Banca de DEFESA: JÉSSICA FRANCO FREITAS MACENA

DISCENTE : JÉSSICA FRANCO FREITAS MACENA
DATA : 10/07/2019
LOCAL: Sala ALI 23, LABOTEC II, Universidade Estadual de Feira de Santana

PROPRIEDADES MORFOLÓGICAS, FÍSICO-QUÍMICAS E TECNOLÓGICAS DO AMIDO DO CAROÇO DE ABACATE (Persea americana Mill)

Persea americana Mill, subproduto, resíduo industrial, aditivos

Caroço de abacate (Persea americana Mill) é um subproduto do processamento de frutas. Esse caroço é uma potencial fonte alternativa de amido. O amido é amplamente utilizado como ingrediente funcional em sistemas alimentares, e geralmente é combinado com aditivos como o sal, açúcares, ácidos e gorduras, entre outros nas formulações dos produtos. Os objetivos do presente estudo foram realizar a caracterização físico-química e morfológica do amido extraído do caroço de abacate e propriedade tecnológica a partir da avaliação da consistência dos géis na presença de aditivos. O rendimento de extração foi de 10,67% de amido com uma umidade final de 15,36%. O teor de amilose foi superior ao de outros amidos de cereais e tubérculos. Os padrões de Difração de raio x confirmaram a presença de cristalinidade tipo B, típico de frutas e tubérculos, com grau de cristalinidade de 56,09%. O poder de inchamento aumentou para todas as amostras de acordo com a elevação da temperatura (acima de 70 °C). O uso do amido do caroço de abacate mostrou-se limitado em alimentos sujeitos à conservação sob congelamento, devido sua alta taxa de sinérese, de 51,03%. A viscoamilografia mostrou que a viscosidade máxima foi superior ao relatado para o amido convencional de milho, além de se apresentar como um amido estável a altas temperaturas. A análise de TPA mostrou que os géis de amido do caroço de abacate adicionados com diferentes aditivos e concentrações variaram significativamente (p < 0,05) da amostra controle, principalmente nos perfis de dureza e gomosidade. As propriedades do amido do fruto do caroço de abacate indicam um amplo potencial de aplicação, podendo ser aproveitado diretamente nas indústrias de alimentos, cosméticos, fármacos ou de termoplásticos destinados à confecção de materiais, para os quais o caráter biodegradável seja desejável.

Presidente - 726.920.656-20 - RENATO SOUZA CRUZ - UEFS
Externo à Instituição - CÍNTIA MARIA ARIANI FONTES - UEFS