de Santana, na Bahia – Ba, no ano de 2019, resultado da pesquisa desenvolvida para o Programa de Mestrado Profissional em Artes – ProfArtes da Universidade Federal da Bahia – UFBA. Nele foram utilizadas técnicas da metodologia ativa de ensino, que possibilitaram a “caminhada” e o seu registro por meio de fotografias e mapas retratando o desbravamento da cidade pelo olhar dos estudantes, durante as aulas de Artes. O projeto foi desenvolvido em uma turma de primeiro ano do ensino médio e teve como embasamento teórico, para a criação das suas trilhas de aprendizagem, a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa e a Técnica do Painel Integrado, como forma de ensino, resgate e valorização da história, cultura e arte do município.
-
Mostrar Abstract
-
This work proposes a study of the use of walking as an educational tool for the formation of the citizen of the city through photographs. And, for this, it presents some theoretical and practical principles that enabled the creation of a pedagogical proposal elaborated with high school students at the Military Police College - CPM Diva Portela, in Feira de Santana, Bahia - Ba, in 2019, result of the research developed for the Professional Master's Program in Arts - ProfArtes of the Federal University of Bahia - UFBA. In it, techniques of active teaching methodology were used, which enabled the “walk” and its registration through photographs and maps depicting the discovery of the city through the eyes of the students, during the classes of Arts. The project was developed in a class of first year of high school and had as a theoretical basis, for the creation of its learning trails, the Triangular Approach of Ana Mae Barbosa and the Integrated Panel Technique, as a way of teaching, rescue and valorization the history, culture and art of the municipality.
|
|
14
|
-
MARCICLEYDE DOS SANTOS COSTA
-
Um olhar sobre as manifestações culturais de São Francisco do Conde através da linguagem audiovisual e digital na escola
-
Orientador : JOSE UMBELINO DE SOUSA PINHEIRO BRASIL
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSE UMBELINO DE SOUSA PINHEIRO BRASIL
-
MARCELO MONTEIRO COSTA
-
PAOLA BARRETO LEBLANC
-
Data: 29/09/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
O artigo apresenta os resultados de uma trabalho realizado no contexto escolar do ensino público em São Francisco do Conde (BA).O seu objetivo é discorrer a respeito da ampliação do olhar dos alunos do 8º ano do Centro Educacional Joaquim Alves Cruz Rios sobre as referências culturais do município na formação de suas identidades. Para isso, recorreu-se à linguagem audiovisual e sua interface digital, com ferramentas como o flipbook, o celular smartphone e a plataforma YouTube, fundamentando-se na Abordagem Triangular e discorrendo sobre os aspectos estéticos, criativos, pedagógicos e humanísticos. Como resultado, demonstra que a criação em Arte foi capaz de sensibilizar a percepção dos alunos no campo estético e cultural, despertando, assim, um outro olhar sobre a construção de suas identidades. Na conclusão reflete sobre a necessidade de, em São Francisco do Conde, erigir-se um ensino em Arte multi e intercultural, ressaltando os códigos culturais populares, negros e do Recôncavo Baiano
-
Mostrar Abstract
-
The objective of this research project is to contribute to the expansion of the construction of students' cultural identity based on the artistic manifestations of São Francisco do Conde, using the audiovisual language of cinema and pocket cinema as a cutout by flipbook.
|
|
15
|
-
Edméia Pereira Nascimento
-
“POESIA NO JARDIM: LEI 10.639/03 E POEMAS ABOLICIONISTAS DE CASTRO ALVES”
-
Orientador : ADALBERTO SILVA SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADALBERTO SILVA SANTOS
-
MARISE BERTA DE SOUZA
-
CARLOS EDUARDO CARVALHO DE SANTANA
-
Data: 05/10/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
A sistematização desta proposta tem como objetivo principal a realização de uma experiência cênica a partir dos estudos de três poemas abolicionistas de Castro Alves: Vozes d’África, Navio Negreiro e a Canção do Africano, tendo como eixo central a Lei no 10.639/03 e sua aplicabilidade nas aulas de teatro da Escola Municipal Jardim das Margaridas. Os fundamentos que norteiam esta proposta se baseiam na Metodologia Triangular de Ana Mae Barbosa (1991), que compreende o conhecimento da arte como consequência da identificação e experimentação do objeto artístico a partir da tríade: ler, contextualizar e fazer. Discorre sobre a educação antirracista, decolonial e considera o pensamento do autor Renato Santos Junior (2010), sobre Afrocentricidade e educação como principais elementos de um currículo afrocentrado.
-
Mostrar Abstract
-
The systematization of this proposal has as main objective the realization of a scenic experience based on the studies of three abolitionist poems by Castro Alves: Vozes d'África, Navio Negreiro and the Song of the African, having Law 10.639 / 03 as its central axis and its applicability in theater classes at Escola Municipal Jardim das Margaridas. The foundations that guide this proposal are based on the Triangular Methodology of Ana Mae Barbosa (1991), which comprises the knowledge of art as a consequence of the identification and experimentation of the artistic object from the triad: reading, contextualizing and making. It discusses anti-racist, decolonial education and considers the thinking of the author Renato Santos Junior (2010), about Afrocentricity and education as the main elements of an Afrocentric curriculum.
|
|
16
|
-
VANILSON DE LIMA COELHO
-
Arte e Meio Ambiente (composições musicais: um relato de experiências no Ensino Médio)
-
Orientador : ANGELO TAVARES CASTRO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANGELO TAVARES CASTRO
-
MARCOS DOS SANTOS MOREIRA
-
SIMONE MARQUES BRAGA
-
Data: 09/10/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
Estimular e desenvolver ações artísticas com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, instigando-os a criar e realizar, artisticamente, obras e performances voltadas para questões atuais e relevantes, como é o caso da poluição e degradação do meio ambiente.
-
Mostrar Abstract
-
Encourage and develop artistic actions with students in the third year of high school, instigating them to create and perform, artistically, works and performances focused on current and relevant issues, such as pollution and degradation of the environment.
|
|
17
|
-
ANALICE MARQUES BRAGA DE OLIVEIRA
-
NO SOPRO DA FLAUTA DOCE: UMA PROPOSTA DE ENSINO COLETIVO DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR.
-
Orientador : ANGELO TAVARES CASTRO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANGELO TAVARES CASTRO
-
EUDES OLIVEIRA CUNHA
-
TAIS DANTAS DA SILVA
-
Data: 16/10/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
Este relato de experiência se propõe a apresentar uma proposta teórico-prática identificando as contribuições do ensino de música, desenvolvido no componente curricular Artes, a partir do ensino coletivo de flauta doce, na modalidade de ensino médio regular.
-
Mostrar Abstract
-
This experience report proposes to present a theoretical-practical proposal identifying the contributions of music teaching, developed in the curricular component Arts, from the collective teaching of recorder, in the regular high school modality.
|
|
18
|
-
ISADORA SANTOS BARBOSA
-
Construindo a Identidade Cultural em distritos da Bahia
-
Orientador : PAOLA BARRETO LEBLANC
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DISALDA MARA TEIXEIRA LEITE
-
LAURA CASTRO DE ARAUJO
-
PAOLA BARRETO LEBLANC
-
Data: 29/10/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
O artigo analisa o projeto Construindo a Identidade Cultural em distritos da Bahia, que promoveu ações aos estudantes da rede pública de ensino que participaram como público e produtores culturais. A ideia surgiu com a experiência vivida no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento do Saber, localizado no distrito de Caípe de cima da cidade de São Francisco do Conde/BA, considerando as mudanças sociais ocorridas por intermédio das novas políticas, religiões e tecnologias. Com base na proposta triangular de Ana Mae Barbosa, na importância da arte como experiência conceituada por John Dewey e na visão geográfica de Milton Santos, o projeto sugeriu a construção processual por oportunidades oferecidas no ambiente escolar que muitas vezes não são pertinentes a outro ambiente. O artigo sugere motivar outros docentes no auxílio da formação da identidade cultural de alunos da rede pública de ensino localizada em distritos que cursam o Ensino fundamental II, o qual representa uma faixa etária abrangente em experiências culturais, norteando vivências que podem delimitar uma identidade cultural. O artigo apresenta uma preocupação com os valores tradicionais e demonstra experimentações bem sucedidas. Considerando que aspectos gerados pela globalização influenciam a formação da identidade cultural, propõe que a escola deve orientar e exibir elementos que fortaleçam o sentimento de pertencimento de cada cidadão, ao ponto de fazer com que batam no peito e digam: “Eu sou a minha cidade!”.
-
Mostrar Abstract
-
The article analyzes the project Building the Cultural Identity in districts of Bahia, which promoted actions to students from the public school system who participated as public and cultural producers. The idea came up with the experience lived at the Center for Studies and Improvement of Knowledge, located in the district of Caípe above the city of São Francisco do Conde / BA, considering the social changes that occurred through the new policies, religions and technologies. Based on Ana Mae Barbosa's triangular proposal, on the importance of art as an experience conceptualized by John Dewey and on the geographical vision of Milton Santos, the project suggested the construction of processes through opportunities offered in the school environment that are often not relevant to another environment. The article suggests motivating other teachers to assist in the formation of the cultural identity of students from the public school system located in districts that attend elementary school II, which represents a comprehensive age group in cultural experiences, guiding experiences that can delimit a cultural identity. The article is concerned with traditional values and demonstrates successful experimentation. Considering that aspects generated by globalization influence the formation of cultural identity, he proposes that the school should guide and exhibit elements that strengthen the feeling of belonging of each citizen, to the point of making them beat in the chest and say: “I am my city ! ”.
|
|
19
|
-
JAILSON DIAS COELHO
-
O ENSINO DE VIOLÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM MÚSICA: UM DIÁLOGO COM AS TDICs
-
Orientador : CRISTIANO SEVERO FIGUEIRO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CRISTIANO SEVERO FIGUEIRO
-
ANGELO TAVARES CASTRO
-
LUAN SODRÉ DE SOUZA
-
Data: 03/12/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
Este artigo tem como proposta criar possibilidades do uso das novas tecnologias digitais como ferramentas educacionais no ensino de violão. A partir da elaboração de planos de aulas voltados para o estudo do repertório, elaboração de arranjos para o conhecimento adequado das linguagens musicais e a prática da improvisação musical. Os planos são apropriados para o perfil do estudante do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes (CEDMN).
-
Mostrar Abstract
-
This article aims to create possibilities for the use of new digital technologies as educational tools in guitar teaching. From the elaboration of lesson plans focused on the study of the repertoire, elaboration of arrangements for the adequate knowledge of musical languages and the practice of musical improvisation. The plans are appropriate for the profile of the student of the National Program for the Integration of Professional Education with Basic Education in the Youth and Adult Education Modality (PROEJA) of the College Deputy Manoel Novaes (CEDMN).
|
|
20
|
-
DAIANE GAMA ROCHA TOSTA
-
Diálogos entre o Ensino de Teatro e as Metodologias Ativas para criação coletiva dramatúrgica na escola pública
-
Orientador : GEORGE MASCARENHAS DE OLIVEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CILENE NASCIMENTO CANDA
-
GEORGE MASCARENHAS DE OLIVEIRA
-
PAULO HENRIQUE CORREIA ALCANTARA
-
Data: 18/12/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho propõe a discussão de estratégias metodológicas utilizadas em sala de aula para criação coletiva do texto dramático, suas características e particularidades como modo de inserção dos estudantes no processo criativo e potencialização do processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de teatro. A pesquisa foi realizada nas aulas de Artes no Colégio Estadual Tereza Conceição Menezes, da rede estadual da Bahia com alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental. São tecidas articulações teórico-metodológicas com autores que pesquisam a relação entre Teatro e Educação, como Japiassu, Koudela e Reverbel, tendo como base metodológica principal os processos de criação coletiva desenvolvidos por meio dos jogos teatrais de Viola Spolin. Por fim, elucida-se uma experiência pedagógica articulada com as metodologias ativas para fortalecer o ensino de Teatro na escola pública. Como resultados, destacam-se a produção de um texto dramático coletivo, com o suporte da professora-dramaturg, as conexões estabelecidas entre os estudantes, com a escola e com a sociedade e as perspectivas de ampliação das bagagens culturais, fortalecendo vínculos e possibilitando um novo olhar para o processo de ensino e aprendizagem. O trabalho compreende um artigo científico, originário das atividades de pesquisa, acompanhado de memorial descritivo da investigação.
-
Mostrar Abstract
-
This work proposes the discussion of methodological strategies used in the classroom for the collective creation of the dramatic text, its characteristics and particularities as a way of inserting students in the creative process and enhancing the teaching-learning process of theater content. The research was carried out in the Arts classes at Colégio Estadual Tereza Conceição Menezes, of the state network of Bahia with students from the 6th and 7th grades of elementary school. Theoretical-methodological articulations are made with authors who research the relationship between Theater and Education, such as Japiassu, Koudela and Reverbel, having as main methodological basis the processes of collective creation developed through Viola Spolin's theatrical games. Finally, a pedagogical experience articulated with active methodologies to strengthen the teaching of Theater in public schools is elucidated. As a result, the production of a collective dramatic text, with the support of the teacher-playwright, the connections established between students, with the school and with society and the prospects for expanding cultural backgrounds, strengthening bonds and enabling a new look at the teaching and learning process. The work comprises a scientific article, originating from the research activities, accompanied by a descriptive memorial of the investigation.
|
|