Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA SANTOS DA CONCEICAO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GABRIELA SANTOS DA CONCEICAO
DATA : 27/04/2021
LOCAL: Faculdade de Farmácia

Comida de rua em universidade pública: práticas e percepções associadas ao consumo entre estudantes

Objetivo - Este estudo teve como objetivo analisar as práticas e a percepção dos fatores associados à comida de rua, entre alunos de uma universidade pública.
Desenho / metodologia / abordagem - Foi realizado um estudo exploratório, qualitativo e quantitativo, com 427 estudantes universitários de uma instituição pública. O instrumento de coleta foi um questionário estruturado autoaplicável, composto por 21 questões, abertas e fechadas, organizadas em três dimensões: Identificação, Hábitos e práticas alimentares e Percepção alimentar. Os dados foram tratados por análise de associação, análise bivariada (teste qui-quadrado) e regressão logística multinomial, em nível de probabilidade 0,05.
Resultados - Em relação aos hábitos alimentares, a maioria dos alunos consumia comida de rua com frequência semanal (32,9%), em locais como lanchonetes e vendedores ambulantes, dando preferência aos lanches, principalmente comendo pastéis salgados e doces. Os principais fatores que influenciaram esse consumo foram higiene (69,3%), sabor (69,1%), qualidade (67,7%), preço (65,6%), rotina (54,6%) e conveniência (52,7%). Apesar de perceberem os riscos enfrentados no consumo de comida de rua, os estudantes mantinham esta prática, por considerá-la mais prático e conveniente, devido à proximidade do local de estudo.
Originalidade / valor - Este estudo trata de um público específico da comida de rua, jovens universitários, para os quais há maior consumo neste comércio e escassez de estudos sobre o tema. Os resultados mostram que fatores como comodidade e prazer prevalecem sobre a percepção de risco.
Palavras-chave: Comida de rua, Hábitos alimentares, Percepção alimentar, Estudante universitário, Consumidores

Presidente - 287774 - RYZIA DE CASSIA VIEIRA CARDOSO
Externo(a) ao Programa - 1505100 - DENISE NUNES VIOLA