Banca de QUALIFICAÇÃO: JAMILLE DA CONCEIÇÃO SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JAMILLE DA CONCEIÇÃO SOUZA
DATA : 29/04/2022
LOCAL: Online
DHA e EPA na doença falciforme e qualidade de vida: revisão sistemática qualitativa.

Palavra Chave: Ácidos graxos n-3. PUFA n-3. Doença HbSS. Qualidade de vida.

O presente estudo buscou analisar o potencial terapêutico do ômega-3 nas doenças falciformes com foco na anemia falciforme. Essa condição está entre as hemoglobinopatias de maior prevalência no mundo e é por isso, uma questão de saúde pública mundial. Também conhecida por doença da hemoglobina S, a anemia falciforme é oriunda de uma modificação genética no cromossomo 11 em que a substituição da base nitrogenada adenina por timina, resulta na substituição do aminoácido ácido glutâmico por valina, originando a hemoglobina S. Essa modificação é responsável por desencadear complicações a nível sistêmico, dentre as quais: crises vaso-oclusivas, hemólise, anemia crônica, infartos a nível micro e macrovasculares e estado inflamatório crônico. O n-3 é um ácido graxo poli-insaturado, com importante ação anti-inflamatória bem delineada na literatura, cujos benefícios quanto a saúde cardiovascular e doenças relacionadas à inflamação são bem destacados. Neste contexto, sugere-se que o n-3 tenha potencial terapêutico importante para as pessoas com doença falciforme. Assim, o presente estudo estruturado em dois capítulos: o primeiro corresponde ao referêncial teórico e o segundo ao manuscrito com delineamento de revisão sistemática qualitativa (RSQ), cujo objetivo geral foi: evidenciar sobre o potencial terapêutico do n-3 e sua contribuição para a qualidade de vida das pessoas com doença falciforme. Este protocolo foi elaborado conforme as diretrizes preferíveis dos itens de relatório para revisão sistemática (qualitativa e quantitativa) e lista de verificação de protocolos. Cadastrada no Registro Prospectivo Internacional de Avaliações Sistemáticas sob o ID de registro: CRD42020221207. A estratégia de busca utilizada foi a PICOS. A busca foi realizada por combinação dos descritores, a partir dos termos anemia falciforme e n-3, os quais foram obtidos pela Biblioteca Virtual em Saúde, DeCS/MeSH. As bases de dados utilizadas foram: Scopus, PubMed, ScienceDirect, Web of Science e Biblioteca Virtual em Saúde. A avaliação do risco de viés dos estudos primários foi feita com auxílio da ferramenta Cochrane Risk of Bias para Ensaios Controlados Randomizados e a avaliação do conjunto da qualidade de evidências realizada a partir da ferramenta Grading of Recommendatons Assessment, Development and Evaluaton. Dos 177 registros identificados, sete foram selecionados para a coleta de dados. O desfecho principal deste estudo baseia-se na contribuição da suplementação por via oral do n-3 DHA e EPA para melhora da qualidade de vida de pessoas com doença falciforme. Para tal desfecho principal, os itens analisados foram: menor ativação de substâncias pró-inflamatórias e ácido linoleico, fator nuclear KappaB, ácido araquidônico, leucócitos e integrinas; atividades reduzidas de enzimas antioxidantes, glutationa peroxidase, superóxido dismutase dependente de cobre e zinco e ácido fosfatidíco fosfatas; maiores concentrações de DHA e EPA nas membranas eritrocitárias; melhor padrão hemostático com redução plasmática de protombina e dímero-D, redução de crises vaso-oclusivas, diminuição dos episódios de dor, internação hospitalar e melhora na frequência escolar, tais efeitos possivelmente relacionados a diminuição de hemólise e atividade protrombótica. Dessa forma, os resultados mostram redução dos sinais e sintomas clínicos, cujo reflexo para o paciente é uma expressiva melhora na sua condição de qualidade de vida. Além disso, o presente estudo visa embasar o surgimento e atualização de novas políticas públicas de saúde às pessoas com doença falciforme.

Presidente - 1490663 - RICARDO DAVID COUTO
Interna - 4725209 - CAROLINA OLIVEIRA DE SOUZA