Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFBA

2023
Dissertações
1
  • Danilo Cristiano Pinto Ormonde
  • Navegando na Cultura do Velho Chico: uma proposta de ensino de Arte para o Ensino Médio

  • Orientador : JAQUELINE CAMARA LEITE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EUDES OLIVEIRA CUNHA
  • FLAVIA MARIA CHIARA CANDUSSO
  • JAQUELINE CAMARA LEITE
  • Data: 22/03/2023

  • Mostrar Resumo
  • O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa-ação que teve como objetivo geral sistematizar uma proposta pedagógica para o ensino da Arte, em turma do Ensino Médio, com o foco nas expressões musicais e poéticas regionais e locais do Território de Identidade do Velho Chico. O locus da experiência foram as turmas de estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Tiradentes, situado em Oliveira dos Brejinhos – BA. Fundamentado no Modelo Teórico Cante e Dance com a Gente (Nunes, 2020), a proposta possui três pilares: Contextualização, Representação e Socialização. Como produto artístico, foi realizado o espetáculo chamado “Zezin Siriema: navegando pela cultura do Velho Chico” tendo como base um repertório com características regionais. Como resultado pedagógico esse trabalho despertou no estudante o sentido de pertencimento e valorização de sua própria cultura a partir de suas vivências, crenças, valores e memórias; potencializou seu protagonismo na construção de seu próprio conhecimento e sua prática artística; e, favoreceu sua relação com o outro, colegas, professores, artistas, público e sociedade, contribuindo para a constituição de sua subjetividade e identidade.

     


  • Mostrar Abstract
  • This work aims to systematize a pedagogical proposal with a focus on regional
    and local musical and poetic expressions of the Velho Chico Identity Territory. The
    locus of the experience will be the discipline of Art, for classes of high school
    students at Colégio Estadual Tiradentes, located in Oliveira dos Brejinhos - BA.
    Based on the Theoretical Model Cante e Dança com a Gente (Nunes, 2020), the
    proposal has three pillars: Contextualization, Representation and Socialization. As
    an artistic product, it is intended to build along the proposal a show called “As
    pelejas de Zezim Siriema” based on a repertoire with regional characteristics. As a
    pedagogical result, it is hoped to awaken in the student a sense of belonging and
    appreciation of their own culture from their experiences, beliefs, values and
    memories, to enhance their role in the construction of their own knowledge, and in
    the relationship with others, colleagues, teachers , artists, public and society
    contribute to the constitution of their subjectivity and identity.

2
  • RICARDO RIBEIRO DA CRUZ
  • A OBRA DE MESTRE DIDI COMO MEDIAÇÃO ARTÍSTICO-PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

  • Orientador : LAURA CASTRO DE ARAUJO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LAURA CASTRO DE ARAUJO
  • PAOLA BARRETO LEBLANC
  • TÁSSIO FERREIRA SANTANA
  • Data: 30/06/2023

  • Mostrar Resumo
  • O presente estudo apresenta o registro de uma experiência pedagógica, concebida
    através da apreciação e análise das obras do Mestre Didi, realizada na Escola Municipal
    Eraldo Tinoco Melo, localizada no bairro da Sussuarana em Salvador. Com o objetivo
    de construir repertório para uma educação antirracista, através de linguagens criativas e
    de exercícios do autoconhecimento na valorização das origens afrodiapóricas, primando
    pela desconstrução de formas de preconceitos e a promoção do direito à alteridade para
    os jovens e adultos que contemplam a modalidade de ensino da EJA nesta instituição.
    Esta iniciativa parte da necessidade de viabilizar, na prática docente, mediações
    pedagógicas que dialoguem com currículo escolar, com as competências na área de Arte
    e suas perspectivas transdisciplinares, capazes de promover os valores que estruturam as
    dinâmicas das comunidades afro-brasileiras. 
    A temática abordada nesta pesquisa carrega em sua essência a importância da produção
    artística de Mestre Didi como possibilidades didáticas capazes de expressar o universo
    de valores e linguagens afrocentradas através do seu conteúdo informativo, destacando
    os aspectos da religiosidade presentes em suas obras e a sua trajetória como importante
    representante da cultura nacional.


  • Mostrar Abstract
  • This study presents the record of a pedagogical experience, conceived through the
    appreciation and analysis of the works of Mestre Didi, held at the Eraldo Tinoco Melo
    Municipal School, located in the neighborhood of Sussuarana in Salvador. With the
    objective of building repertoire for an anti-racist education, through creative languages
    and exercises of self-knowledge in the valorization of Afro Diasporic origins, striving
    for the deconstruction of forms of prejudice and the promotion of the right to otherness
    for young people and adults who contemplate the teaching modality of EJA in this
    institution.
    This initiative starts from the need to enable, in the teaching practice, pedagogical
    mediations that dialogue with the school curriculum, with the competences in the area
    of Art and its transdisciplinary perspectives, capable of promoting the values that
    structure the dynamics of the Afro-Brazilian communities.
    The theme addressed in this research carries in its essence the importance of the artistic
    production of Mestre Didi as didactic possibilities capable of expressing the universe of
    values and Afrocentric languages through its informative content, highlighting the
    aspects of religiosity present in his works and his trajectory as an important
    representative of national culture.

3
  • DEMY DANNY COSTA SILVA
  • Possibilidades de mediação no ensino de Artes Visuais na Escola José Seixas de Almeida Filho

  • Orientador : LAURA CASTRO DE ARAUJO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALESSANDRA SIMÕES PAIVA
  • LAURA CASTRO DE ARAUJO
  • MARISE BERTA DE SOUZA
  • ROSELI AMADO DA SILVA GARCIA
  • Data: 25/09/2023

  • Mostrar Resumo
  • O trabalho é focado na mediação do ensino de Artes Visuais, na valorização da matéria, do
    professor, na aquisição de conhecimento e na experiência artística em sala de aula, para
    tanto, a abordagem metodológica, parte de uma visão de pesquisa-ação, com aulas
    expositivas, embasado em três pilares: (1) A mediação do ensino de arte. (2) A
    apreciação/criatividade. (3) A identidade/pertencimento. O retorno às abordagens foram
    imediatos, vieram com a conclusão dos trabalhos em sala e no que tange a arte, ficou
    evidente a sua importância.


  • Mostrar Abstract
  • The work is focused on the mediation of Visual Arts teaching, on valuing the subject,
    on the teacher, on acquiring knowledge and on the artistic experience in the
    classroom. expository classes, based on three pillars: 1- The mediation of art
    teaching. 2- Appreciation/creativity. 3- The identity/belonging. The return to the
    approaches was immediate, they came with the completion of the work in the
    classroom and in terms of art, its importance was evident.

4
  • ARNULFO JOSÉ PRAZERES CRUZ
  • O  exercício da cidadania digital do campesino valenciano, mediado pela arte- educação

  • Orientador : PAOLA BARRETO LEBLANC
  • MEMBROS DA BANCA :
  • KARLA SCHUCH BRUNET
  • NELSON DE LUCA PRETTO
  • PAOLA BARRETO LEBLANC
  • Data: 24/10/2023

  • Mostrar Resumo
  • O projeto de pesquisa objetiva aprofundar os estudos sobre as relações dos estudantes campesinos com sua cultura e sua arte, através das tecnologias digitais de comunicação e informação (TDIC), visando o fortalecimento de suas identidades, territorialidade e função social. Os laços estreitaram-se às raízes campesinas por meio do audiovisual, tornando possível refletir sobre os impactos da arte-educação na função social do campo na zona rural de Valença na Bahia. Para realização do projeto serão utilizadas as pesquisas etnográficas interpretativas e críticas. O campo teórico escolhido versou especialmente a partir de Cezar Migliorin, Andréa Bertoletti, Keesing e Strathern, Marés, Maria Gohn, Ana Mae Barbosa, Milton Santos, Célia Xakriabá entre outros. A metodologia consistiu em um levantamento bibliográfico usando descritores como Arte-educação, Cidadania Digital e Educação do Campo. A relação com as mídias digitais vem se ampliando com a aquisição de plataformas móveis no ambiente campesino, o que leva a uma necessidade de criticidade e consciência no uso das TDIC. Desta forma, a união da arte-educação e as TDIC configuram um cenário potencialmente colaborativo para atender as reais necessidades do campesino no ciberespaço.


  • Mostrar Abstract
  • This reasearch project’s goal is to deepen the studies about the relationship between students from rural areas and their art and culture, through digital, communication, and information technologies (TDIC), aiming the strengthening of their identities, territorialities, and social functions. The bonds with their rural roots will strengthen; through audiovisual it is possible to reflect about the impacts of art-education in the social function of the rural area of Valença, BA. For the realization of the project, etnographical, interpretative, and critical research will be utilized. The theoretical field versed especially from Cezar Migliorin, Andréa Bertoletti, Keesing e Strathern, Marés, Maria Ghon, Ana Mae Barbosa, Milton Santos, Célia Xakriabá, and others. The methodology constituted in a bibliographic survey using descriptors such as Art-education, Digital Citizenship and Rural Education. The relationship with digital medias has been expanding with the acquisition of mobile platforms in rural areas, wich leads to a necessity of criticality and conscience in use of the TDIC. This way, the union of art-education and the TDIC configurates a potentially collaborative scenario to attend to the real necessities of the rural person in cyberspace.

5
  • VINICIUS SENA DOS SANTOS
  • PAM PAM RAM RAM PAM PAM: O RITMO DO PAGODE BAIANO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DO TEATRO

  • Orientador : GEORGE MASCARENHAS DE OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • GEORGE MASCARENHAS DE OLIVEIRA
  • MARIA EUGENIA VIVEIROS MILET
  • MARILDA DE SANTANA SILVA
  • Data: 21/11/2023

  • Mostrar Resumo
  • Esse trabalho tem como objetivo identificar possíveis contribuições da experimentação do ritmo do pagode baiano como ferramenta metodológica para o ensino-aprendizagem do teatro, no sentido de discutir algumas relações entre cultura e teatro-educação no que tange aos elementos contemporâneos dessa manifestação cultural no contexto da sala de aula. Interessa saber de que modo o pagode, em sua estrutura rítmica e referencial melódico e corporal  pode contribuir para o ensino do teatro, considerando o contexto sociocultural dos participantes.Com abordagem etnográfica, a pesquisa se constituiu pela observação e discussão dos comportamentos dos participantes e assimilação dos princípios da linguagem teatral durante a experimentação de jogos e exercícios teatrais criados ou adaptados em torno dos elementos rítmicos do pagode baiano. A pesquisa foi realizada no período de maio a agosto de 2022, na Escola municipal Maria de Lourdes Seixas, na zona rural de São João da Mata (BA), com participação de 19 estudantes de 13 a 15 anos, do 9º ano do Ensino Fundamental. Ao aproximar as aulas de teatro de um fenômeno cultural familiar aos participantes, a experimentação do ritmo do pagode baiano como ferramenta metodológica para o ensino do teatro contribuiu para compreender como o teatro pode ser um agente transformador da realidade sócio-cultural dos participante, abrindo novas possibilidades cênicas e estabelecendo novos dialogo a partir do contexto cultural.


  • Mostrar Abstract
  • This work aims to identify possible contributions of the Bahian pagode rhythm as a methodological tool for the teaching-learning of theatre to discuss some articulations  between culture and theater-education regarding the contemporary elements of that cultural manifestation in a theatre classroom. It also aims to understand how the pagode, in its rhythmic structure and melodic and corporal reference, can contribute to the teaching of theater, considering the sociocultural context of the participants. The research was carried out from May to August 2022, at the Maria de Lourdes Seixas municipal school, in the rural area of São João da Mata (BA), with the participation of 19 students aged 13 to 15 years, from the 9th grade of Elementary School.  By bringing theater classes closer to a cultural phenomenon familiar to the participants, experimenting with the Bahian pagode rhythm as a methodological tool for teaching theater contributed to understanding how theater can be a transforming agent of the participants' socio-cultural reality, opening up new scenic possibilities and establishing new dialogues based on the cultural context.

6
  • ANTONIO MARDSON DE OLIVEIRA SILVA
  • “Cantos e encantos do Cancioneiro Tradicional e Popular

    na Educação Básica: Uma Proposta para Vivências Musicais em Sala de Aula”.


  • Orientador : ANGELO TAVARES CASTRO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANGELO TAVARES CASTRO
  • FLAVIA MARIA CHIARA CANDUSSO
  • SIMONE MARQUES BRAGA
  • Data: 12/12/2023

  • Mostrar Resumo

  • A presente pesquisa intitulada Cantos e Encantos do Cancioneiro Tradicional e Popular na Educação Básica: Uma Proposta Para Vivências Musicais em Sala de Aula, apresentado ao Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), refletiu sobre as potencialidades educacionais contidas nos saberes e fazeres presentes nesse repertório, a partir do uso de elementos poético-musicais contidos nessas manifestações. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa a partir de uma metodologia de cunho etnográfico, com vistas a identificar e refletir sobre como a proposta pedagógica alicerçada em canções tradicionais e populares podem contribuir para o aprimoramento das aprendizagens em música na educação básica. Foram aplicadas intervenções pedagógicas com uma turma do 6º ano do ensino fundamental básico numa escola municipal da cidade de Salvador/BA. Como aportes teóricos sobre a importância de valorizar as epistemes e conteúdos da culturas afrodiaspóricas e/ou ameríndias, o projeto está apoiado nas reflexões de Dumas (2023), Souza (2019), Candusso (2022), Carneiro (2005) e Paz (2014). Acerca do respeito aos conhecimentos prévios com os quais os discentes chegam aos espaços escolares formais e aos valores que introjetam sobre as canções populares veiculadas pelas mídias ou apreendidas em convívio dentro da sociedade, nos apoiamos nas contribuições de Swanwick (2003), Freire (1996) e Souza (2003). Estamos, também, em consonância com prerrogativas atuais que debatem a importância de descolonizar as estruturas sociais forjadas a partir da imposição hegemônica eurocêntrica que sempre privilegiou, e continua a privilegiar, o letramento em detrimentos das culturas baseadas na oralidade.


  • Mostrar Abstract
  • The present research entitled Songs and Charms of the Traditional and Popular Songbook in Basic Education: A Proposal for Musical Experiences in the Classroom, presented to the Professional Master's Degree in Arts (PROFARTES) at the Federal University of Bahia (UFBA), reflected on the educational potential contained in the knowledge and practices present in this repertoire, based on the use of poetic-musical elements contained in these manifestations. To this end, a qualitative approach was adopted based on an ethnographic methodology, with a view to identifying and reflecting on how the pedagogical proposal based on traditional and popular songs can contribute to the improvement of music learning in basic education. Pedagogical interventions were applied to a 6th year class of basic elementary education at a municipal school in the city of Salvador/BA. As theoretical contributions to the importance of valuing the epistemes and contents of Afro-diasporic and/or Amerindian cultures, the project is supported by the reflections of Dumas (2023), Souza (2019), Candusso (2022), Carneiro (2005) and Paz (2014 ). Regarding respect for the prior knowledge with which students arrive at formal school spaces and the values they introject about popular songs conveyed by the media or learned through coexistence within society, we rely on the contributions of Swanwick (2003), Freire (1996) and Souza (2003). We are also in line with current prerogatives that debate the importance of decolonizing social structures forged from the Eurocentric hegemonic imposition that has always privileged, and continues to privilege, literacy to the detriment of cultures based on orality.

2022
Dissertações
1
  • BRUNO LESSA VALVERDE DE MIRANDA
  • DAGÔ - Música e Pertencimento no Currículo Escolar: uma aproximação didática com a cultura afro-brasileira

  • Orientador : ANGELO TAVARES CASTRO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANGELO TAVARES CASTRO
  • CRISTIANO SEVERO FIGUEIRO
  • FLAVIA MARIA CHIARA CANDUSSO
  • Data: 02/12/2022

  • Mostrar Resumo
  • O objetivo geral desta pesquisa é refletir sobre a música afro-brasileira e seus parâmetros para o fortalecimento do ensino de música. Decorrente deste será pesquisada a cultura musical brasileira, investigando a africanidade presente em sua gênese; buscarei refletir sobre a música decorrente da diáspora negra no Brasil, despertando abordagens e recursos para a educação musical; considerarei a importância do corpo no processo de aprendizagem musical; e explorarei as inter-relações entre saberes e práticas musicais e de outras áreas. Diante esse desafio, apresentarei o caminho percorrido, no qual incluo o estudo das Claves Rítmicas e sua aplicabilidade na educação musical, e aspectos da cosmovisão africana para fruição da música afro diaspórica, entre eles destaco a Complementaridade, a Circularidade, a Oralidade e a Corporeidade.


  • Mostrar Abstract
  • The general objective of this article is to reflect on Afro-Brazilian music and its parameters for strengthening music teaching. As a result of this, the Brazilian musical culture will be researched, investigating the Africanness present in its genesis; I will seek to reflect on music resulting from the black diaspora in Brazil, awakening approaches and resources for music education; I will consider the importance of the body in the musical learning process; and I will explore the interrelationships between knowledge and practices in music and other areas. Faced with this challenge, I will present the path taken, in which I include the study of Rhythmic Claves and their applicability in music education, and aspects of the African worldview for the enjoyment of Afro-diasporic music, among which I highlight Complementarity, Circularity, Orality and Corporeity.

2
  • Cristiane Raposo Costa
  • AULA DE TEATRO ACESSÍVEL: UMA PROPOSTA PARA TODOS OS CORPOS

  • Orientador : STENIO JOSE PAULINO SOARES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CELSO DE ARAUJO OLIVEIRA JUNIOR
  • STENIO JOSE PAULINO SOARES
  • VICTOR HUGO NEVES DE OLIVEIRA
  • Data: 07/12/2022

  • Mostrar Resumo
  • Essa pesquisa reflete sobre as aulas de teatro acessíveis da Escola Municipal Casa da Amizade, em turmas inclusivas do ensino fundamental I, através da artista professora de teatro surda. Considera a inclusão de todos os corpos na perspectiva de entendimento dos processos de desenvolvimento cognitivos e social, norteada pelo princípio da indivisibilidade do corpo/mente. Trata da educação para crianças com necessidades educacionais especificas, da ludicidade, dos jogos e da mediação sensível nasexperiências da aula de teatro. Fomenta discussão sobre o processo educacional acessível a todos os corpos, que respeite as particularidades cognitivas e expressivas individuais, e ainda observa a inviabilidade de aplicar pesquisa prática nas aulas de teatro acessíveis de forma remota.


  • Mostrar Abstract
  • This research reflects on the accessible theater classes at Escola Municipal Casa da Amizade, in inclusive classes of elementary school I, through the deaf theater teacher artist. It considers the inclusion of all bodies from the perspective of understanding cognitive and social development processes, guided by the principle of indivisibility of body/mind. It deals with education for children with specific educational needs, playfulness, games and sensitive mediation in theater class experiences. It encourages discussion about the educational process accessible to all bodies, which respects individual cognitive and expressive particularities, and also observes the infeasibility of applying practical research in remotely accessible theater classes.

3
  • HELENISE DA CRUZ CONCEIÇÃO
  • Jogando e aprendendo: uma proposta para o ensino de teclado em grupo para adultos iniciantes

  • Orientador : SIMONE MARQUES BRAGA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • SIMONE MARQUES BRAGA
  • CLÁUDIA ELISIANE FERREIRA DOS SANTOS
  • MÔNICA CAJAZEIRA SANTANA VASCONCELOS
  • Data: 09/12/2022
    Ata de defesa assinada:

  • Mostrar Resumo
  • Através desse trabalho, venho apresentar o plano de desenvolvimento de uma proposta pedagógica, que tem por base jogos musicais, para ser desenvolvido no componente Teclado 1, pertencente a matriz curricular do Curso Profissionalizante de Instrumento do Centro Estadual de Educação Profissional em Música (CEEP em Música), localizado na cidade do Salvador, no estado da Bahia. A proposta além de considerar argumentações da literatura acerca do ensino de instrumento musical para adultos iniciantes (MASSON,1999; COSTA, 2004; REBOUÇAS, 2012; DIAS, 2016; BRAGA, 2016), ensino coletivo de instrumento musical (OLIVEIRA, 2018; SANTOS e SANTOS, 2019; SANTOS, 2007; MONTANDON, 2006; SILVA, SANTOS e AMUI, 2020; CRUVINEL, 2009; TOURINHO, 2018; DANTAS, 2010; STERVINOU, 2014); e do jogo como ferramenta pedagógica  (KISHIMOTO, 1999; GUIA e FRANÇA, 2005; HUIZINGA, 2007), vem como resposta a um questionamento: Como auxiliar os estudantes que estão iniciando o estudo do instrumento teclado, na fase adulta, considerando que os mesmos, por desempenharem atividades laborais não dispõem de muito tempo para estudar e não tem histórico de uma prática musical sistematizada? Este questionamento surgiu como busca de possibilidade pedagógica para o público que ministro aulas de teclado. Destaco que o perfil dos estudantes que procuravam o CEEP em Música (campo de investigação desta pesquisa), há alguns anos era de músicos que já tocavam, inclusive já eram profissionais, e tinham o objetivo de desenvolver algumas habilidades que eles não tinham, a exemplo da leitura e da escrita musical. Com o passar do tempo este perfil foi mudando e atualmente os estudantes que buscam o CEEP em Música são, em sua maioria, pessoas que não são músicos, não tiveram a prática musical sistematizada, estão voltando a sala de aula, estão inseridos no mercado de trabalho e consequentemente tem um tempo reduzido para se dedicar aos estudos. Além do perfil descrito, esses estudantes passaram pela pandemia de covid-19 e forçosamente foram privados do convívio social e de volta a esta relação estão enfrentando a violência urbana, medo de contaminação, desemprego, desanimo e luto. Assim, o objetivo geral da pesquisa é elaborar jogos pedagógicos musicais, como possibilidade pedagógica para a aprendizagem inicial de adultos no instrumento teclado e os objetivos específicos são: verificar as contribuições da utilização dos jogos pedagógicos musicais na aprendizagem inicial de teclado para adultos e utilizar os jogos pedagógicos musicais no ensino inicial do teclado, como uma ferramenta lúdica para promover uma aprendizagem prazerosa.


  • Mostrar Abstract
  • Through this work, I present the development plan of a pedagogical proposal, which is based on musical games, to be developed in the Keyboard 1 component, belonging to the curricular matrix of the Vocational Instrument Course of the State Center for Professional Education in Music (CEEP in Música), located in the city of Salvador, in the state of Bahia. The proposal, in addition to considering arguments in the literature about teaching musical instruments for beginner adults (MASSON, 1999; COSTA, 2004; REBOUÇAS, 2012; DIAS, 2016; BRAGA, 2016), collective teaching of musical instruments (OLIVEIRA, 2018; SANTOS and SANTOS, 2019; SANTOS, 2007; MONTANDON, 2006; SILVA, SANTOS and AMUI, 2020; CRUVINEL, 2009; TOURINHO, 2018; DANTAS, 2010; STERVINOU, 2014); and the game as a pedagogical tool (KISHIMOTO, 1999; GUIA and FRANÇA, 2005; HUIZINGA, 2007), comes as an answer to a question: How to help students who are starting to study the keyboard instrument, in adulthood, considering that they , because they perform work activities, they do not have much time to study and do not have a history of systematic musical practice? This question arose as a search for pedagogical possibilities for the public who teach keyboard classes. I emphasize that the profile of students who sought CEEP in Music (field of investigation of this research), a few years ago was of musicians who already played, including already professionals, and had the objective of developing some skills that they did not have, for example of reading and writing music. Over time, this profile has changed and currently the students who seek the CEEP in Music are, for the most part, people who are not musicians, who have not had systematic musical practice, are returning to the classroom, are inserted in the music market. work and consequently have a reduced time to devote to studies. In addition to the profile described, these students went through the covid-19 pandemic and were forcibly deprived of social life and, back in this relationship, they are facing urban violence, fear of contamination, unemployment, discouragement and mourning. Thus, the general objective of the research is to elaborate musical pedagogical games, as a pedagogical possibility for the initial learning of adults in the keyboard instrument and the specific objectives are: to verify the contributions of the use of musical pedagogical games in the initial learning of keyboard for adults and to use the musical pedagogical games in the initial teaching of the keyboard, as a playful tool to promote pleasant learning.

4
  • EMILIA SILVA DE SOUSA
  • Compor no Curso Técnico em Instrumento Musical: uma proposta pedagógica

  • Orientador : SIMONE MARQUES BRAGA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • SIMONE MARQUES BRAGA
  • EUDES OLIVEIRA CUNHA
  • VINICIUS BORGES AMARO
  • Data: 12/12/2022
    Ata de defesa assinada:

  • Mostrar Resumo
  • Por meio deste trabalho será apresentado o plano de desenvolvimento de uma proposta pedagógica a ser desenvolvida em um Curso Técnico em Instrumento Musical, que visa promover a articulação e a contextualização de conteúdos musicais, através da produção de composição discente. Com base em situações de aprendizagem que evidenciam a desarticulação dos conteúdos desenvolvidos durante o curso, e  a baixa autoestima dos estudantes quando convidados a compor uma melodia, desenvolvi algumas estratégias, de maneira empírica, no período de 2012 a 2019, na tentativa de mudar essas situações no Curso Técnico em Instrumento Musical do Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes, localizado em Salvador, o qual atuo como docente há quinze anos. Então, esta proposta pedagógica reflete essa experiência vivenciada, todavia, desta vez as estratégias serão sistematizadas e terão como ponto de partida a seguinte questão-problema: é possível articular e contextualizar conteúdos musicais através da produção de composições? Com o intuito de sistematizar esta experiência, escolhi transformá-la em um objeto de pesquisa, tendo como objetivo geral articular e contextualizar conteúdos musicais através da produção de composições. Sendo os seguintes objetivos específicos:[1] contribuir com novos procedimentos pedagógicos a partir da articulação de conteúdos musicais; [2] analisar o desenvolvimento do processo criativo discente, resultante da produção de composições; [3] desenvolver e potencializar habilidades e competências discentes através da produção de composições; [4] incentivar o desenvolvimento da autoestima discente.


  • Mostrar Abstract
  • Through this work, the development plan of a pedagogical proposal will be presented to be developed in a Technical Course in Musical Instrument, which aims to promote the articulation and contextualization of musical contents, through the production of student composition. Based on learning situations that show the disarticulation of the contents developed during the course, and the low self-esteem of students when invited to compose a melody, I developed some strategies, empirically, in the period from 2012 to 2019, in an attempt to change these situations in the Technical Course in Musical Instrument at Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes, located in Salvador, where I have been teaching for fifteen years. So, this pedagogical proposal reflects this lived experience, however, this time the strategies will be systematized and will have as a starting point the following problem question: is it possible to articulate and contextualize musical contents through the production of compositions? In order to systematize this experience, I chose to transform it into an object of research, with the general objective of articulating and contextualizing musical contents through the production of compositions. The following specific objectives are:[1] to contribute with new pedagogical procedures from the articulation of musical contents; [2] analyze the development of the student creative process, resulting from the production of compositions; [3] develop and enhance student skills and competences through the production of compositions; [4] encourage the development of student self-esteem.

5
  • JOÃO ALBERTO SANTANA SANTOS
  • "Discutindo LGBTFobia nas aulas de teatro: reflexões a partir de uma experiência pedagógica"

  • Orientador : STENIO JOSE PAULINO SOARES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • STENIO JOSE PAULINO SOARES
  • LUIZ CLAUDIO CAJAIBA SOARES
  • MARIA DA CONCEIÇÃO CARVALHO DANTAS
  • Data: 14/12/2022

  • Mostrar Resumo
  • Discutindo LGBTFobia nas aulas de teatro


  • Mostrar Abstract
  • Discussing LGBTPhobia in acting classes

6
  • Nádia Pires Alves
  • As poéticas contemporâneas em sala de aula: uma trajetória sensível

  • Orientador : CRISTIANO SEVERO FIGUEIRO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LEONARDO JOSE SEBIANE SERRANO
  • MARISE BERTA DE SOUZA
  • ROSELI AMADO DA SILVA GARCIA
  • Data: 16/12/2022

  • Mostrar Resumo
  • Partindo do pressuposto que a motivação é um dos fatores primordiais para a aprendizagem, a pesquisa se direcionou ao estudo dos estímulos das artes visuais, às experiências sensíveis dos sujeitos no que tange ao processo de ensino, aprendizagem e criação em Arte, tendo o seu foco direcionado às sensibilidade, vivências e subjetividades dos estudantes.


  • Mostrar Abstract
  • Assuming that motivation is one of the primary factors for learning, the research was directed to the study of visual arts stimuli, to the sensitive experiences of subjects regarding the teaching, learning and creation process in Art, having its focus directed to the sensibility, experiences and subjectivities of the students.

7
  • Rosenilde Oliveira Pereira
  • Experiências cênicas acessíveis no ensino-aprendizagem de Teatro com surdos/as: uma perspectiva antirracista na educação básica de Salvador-Bahia

  • Orientador : CELIDA SALUME MENDONCA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CELIDA SALUME MENDONCA
  • MARIA NAZARÉ MOTA DE LIMA
  • STENIO JOSE PAULINO SOARES
  • Data: 16/12/2022

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho tem como objetivo a mobilizar experiências de criação cênica acessíveis no ensino aprendizagem de estudantes surdos/as, a partir da perspectiva de educação antirracista, refletindo através de tais proposições sobre a efetividade das políticas públicas voltadas para as questões étnico-raciais e da surdez. Utilizo como território, o chão da escola de perspectiva bilíngue para pessoas surdas, espaço e contexto educacional reivindicado pela comunidade surda brasileira em seus muitos movimentos de luta em defesa da Libras e dos modos de apreender o mundo que dela derivam. Tais considerações mobilizaram em mim a seguinte problematização: como articular experiências cênicas acessíveis no ensino-aprendizagem de Teatro com estudantes surdos/as da educação básica de Salvador-Ba, mobilizadas por uma perspectiva de educação antirracista? A metodologia utilizada consiste em abordagem qualitativa, fundamentada na pesquisa participante apoiando-se em Brandão e Borges (2007) a partir da qual o conhecimento não é acumulável e deve estar situado em uma perspectiva da realidade social, mobilizando conhecimentos teóricos, práticos e metodológicos na possibilidade de transformação desses saberes. Como referencial teórico as argumentações estão articuladas com os estudos propostos pelas/os pesquisadoras/es Conrado (2017) e os conhecimentos artísticos em afroperspectiva, Mendonça (2009; 2017; 2019; 2020) e a abordagem teatral das materialidades como pré-texto no processo de criação na sala de aula, Boal (1996; 2009; 2012) que nos mobiliza pensar através do Teatro-imagem um fazer teatral que não seja guiado pela palavra falada, Ferreira (2018), Lima (2015) e Gomes (2012) e as questões raciais na escola, Strobel (2018), Campelo (2008) e Rebouças (2019) e a pedagogia visual no ensino-aprendizagem de pessoas surdas dentre outros/as, que analisam as implicações sociais aqui colocadas nos possibilitando pensar seus cruzamentos. Durante as aulas e as experiências criativas mobilizadas em sala, tem sido possível perceber que os/as estudantes surdos/as foram forjados subjetivamente por valores negativos sobre questões étnico-raciais e seu referencial identitário negando-os por vezes, porém a medida que são estimulados a interagir com os materiais através de exercícios e jogos, a dinâmica prazerosa rompe a postura de afastamento.


  • Mostrar Abstract
  • This paper aims to propose a mobilize experiences of scenic creation accessible in the teaching and learning of deaf students, from the perspective of anti-racist education, reflecting through such propositions on the effectiveness of public policies aimed at ethnic-racial issues and the deafness. I use as territory, the ground of the school from a bilingual perspective for deaf people, space and educational context claimed by the Brazilian deaf community in its many movements of struggle in defense of Libras and the ways of apprehending the world that derive from it. Such considerations mobilized in me the following problematization: how to articulate accessible scenic experiences in the teaching-learning of Theater with deaf students of basic education in Salvador-Ba, mobilized by an anti-racist education perspective? The methodology used consists of a qualitative approach, based on participatory research, based on Brandão and Borges (2007) from which knowledge cannot be accumulated and must be situated in a perspective of social reality, mobilizing theoretical, practical and methodological knowledge in the possibility of transforming this knowledge. As a theoretical framework, the arguments are articulated with the studies proposed by the researchers Conrado (2017) and the artistic knowledge in afroperspective, Mendonça (2009; 2017; 2019; 2020) and the theatrical approach of materialities as a pre-text in the process of creation in the classroom, Boal (1996; 2009; 2012) that mobilizes us to think through the Theater-Image a theatrical doing that is not guided by the spoken word, Ferreira (2018), Lima (2015) and Gomes (2012) and racial issues at school, Strobel (2018), Campelo (2008) and Rebouças (2019) and visual pedagogy in the teaching and learning of deaf people among others , which analyze the social implications presented here, allowing us to think about their intersections. During classes and creative experiences mobilized in the classroom, it has been possible to perceive that deaf students were subjectively forged by negative values about ethnic-racial issues and their identity reference, sometimes denying them, but as they are stimulated. to interact with the materials through exercises and games, the pleasurable dynamic breaks the posture of withdrawal.

     

8
  • POLIANA DEUSA ALMEIDA CORDEIRO DE JESUS
  • Percurso criativo-pedagógico do CINEAV no ensino médio do Colégio Estadual Alberto Valença

  • Orientador : MARISE BERTA DE SOUZA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DANILLO SILVA BARATA
  • JOSE UMBELINO DE SOUSA PINHEIRO BRASIL
  • MARISE BERTA DE SOUZA
  • Data: 16/12/2022

  • Mostrar Resumo
  • A pesquisa tem como objetivo analisar o processo criativo dos estudantes através das atividades e dos relatos sobre as produções no Laboratório de Cinema do Colégio Alberto Valença/CINEAV. A análise é realizada por meio de descrições das experiências laboratoriais de Cinema e Vídeo, dando ênfase ao aspecto criativo dessas produções; do mapeamento de conexões e os percursos criativos que motivam as escolhas dos estudantes pelo registro de determinados sons e imagens; da identificação de experiências positivas e negativas durante a realização de atividades do CINEAV, no contexto da nova arquitetura curricular do Ensino Médio; e, por fim, através de observações sobre a ampliação do repertório dos alunos no contato com a potência estética e comunicativa das produções cinematográfica.


  • Mostrar Abstract
  • The research aims to analyze the creative process of students through activities and reports about productions in the Cinema Laboratory of Colégio Alberto Valença/CINEAV. The analysis is carried out through descriptions of the laboratory experiences of Film and Video, emphasizing the creative aspect of these productions; mapping connections and creative paths that motivate students' choices to record certain sounds and images; the identification of positive and negative experiences during the performance of CINEAV activities, in the context of the new curricular architecture of High School; and, finally, through observations on the expansion of the students' repertoire in contact with the aesthetic and communicative power of cinematographic productions.

2020
Dissertações
1
  • DALIANE CARVALHO GOMES PEREIRA FERNANDES
  • O uso do RPG pedagógico como estratégia de estímulo à aprendizagem e criação artística no ensino de Artes Visuais da Educação Básica

  • Orientador : MARISE BERTA DE SOUZA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOSE UMBELINO DE SOUSA PINHEIRO BRASIL
  • MARISE BERTA DE SOUZA
  • ROSELI AMADO DA SILVA GARCIA
  • Data: 12/08/2020

  • Mostrar Resumo
  • O trabalho versa sobre a Abordagem Triangular por meio do RPG: sistema de jogo narrativo de interpretação de papéis nas aulas de Arte da Educação Básica


  • Mostrar Abstract
  • The work deals with the Triangular Approach through RPG: narrative role-playing system in Basic Education Art classes

2
  • MARIANA BRAZIL NUNES
  • A obra artística fotográfica de Pierre Verger em processos de ensino, aprendizagem e criação em artes no ensino médio

  • Orientador : MARISE BERTA DE SOUZA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • GIOVANA SANTOS DANTAS DA SILVA
  • JOSE UMBELINO DE SOUSA PINHEIRO BRASIL
  • MARISE BERTA DE SOUZA
  • Data: 17/08/2020

  • Mostrar Resumo
  • O trabalho trata da obra fotográfica de Pierre Verger na perspectiva da leitura das suas imagens como suporte interpretativo no ensino de arte nas escolas, especialmente naquelas em que a cultura afro-brasileira seja predominante, como na Bahia.


  • Mostrar Abstract
  • The work deals with the photographic work of Pierre Verger from the perspective of reading his images as an interpretative support in the teaching of art in schools, especially in those where Afro-Brazilian culture is predominant, as in Bahia.

3
  • NARA RÚBIA ALVES SILVA
  • O MUSICAL COMO CENTRO EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA UMA APRENDIZAGEM MUSICAL SIGNIFICATIVA NA ESCOLA

  • Orientador : SIMONE MARQUES BRAGA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • SIMONE MARQUES BRAGA
  • JAQUELINE CAMARA LEITE
  • BRUNO WESTERMANN
  • Data: 18/08/2020

  • Mostrar Resumo
  • Esse trabalho apresenta o plano de desenvolvimento de uma proposta pedagógica para o ensino de música a ser desenvolvido com alunos do 9º ano da Escola Municipal Campinas de Pirajá, localizada na cidade do Salvador, no estado da Bahia. O objetivo principal do mesmo é descrever o processo de construção de um Musical como uma possibilidade pedagógica para o desenvolvimento sócio-cultural e a aquisição de conhecimento musical discente. Neste sentido, a proposta visa aproximar o estudante da música, por meio do Musical, por considerar que nesse gênero estão presentes elementos musicais e diversas linguagens artísticas que possibilitarão explorar a expressão musical e corporal discente nas séries finais do Ensino Fundamental II, período que continua sendo de grande plasticidade neurológica e, consequentemente, de profundas e duradouras fixações. A proposta além de considerar argumentações da literatura acerca de Musicais e da contação de histórias, tem como fundamentação o Modelo Teórico Musicopedagógico Cante e Dance com a Gente (CDG), elaborado por Helena Nunes.


  • Mostrar Abstract
  •  

    This work presents the development plan for a pedagogical proposal for the teaching of music to be developed with 9th grade students at the Campinas Municipal School of Pirajá, located in the city of Salvador, in the state of Bahia. Its main objective is to describe the process of building a Musical as a pedagogical possibility for socio-cultural development and the acquisition of student musical knowledge. In this sense, the proposal aims to bring the student closer to music, through the Musical, considering that in this genre there are musical elements and different artistic languages that will make it possible to explore the musical and corporal expression of students in the final grades of Elementary School, a period that continues being of great neurological plasticity and, consequently, of deep and lasting fixations. The proposal, in addition to considering arguments from the literature about Musica too is based on the Theoretical Model Musicopedagogic Sing and Dance with People (CDG), developed by Helena Nunes.

     

     

     

     

4
  • RITA DE CASSIA SILVA CARDOSO
  • “TRADIÇÕES CULTURAIS NA PRÁTICA DO PROFESSOR DE MÚSICA EM
    CLASSES HOSPITALARES”.

  • Orientador : ANGELO TAVARES CASTRO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANGELO TAVARES CASTRO
  • EUDES OLIVEIRA CUNHA
  • VANESSA PRADO DOS SANTOS ALVAREZ
  • CRISTIANE BRITO MACHADO
  • Data: 20/08/2020

  • Mostrar Resumo
  • Uma pesquisa de abordagem qualitativa que visa investigar literatura, metodologias, atividades criativas e lúdicas que abordem a educação musical inclusiva aplicadas a crianças em situação hospitalar da Educação Infantil e Fundamental, que se encontram internadas na Hemodiálise pediátrica do Hospital Geral Roberto Santos e na Oncologia do Hospital Martagão Gesteira.


  • Mostrar Abstract
  • A research with a qualitative approach that aims to investigate literature, methodologies, creative and playful activities that address inclusive music education applied to sick children of Early Childhood Education, Elementary years and final years, who are hospitalized in the pediatric Hemodialysis of Hospital Geral Roberto Santos and in Oncology of Hospital Martagão Gesteira.

5
  • MARIA HELENA GUIMARÃES CARVALHO TAVARES
  • ESTÁGIO NO CURSO TÉCNICO DE TEATRO: Montagem teatral e práticas artísticas no percurso formativo

  • Orientador : LUIZ CLAUDIO CAJAIBA SOARES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLA MEIRA PIRES DE CARVALHO
  • FABIO DAL GALLO
  • LUIZ CLAUDIO CAJAIBA SOARES
  • Data: 25/08/2020

  • Mostrar Resumo
  • O artigo discorre acerca do estágio no curso Técnico em Teatro, no Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun, na cidade de Ilhéus - Bahia, e apresenta uma proposta pedagógica para a realização do estágio curricular, aqui entendido como ato educativo, incluído no percurso formativo do educando, na rede Estadual de Educação Profissional e Tecnológica da Bahia.


  • Mostrar Abstract
  • The article discusses the internship in the Technical Course in Theater and presentes a pedagogia proposal for making it viable through the special internship Project. The internship, here understood as na educational act, 5included in the training course, as a mandatory curricular componente, in the State netwok of Professional Education, at CEEP do Chocolate Nelson Schaun. This article aims to investigate the internship and propose the inclusion of theatrical montagem, carried out at the concluion of the course, as na internship activity, incorporated in one of the stages of the internship Project.For this purpose, in 2019, the stages of the project werw developed, formatted,tested and applied, which I present as as pedagogical proposal for the feasibility of the curricular internship Project Artistic Practices. I defend the inclusion of artística practices as a curricular internship activity and the opportunity to experience concepts learned durig the course, also allawig access to the theater of the scool community and its surroundings.

6
  • CINTIA DE MELO PEREIRA
  •  

    "TERSER CORPOS. A CRIAÇÃO DE UMA METODOLOGIA DIALÓGICA PARA AS AULAS DE DANÇA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL"

  • Orientador : LEONARDO JOSE SEBIANE SERRANO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LEONARDO JOSE SEBIANE SERRANO
  • MARISE BERTA DE SOUZA
  • CAROLINA DIAS LARANJEIRA
  • Data: 26/08/2020

  • Mostrar Resumo
  • Este artigo apresenta uma série de reflexões que resultaram em um projeto de pesquisa de mestrado profissional cujo objetivo é pensar sobre caminhos da Educação Somática como um campo interdisciplinar que se interessa pela consciência do Soma (Hanna, 1995) a partir do movimento. O caminho que o projeto propõe parte do oferecimento de uma vivência a estudantes do Ensino Médio integrados à Educação Profissional capaz de permitir a esses uma descoberta pessoal, investigando seus próprios movimentos e suas sensações, colaborando na elaboração de identidades, como pessoas íntegras. A proposta é utilizar estímulos básicos da abordagem relacional conhecida por Movimento Autêntico (MA) na tessitura desses muitos indivíduos dos cursos de Informática e Edificações,  que são, em grande parte, do gênero masculino  e, assim, trazer e tratar pedagogicamente suas questões individuais diante do ser e estar no mundo.


  • Mostrar Abstract
  • Este artículo presenta una serie de reflexiones que dieron como resultado un proyecto de investigación de maestría profesional cuyo objetivo es pensar en los caminos de la Educación Somática como un campo interdisciplinario que está interesado en la conciencia del Soma (Hanna, 1995) desde el movimiento. El camino que propone el proyecto es parte de ofrecer una experiencia a los estudiantes de secundaria integrados a la Educación Profesional capaces de permitirles un descubrimiento personal, investigando sus propios movimientos y sensaciones, colaborando en la elaboración de identidades, como personas completas. La propuesta es utilizar estímulos básicos del enfoque relacional conocido como Movimento Auténtico (MA) en la estructura de estas muchas personas en los cursos de Computación y Construcción, que son, en gran parte, hombres y, por lo tanto, traen y abordan pedagógicamente sus problemas individuales. de ser y estar en el mundo.

7
  • MARCILENE DOS SANTOS COSTA
  • IDENTIDADE CULTURAL E O FUNK: UM PROCESSO CRIATIVO EM TEATRO COM JOVENS E ADOLESCENTES NA ESCOLA.

  • Orientador : FABIO DAL GALLO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FABIO DAL GALLO
  • LUIZ CLAUDIO CAJAIBA SOARES
  • CILENE NASCIMENTO CANDA
  • Data: 28/08/2020

  • Mostrar Resumo
  • Este artigo foi desenvolvido no programa de Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES ). A pesquisa é uma proposta pedagógica em teatro se utilizando do funk brasileiro e das identidades culturais como elemento para o processo criativo teatral. Realizado em uma escola da rede pública do município de Anguera – BA. Foi feita uma análise do contexto social e compreensão das identidades culturais de um grupo de adolescentes por meio dos jogos dramáticos, utilizando como pretexto as letras de músicas do estilo musical funk brasileiro para criação de cenas teatrais voltada para o método dos pesquisadores em teatro , Viola Spolin, Augusto Boal e Ingrid Koudela. O presente artigo tem como objetivo geral a partir da pergunta geradora: “Como o processo de ensino e aprendizagem por meio da encenação teatral baseados em letra da música do  funk pode contribuir para reflexão do contexto social do educando e para compreensão da suas “identidades culturais”?

     


  • Mostrar Abstract
  • This article was developed in the Professional Master's program in Arts (PROFARTES). The research is a pedagogical proposal in theater using Brazilian funk and cultural identities as an element for the theatrical creative process. Held at a public school in the municipality of Anguera - BA. An analysis of the social context and understanding of the cultural identities of a group of teenagers was carried out through dramatic games, using as a pretext the lyrics of songs of the Brazilian funk musical style to create theatrical scenes focused on the method of researchers in theater, Viola Spolin, Augusto Boal and Ingrid Koudela. The present article has as a general objective from the generating question: “How the teaching and learning process through theatrical staging based on the lyrics of funk music can contribute to reflect on the social context of the student and to understand their“ cultural identities ”?
8
  • JURACY LIMA
  • LETRAMENTO VISUAL NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO: INTERVENÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

  • Orientador : JOSE UMBELINO DE SOUSA PINHEIRO BRASIL
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOSE UMBELINO DE SOUSA PINHEIRO BRASIL
  • MARISE BERTA DE SOUZA
  • ROSELI AMADO DA SILVA GARCIA
  • Data: 08/09/2020

  • Mostrar Resumo
  • O presente artigo trata de refletir, descrever e apresentar os processos de uma investigação sobre letramento visual, realizada com alunos do 1o ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus Senhor do Bonfim. Teve como objetivo a aplicação de diferentes metodologias de leitura de imagens capazes de despertar no educando a interpretação de obras de forma crítica e reflexiva, e que pudessem contribuir para uma aprendizagem significativa nas aulas de Artes Visuais. Como resultado, ampliou a experiência estética dos alunos e contribuiu para a formação de um sujeito, capaz de fazer uma leitura do mundo a partir de um novo olhar sobre a realidade que o cerca.


  • Mostrar Abstract
  • This project aims to reflect, describe and present the results of an investigation on visual literacy, carried out with high school students from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia - Campus Senhor do Bonfim. The investigation took place within the scope of the Graduate Program - Professional Master in Arts - UFBA, which took place between the years 2018 and 2019, and aimed to apply different methodologies for reading images capable of awakening in the student the interpretation of works critically and reflexively, and that could contribute to meaningful learning in Visual Arts classes.

9
  • MATEUS MORAES LAGO
  • FORMAÇÃO MUSICAL EM BANDAS ESCOLARES EM DIAS D’ÁVILA

  • Orientador : CRISTIANO SEVERO FIGUEIRO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CRISTIANO SEVERO FIGUEIRO
  • JOEL LUIS DA SILVA BARBOSA
  • ADALTO SOARES
  • Data: 14/09/2020

  • Mostrar Resumo
  • Este artigo tem como objetivo explanar minha pesquisa de mestrado que aborda os métodos de ensino de música nas bandas escolares na cidade de Dias D’Ávila, mostrando alguns problemas e suas possíveis resoluções para suprir a demanda de conclusão do Mestrado Profissional em Artes, concluindo com a escrita e divulgação de um guia de apoio direcionado para os alunos, monitores e professores que estão envolvidos no processo de aprendizagem em música no projeto Bandas Escolares.


  • Mostrar Abstract
  • This article aims to explain my master's research that addresses the methods of teaching music in school bands in the city of Dias D'Ávila, showing some problems and their possible solutions to meet the demand for completion of the Professional Master's in Arts, ending with the writing and dissemination of a support guide aimed at students, monitors and teachers who are involved in the music learning process in the Bandas Escolares project.
10
  • RUBENS DOS SANTOS CELESTINO
  • “TEXTO, JOGO e CENA: OS DESAFIOS E ENCRUZILHADAS DO ENSINO DE TEATRO NA FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DO/A EDUCANDO/A”

  • Orientador : CELIDA SALUME MENDONCA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CELIDA SALUME MENDONCA
  • LEONARDO JOSE SEBIANE SERRANO
  • CILENE NASCIMENTO CANDA
  • Data: 17/09/2020

  • Mostrar Resumo


  • O Trabalho relata o desenvolvimento de um processo investigativo-reflexivo no contexto escolar acerca das possíveis contribuições da prática teatral baseada nos princípios metodológicos do texto como pré-texto para a construção do acontecimento cênico aliado à formação identitária dos educandos/atores. A presente pesquisa será realizada na Escola Municipal Duque de Caxias (Ensino Fundamental I) em uma turma de 5º ano, na comunidade quilombola Monte Recôncavo, na cidade de São Francisco do Conde.


  • Mostrar Abstract
  • The Work reports the development of an investigative-reflective process in the school context about the possible contributions of theatrical practice based on the methodological principles of the text as a pre-text for the construction of the scenic event combined with the identity formation of the students / actors. The present research will be carried out at the Municipal School Duque de Caxias (Elementary School I) in a class of 5th year, in the quilombola community Monte Recôncavo, in the city of São Francisco do Conde.

11
  • LUCIANA BALBINO DA SILVA
  •  PERCURSOS E   PROCESSOS EM TEATRO-EDUCAÇÃO:O BAILE DE DEUS MENINO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

     

  • Orientador : ADALBERTO SILVA SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ADALBERTO SILVA SANTOS
  • CELIDA SALUME MENDONCA
  • MARIA EUGENIA VIVEIROS MILET
  • Data: 18/09/2020

  • Mostrar Resumo
  • Esta proposta teve como objetivo dar continuidade à implementação  do Baile de Deus Menino nas Escolas Públicas de Salvador, a partir do registro, sistematizado  e adaptado em livro do  Presépio ou Baile de Deus Menino: um Natal brasileiro  da etnomusicóloga Lydia Hortélio. Através desta experiência criativa descrevo o  percurso  do projeto efetivado atrelado as minhas experiências como arte-educadora. Trata-se de uma narrativa que possui caráter investigativo  para a ação reflexiva, articulação  entre teoria e prática, a fim de proporcionar  novos sentidos e significados ao próprio percurso formativo. Para tanto, a escuta das crianças e das suas comunidades em intersecção com os  elementos cênicos do Presépio ou Baile de Deus Menino e a cultura das infâncias articularam processos  curriculares potentes de teatro-educação, imersas  no brincar nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A criança que abordamos neste trabalho é festejada, celebrada, revelada como configuração simbólica do corpo brincante.


  • Mostrar Abstract
  • This proposal aimed to continue the implementation of the Baile de Deus Menino in the Public Schools of Salvador, based on the record, systematized and adapted in a book by the Nativity Scene or Baile de Deus Menino: a Brazilian Christmas by the ethnomusicologist Lydia Hortélio. Through this creative experience I describe the path of the actual project linked to my experiences as an art educator. It is a narrative that has an investigative character for reflective action, articulation between theory and practice, in order to provide new meanings and meanings to the formative path itself. To this end, listening to children and their communities at the intersection with the scenic elements of the Crib or Baile de Deus Menino and the culture of childhood articulated powerful curricular processes of theater-education, immersed in playing in the early grades of elementary school. The child we approach in this work is celebrated, celebrated, revealed as a symbolic configuration of the playing body.

12
  • VANESSA VIEIRA DE ALMEIDA DE CERQUEIRA
  • TRÂNSITO CRIATIVO ENTRE AS ARTES INTEGRADAS E SEUS CONTEXTOS HÍBRIDOS : Uma visão implícita da contextualização como elemento facilitador da leitura e interpretação do mundo

  • Orientador : PAOLA BARRETO LEBLANC
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DISALDA MARA TEIXEIRA LEITE
  • KARLA SCHUCH BRUNET
  • PAOLA BARRETO LEBLANC
  • Data: 23/09/2020

  • Mostrar Resumo
  • O objetivo deste trabalho é discutir a mediação no ensino da Arte e analisar processos decriação e crítica, apresentando alguns exemplos de práticas pedagógicas que integram mais de uma linguagem e a influência tecnológica na produção artística. Pautada na abordagem triangular, a discussão visa potencializar a Arte como fio condutor dos processos educacionais, compreendendo as linguagens artísticas, nas suas diversidades, de modo integrado. Portanto, busca-se ampliar o repertório cultural dos estudantes a partir do trânsito criativo entre as Artes integradas e suas formas híbridas, evidenciando contextos relacionados com temáticas fundamentadas nos Direitos Humanos. Por fim, analisa o potencial dessa proposta na formação docente, como método facilitador do processo de ensino eaprendizagem, refletindo a importância de uma escola democrática na contemporaneidade.


  • Mostrar Abstract
  • The aim of this article is to discuss the mediation in Art and to relate methodologies involvingInformation and Communication Technologies (ICT), contextualized with themes based on HumanRights. Based on the triangular approach, the discussion aims to enhance art as a guiding thread ofeducational processes and reflects the importance of a democratic school in contemporary times.Finally, it analyzes the potential of this proposal, in teacher training, as a facilitating method of theteaching and learning process.

13
  • CARLA FABIANA FERREIRA SANTOS SILVA
  • O CAMINHAR NO PROCESSO DE ENSINO DA HISTÓRIA, ARTE E CULTURA DA PRINCESA DO SERTÃO

  • Orientador : KARLA SCHUCH BRUNET
  • MEMBROS DA BANCA :
  • KARLA SCHUCH BRUNET
  • CLÁUDIA ELISIANE FERREIRA DOS SANTOS
  • ANA VALECIA ARAUJO RIBEIRO BRISSOT
  • Data: 24/09/2020

  • Mostrar Resumo
  • Esse trabalho propõe um estudo do uso do caminhar como instrumento educacional para a formação do cidadão feirense por meio de fotografias. E, para isso, apresenta alguns princípios teóricos e práticos que possibilitaram a criação de uma proposta pedagógica elaborada com alunos do Ensino Médio no Colégio da Polícia Militar CPM Diva Portela, em Feira de Santana, na Bahia Ba, no ano de 2019, resultado da pesquisa desenvolvida para o Programa de Mestrado Profissional em Artes ProfArtes da Universidade Federal da Bahia UFBA. Nele foram utilizadas técnicas da metodologia ativa de ensino, que possibilitaram a “caminhada” e o seu registro por meio de fotografias e mapas retratando o desbravamento da cidade pelo olhar dos estudantes, durante as aulas de Artes. O projeto foi desenvolvido em uma turma de primeiro ano do ensino médio e teve como embasamento teórico, para a criação das suas trilhas de aprendizagem, a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa e a Técnica do Painel Integrado, como forma de ensino, resgate e valorização da história, cultura e arte do município.


  • Mostrar Abstract
  • This work proposes a study of the use of walking as an educational tool for the formation of the citizen of the city through photographs. And, for this, it presents some theoretical and practical principles that enabled the creation of a pedagogical proposal elaborated with high school students at the Military Police College - CPM Diva Portela, in Feira de Santana, Bahia - Ba, in 2019, result of the research developed for the Professional Master's Program in Arts - ProfArtes of the Federal University of Bahia - UFBA. In it, techniques of active teaching methodology were used, which enabled the “walk” and its registration through photographs and maps depicting the discovery of the city through the eyes of the students, during the classes of Arts. The project was developed in a class of first year of high school and had as a theoretical basis, for the creation of its learning trails, the Triangular Approach of Ana Mae Barbosa and the Integrated Panel Technique, as a way of teaching, rescue and valorization the history, culture and art of the municipality.
14
  • MARCICLEYDE DOS SANTOS COSTA
  • Um olhar sobre as manifestações culturais de São Francisco do Conde através da linguagem audiovisual e digital na escola

  • Orientador : JOSE UMBELINO DE SOUSA PINHEIRO BRASIL
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOSE UMBELINO DE SOUSA PINHEIRO BRASIL
  • MARCELO MONTEIRO COSTA
  • PAOLA BARRETO LEBLANC
  • Data: 29/09/2020

  • Mostrar Resumo
  • O artigo apresenta os resultados de uma trabalho realizado no contexto escolar do ensino público em São Francisco do Conde (BA).O seu objetivo é discorrer a respeito da ampliação do olhar dos alunos do 8º ano do Centro Educacional Joaquim Alves Cruz Rios sobre as referências culturais do município na formação de suas identidades. Para isso, recorreu-se à linguagem audiovisual e sua interface digital, com ferramentas como o flipbook, o celular smartphone e a plataforma YouTube, fundamentando-se na Abordagem Triangular e discorrendo sobre os aspectos estéticos, criativos, pedagógicos e humanísticos. Como resultado, demonstra que a criação em Arte foi capaz de sensibilizar a percepção dos alunos no campo estético e cultural, despertando, assim, um outro olhar sobre a construção de suas identidades. Na conclusão reflete sobre a necessidade de, em São Francisco do Conde, erigir-se um ensino em Arte multi e intercultural, ressaltando os códigos culturais populares, negros e do Recôncavo Baiano


  • Mostrar Abstract
  • The objective of this research project is to contribute to the expansion of the construction of students' cultural identity based on the artistic manifestations of São Francisco do Conde, using the audiovisual language of cinema and pocket cinema as a cutout by flipbook.
15
  • Edméia Pereira Nascimento
  • “POESIA NO JARDIM: LEI 10.639/03 E POEMAS ABOLICIONISTAS DE CASTRO ALVES”

  • Orientador : ADALBERTO SILVA SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ADALBERTO SILVA SANTOS
  • MARISE BERTA DE SOUZA
  • CARLOS EDUARDO CARVALHO DE SANTANA
  • Data: 05/10/2020

  • Mostrar Resumo
  • A sistematização desta proposta tem como objetivo principal a realização de uma experiência cênica a partir dos estudos de três poemas abolicionistas de Castro Alves: Vozes d’África, Navio Negreiro e a Canção do Africano, tendo como eixo central a Lei no 10.639/03 e sua aplicabilidade nas aulas de teatro da Escola Municipal Jardim das Margaridas. Os fundamentos que norteiam esta proposta se baseiam na Metodologia Triangular de Ana Mae Barbosa (1991), que compreende o conhecimento da arte como consequência da identificação e experimentação do objeto artístico a partir da tríade: ler, contextualizar e fazer. Discorre sobre a educação antirracista, decolonial e considera o pensamento do autor Renato Santos Junior (2010), sobre Afrocentricidade e educação como principais elementos de um currículo afrocentrado.


  • Mostrar Abstract
  • The systematization of this proposal has as main objective the realization of a scenic experience based on the studies of three abolitionist poems by Castro Alves: Vozes d'África, Navio Negreiro and the Song of the African, having Law 10.639 / 03 as its central axis and its applicability in theater classes at Escola Municipal Jardim das Margaridas. The foundations that guide this proposal are based on the Triangular Methodology of Ana Mae Barbosa (1991), which comprises the knowledge of art as a consequence of the identification and experimentation of the artistic object from the triad: reading, contextualizing and making. It discusses anti-racist, decolonial education and considers the thinking of the author Renato Santos Junior (2010), about Afrocentricity and education as the main elements of an Afrocentric curriculum.

16
  • VANILSON DE LIMA COELHO
  • Arte e Meio Ambiente (composições musicais: um relato de experiências no Ensino Médio)

  • Orientador : ANGELO TAVARES CASTRO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANGELO TAVARES CASTRO
  • MARCOS DOS SANTOS MOREIRA
  • SIMONE MARQUES BRAGA
  • Data: 09/10/2020

  • Mostrar Resumo
  • Estimular e desenvolver ações artísticas com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, instigando-os a criar e realizar, artisticamente, obras e performances voltadas para questões atuais e relevantes, como é o caso da poluição e degradação do meio ambiente.


  • Mostrar Abstract
  • Encourage and develop artistic actions with students in the third year of high school, instigating them to create and perform, artistically, works and performances focused on current and relevant issues, such as pollution and degradation of the environment.

17
  • ANALICE MARQUES BRAGA DE OLIVEIRA
  •  NO SOPRO DA FLAUTA DOCE: UMA PROPOSTA DE ENSINO COLETIVO DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR.

  • Orientador : ANGELO TAVARES CASTRO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANGELO TAVARES CASTRO
  • EUDES OLIVEIRA CUNHA
  • TAIS DANTAS DA SILVA
  • Data: 16/10/2020

  • Mostrar Resumo
  • Este relato de experiência se propõe a apresentar uma proposta teórico-prática identificando as contribuições do ensino de música, desenvolvido no componente curricular Artes, a partir do ensino coletivo de flauta doce, na modalidade de ensino médio regular.


  • Mostrar Abstract
  • This experience report proposes to present a theoretical-practical proposal identifying the contributions of music teaching, developed in the curricular component Arts, from the collective teaching of recorder,  in the regular high school modality.

18
  • ISADORA SANTOS BARBOSA
  • Construindo a Identidade Cultural em distritos da Bahia

  • Orientador : PAOLA BARRETO LEBLANC
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DISALDA MARA TEIXEIRA LEITE
  • LAURA CASTRO DE ARAUJO
  • PAOLA BARRETO LEBLANC
  • Data: 29/10/2020

  • Mostrar Resumo
  • O artigo analisa o projeto Construindo a Identidade Cultural em distritos da Bahia, que promoveu ações aos estudantes da rede pública de ensino que participaram como público e produtores culturais. A ideia surgiu com a experiência vivida no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento do Saber, localizado no distrito de Caípe de cima da cidade de São Francisco do Conde/BA, considerando as mudanças sociais ocorridas por intermédio das novas políticas, religiões e tecnologias. Com base na proposta triangular de Ana Mae Barbosa, na importância da arte como experiência conceituada por John Dewey e na visão geográfica de Milton Santos, o projeto sugeriu a construção processual por oportunidades oferecidas no ambiente escolar que muitas vezes não são pertinentes a outro ambiente. O artigo sugere motivar outros docentes no auxílio da formação da identidade cultural de alunos da rede pública de ensino localizada em distritos que cursam o Ensino fundamental II, o qual representa uma faixa etária abrangente em experiências culturais, norteando vivências que podem delimitar uma identidade cultural. O artigo apresenta uma preocupação com os valores tradicionais e demonstra experimentações bem sucedidas. Considerando que aspectos gerados pela globalização influenciam a formação da identidade cultural, propõe que a escola deve orientar e exibir elementos que fortaleçam o sentimento de pertencimento  de cada cidadão, ao ponto de fazer com que batam no peito e digam: “Eu sou a minha cidade!”.


  • Mostrar Abstract
  • The article analyzes the project Building the Cultural Identity in districts of Bahia, which promoted actions to students from the public school system who participated as public and cultural producers. The idea came up with the experience lived at the Center for Studies and Improvement of Knowledge, located in the district of Caípe above the city of São Francisco do Conde / BA, considering the social changes that occurred through the new policies, religions and technologies. Based on Ana Mae Barbosa's triangular proposal, on the importance of art as an experience conceptualized by John Dewey and on the geographical vision of Milton Santos, the project suggested the construction of processes through opportunities offered in the school environment that are often not relevant to another environment. The article suggests motivating other teachers to assist in the formation of the cultural identity of students from the public school system located in districts that attend elementary school II, which represents a comprehensive age group in cultural experiences, guiding experiences that can delimit a cultural identity. The article is concerned with traditional values and demonstrates successful experimentation. Considering that aspects generated by globalization influence the formation of cultural identity, he proposes that the school should guide and exhibit elements that strengthen the feeling of belonging of each citizen, to the point of making them beat in the chest and say: “I am my city ! ”.

19
  • JAILSON DIAS COELHO
  • O ENSINO DE VIOLÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM MÚSICA: UM DIÁLOGO COM AS TDICs

  • Orientador : CRISTIANO SEVERO FIGUEIRO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CRISTIANO SEVERO FIGUEIRO
  • ANGELO TAVARES CASTRO
  • LUAN SODRÉ DE SOUZA
  • Data: 03/12/2020

  • Mostrar Resumo
  • Este artigo tem como proposta criar possibilidades do uso das novas tecnologias digitais como
    ferramentas educacionais no ensino de violão. A partir da elaboração de planos de aulas
    voltados para o estudo do repertório, elaboração de arranjos para o conhecimento adequado das
    linguagens musicais e a prática da improvisação musical. Os planos são apropriados para o
    perfil do estudante do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
    Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do Colégio
    Estadual Deputado Manoel Novaes (CEDMN).


  • Mostrar Abstract
  • This article aims to create possibilities for the use of new digital technologies as educational tools in guitar teaching. From the elaboration of lesson plans focused on the study of the repertoire, elaboration of arrangements for the adequate knowledge of musical languages and the practice of musical improvisation. The plans are appropriate for the profile of the student of the National Program for the Integration of Professional Education with Basic Education in the Youth and Adult Education Modality (PROEJA) of the College Deputy Manoel Novaes (CEDMN).
20
  • DAIANE GAMA ROCHA TOSTA
  • Diálogos entre o Ensino de Teatro e as Metodologias Ativas para criação coletiva dramatúrgica na escola pública

  • Orientador : GEORGE MASCARENHAS DE OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CILENE NASCIMENTO CANDA
  • GEORGE MASCARENHAS DE OLIVEIRA
  • PAULO HENRIQUE CORREIA ALCANTARA
  • Data: 18/12/2020

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho propõe a discussão de estratégias metodológicas utilizadas em sala de aula para criação coletiva do texto dramático, suas características e particularidades como modo de inserção dos estudantes no processo criativo e potencialização do processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de teatro. A pesquisa foi realizada nas aulas de Artes no Colégio Estadual Tereza Conceição Menezes, da rede estadual da Bahia com alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental. São tecidas articulações teórico-metodológicas com autores que pesquisam a relação entre Teatro e Educação, como Japiassu, Koudela e Reverbel, tendo como base metodológica principal os processos de criação coletiva desenvolvidos por meio dos jogos teatrais de Viola Spolin. Por fim, elucida-se uma experiência pedagógica articulada com as metodologias ativas para fortalecer o ensino de Teatro na escola pública. Como resultados, destacam-se a produção de um texto dramático coletivo, com o suporte da professora-dramaturg, as conexões estabelecidas entre os estudantes, com a escola e com a sociedade e as perspectivas de ampliação das bagagens culturais, fortalecendo vínculos e possibilitando um novo olhar para o processo de ensino e aprendizagem. O trabalho compreende um artigo científico, originário das atividades de pesquisa, acompanhado de memorial descritivo da investigação.


  • Mostrar Abstract
  • This work proposes the discussion of methodological strategies used in the classroom for the collective creation of the dramatic text, its characteristics and particularities as a way of inserting students in the creative process and enhancing the teaching-learning process of theater content. The research was carried out in the Arts classes at Colégio Estadual Tereza Conceição Menezes, of the state network of Bahia with students from the 6th and 7th grades of elementary school. Theoretical-methodological articulations are made with authors who research the relationship between Theater and Education, such as Japiassu, Koudela and Reverbel, having as main methodological basis the processes of collective creation developed through Viola Spolin's theatrical games. Finally, a pedagogical experience articulated with active methodologies to strengthen the teaching of Theater in public schools is elucidated. As a result, the production of a collective dramatic text, with the support of the teacher-playwright, the connections established between students, with the school and with society and the prospects for expanding cultural backgrounds, strengthening bonds and enabling a new look at the teaching and learning process. The work comprises a scientific article, originating from the research activities, accompanied by a descriptive memorial of the investigation.

     

     

     

     

     

SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA