Dissertações/Teses

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2022
Dissertações
1
  • HERMES LUIS BARROS SANTOS
  • FERRAMENTA ON-LINE PARA CONSULTA E ESTIMATIVA DE RECARGA AQUÍFERA (FOCER): DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO

  • Orientador : JORGE LUIZ RABELO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • RODRIGO LILLA MANZIONE
  • JORGE LUIZ RABELO
  • PAULO ROMERO GUIMARAES SERRANO DE ANDRADE
  • Data: 22/03/2022

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  • Em face da importância estratégica atribuída às águas subterrâneas, a sua explotação para fins consuntivos nas bacias dos rios Grande e Corrente na área de influência do Sistema Aquífero Urucuia, e a lacuna atualmente existente no Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH), enquanto uma ferramenta
    capaz de auxiliar a obtenção de dados quantitativos acerca da taxa de recarga e do escoamento de base, parâmetros fundamentais para embasar estudos, planos e projetos que visam implementar boas práticas de gestão dos recursos hídricos, este trabalho propôs, desenvolveu e aplicou uma ferramenta online seguindo os moldes de aplicações para web adotadas pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico permitindo a rápida consulta a valores de escoamento de base e taxa de recarga aquífera, constantemente atualizados com base nos dados coletados pela Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN). Como metodologia utilizada para estimar os valores de recarga, adotou-se o método de separação do escoamento de base através da aplicação de filtros numéricos. Os filtros implementados na ferramenta desenvolvida são os filtros de Eckhardt e Lyne & Hollick, que se adequam muito bem a área de estudo onde a contribuição do escoamento de base é expressiva em função do Sistema Aquífero Urucuia, e Chapman & Maxwell, que embora não apresente boa adequabilidade a área de estudo pode ser aplicado a outras situações comumente observadas nos cursos d’água brasileiros, que não apresentam expressiva contribuição do escoamento de base. Ademais, a ferramenta desenvolvida permitiu
    também a inserção de dados próprios por parte do usuário, sendo este um fator positivo para expandir o seu uso, além de disponibilizar os parâmetros de entrada essenciais para a aplicação dos filtros numéricos, previamente calibrados, para a área de estudo por meio de uma aplicação web map integrada. A ferramenta desenvolvida foi submetida a uma comparação de seus resultados com ferramentas já consagradas no mercado, onde apresentou similaridade com os resultados obtidos.


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  • In view of the strategic importance attributed to groundwater, its exploitation for consumption purposes in the Grande and Corrente river basins in the area of influence of the Urucuia Aquifer System, and the current gap in the National Water Resources Information System about a tool capable of helping to obtain quantitative data on the recharge rate and base flow, fundamental parameters to support studies, plans and projects that aim to implement good practices of water resources management, this work proposed, developed and applied an online tool following the templates of web applications adopted by the National Water and Sanitation Agency, allowing quick consultation of base flow values and aquifer recharge rates, constantly updated based on data collected by the National Hydrometeorological Network. As the methodology used to estimate the recharge values, the base flow separation method was adopted through the application of numerical filters. The filters implemented in the developed tool are the Eckhardt and Lyne & Hollick filters, which are very well suited to the study area where the base flow contribution is significant due to the Urucuia Aquifer System, and Chapman & Maxwell, which although it does not present good suitability for the study area can be applied to other situations commonly observed in Brazilian water courses that do not present significant baseflow contribution. In addition, the developed tool also allowed the user to enter their own data, which is a positive factor to expand its use, in addition to providing the essential input for the application of numerical filters, previously calibrated for the study area through a web map application integrated into the tool. The developed tool was submitted to a comparison of its results with tools that are already established in the market, where it presented similarity with the results obtained.

2
  • MAGNO DO NASCIMENTO PIMENTA
  • PROTOCOLO DE INTERVENÇÃO COMO CONTRIBUIÇÃO À GESTÃO DE CONFLITO PELO USO DA ÁGUA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO FORMOSO

  • Orientador : YVONILDE DANTAS PINTO MEDEIROS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • VALMIR DE ALBUQUERQUE PEDROSA
  • LARISSA CAYRES DE SOUZA
  • JAILDO SANTOS PEREIRA
  • RAYMUNDO JOSE SANTOS GARRIDO
  • YVONILDE DANTAS PINTO MEDEIROS
  • Data: 28/03/2022

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  • A região hidrográfica do Tocantins-Araguaia apresenta importância fundamental no contexto nacional, pois se caracteriza pela expansão da fronteira agrícola, principalmente relacionada ao cultivo de grãos (atividade de uso da água para irrigação) e o potencial hidroenergético. A água possui uma importância no desenvolvimento da sociedade que desde muito tempo, em virtude de uma gestão realizada de forma instável no período da história, passou a fazer parte de acordos e tratados, os quais procuram regularizar seus usos. Sendo assim, a complexidade dos conflitos exige, cada vez mais a adoção de tratamento adequado, no sentido de implementar novas estratégias de resolução como alternativa à judicialização. Alguns comitês de bacia não fazem uso da atribuição de arbitrar administrativamente os conflitos sob sua jurisdição, seja pela falta de regulamentação, desconhecimento e insegurança diante das formas e complexidades envolvendo as disputas. Nesse sentido, uma proposta de protocolo de intervenção para resolução de conflito pelo uso da água agrega uma contribuição à governança da água e aos instrumentos da política de gestão de recursos hídricos. O presente trabalho fez uso de informações apontadas e analisadas na situação do conflito pelo uso da água na bacia hidrográfica do rio Formoso, localizada no estado de Tocantins. Contextualizando o problema, avaliou-se as medidas adotadas para execução dos acordos legais no processo de negociação e descreveu a implementação dos instrumentos de controle de uso da água na bacia hidrográfica. Por fim, foi possível com o emprego do método investigativo, utilizando a abordagem descritiva e qualitativa identificar as fases do procedimento e construir a estrutura de protocolo de intervenção, caracterizando os elementos que integram as tarefas, atividades e procedimentos da proposta de protocolo administrativo para resolução de conflito.


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  • The Tocantins-Araguaia hydrographic region is of fundamental importance in the national context, since it is characterized by the expansion of the agricultural frontier, mainly related to grain cultivation (an activity that uses water for irrigation) and the hydroelectric potential. Water has an importance in the development of society that has long been part of agreements and treaties, which seek to regulate its uses, due to an unstable management during the period of history. Thus, the complexity of the conflicts demands, more and more, the adoption of an adequate treatment, in order to implement new resolution strategies as an alternative to judicialization. Some basin committees do not make use of the attribution of administratively arbitrating the conflicts under their jurisdiction, either due to lack of regulation, lack of knowledge and insecurity in the face of the forms and complexities involving the disputes. In this sense, a proposal for an intervention protocol to resolve conflicts over water use adds a contribution to water governance and to the instruments of water resources management policy. The present work made use of information pointed out and analyzed in the situation of conflict over water use in the hydrographic basin of the Formoso river, located in the state of Tocantins. It contextualized the problem, evaluated the measures adopted for the execution of legal agreements in the negotiation process, and described the implementation of water use control instruments in the watershed. Finally, it was possible with the employment of the investigative method, using the descriptive and qualitative approach to identify the phases of the procedure and build the structure of the intervention protocol, characterizing the elements that integrate the tasks, activities and procedures of the administrative protocol proposal for conflict resolution.

2021
Dissertações
1
  • RITA DE CÁSSIA SILVA BRAGA E BRAGA
  • ENQUADRAMENTO DE RIOS E GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS. ESTUDO DE CASO: BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DAS CONTAS - BAHIA, BRASIL

  • Orientador : VANIA PALMEIRA CAMPOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • VANIA PALMEIRA CAMPOS
  • ICARO THIAGO ANDRADE MOREIRA
  • LUCIJANE MONTEIRO DE ABREU
  • Data: 10/02/2021

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  • O enquadramento dos corpos hídricos de uma bacia hidrográfica constitui um dos principais instrumentos de gestão, propostos pela PNRH. O presente trabalho, tem como objetivo analisar a proposta de enquadramento dos corpos hídricos da Bacia Hidrográfica do rio das Contas (BHRC), à luz da Resolução CONAMA 357/2005, considerando ainda os indicadores de qualidade da água propostos pela Diretiva Quadro da Água da União Europeia – DQA e tem como objetivo elaborar um Guia de Orientação para acompanhamento das metas efetivas para o enquadramento dos corpos hídricos da BHRC, com base neste estudo, para ser entregue ao Comitê da bacia Hidrográfica do rio das Contas. Para o alcance dos objetivos propostos, a metodologia adotada incluiu consultas a fontes bibliográficas secundárias, além de considerar como Estudo de Caso a BHRC, com a análise da sua proposta de enquadramento. No total foram selecionados 52 corpos hídricos para serem enquadrados, seccionados em trechos a partir de critérios pré-estabelecidos em função da disponibilidade de informações mínimas. Cada
    região de Planejamento possui características peculiares do ponto de vista de usos múltiplos e poluição dos mananciais, tendo sido identificado ao longo de toda bacia um grave problema de esgotamento sanitário, o que dificultou em alguns trechos a adoção de classificação mais restritiva. Desta forma, para a efetivação do enquadramento, é preciso esforço multisetoriais para o alcance do rio que se pode ter.


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  • The framing of the water bodies of a hydrographic basin is one of the main management  instruments, proposed by the PNRH. The present work aims to analyze the proposal for framing the water bodies of the Rio das Contas Hydrographic Basin (BHRC), using as parameter the CONAMA Resolution 357/2005, also considering the water quality indicators proposed by the Water Framework Directive of European Union - WFD and aims to prepare an Orientation Guide to monitor the effective goals for the framing of BHRC water bodies, based on this study,
    to be handed over to the Rio das Contas River Basin Committee. To achieve the proposed objectives, the methodology adopted included consultations with secondary bibliographic sources, in addition to considering BHRC as a Case Study, with the analysis of its proposed framework. In total, 52 water bodies were selected to be framed, divided into stretches based on pre-established criteria according to the availability of minimal information. Each Planning region has peculiar characteristics from the point of view of multiple uses and pollution of the springs, having been identified throughout the entire basin a serious problem of sanitary sewage, which made the adoption of a more restrictive classification difficult in some sections. Thus, to make the framework effective, multisectoral efforts are needed to reach the river that can be reached.

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  • GENECI BRAZ DE SOUSA
  • PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS COMO COMPONENTE PARA SEGURANÇA HÍDRICA EM MANANCIAIS: CASO DE ESTUDO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR, BAHIA.

  • Orientador : JAILDO SANTOS PEREIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JAILDO SANTOS PEREIRA
  • RAYMUNDO JOSE SANTOS GARRIDO
  • JOSIVAL SANTOS SOUZA
  • Data: 17/03/2021

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  • Os mananciais de abastecimento de água de Salvador e Região Metropolitana, em função de diferentes tipologias antrópicas e situações climáticas adversas a que estão submetidos, têm revelado situações de criticidade hídrica. O desafio reside na busca por soluções estratégicas que contemplem a conservação dos recursos naturais ali inseridos com vistas a garantir a continuidade da produção de água e o atendimento aos seus usos. Nesse contexto, o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) tem se traduzido como uma das opções contribuinte para a geração dos serviços ecossistêmicos e ambientais na perspectiva da conservação dos recursos hídricos. O trabalho pretende avaliar a situação atual do Projeto de Recuperação Florestal em Áreas de Preservação Permanente - entorno de nascentes e faixas marginais dos rios Joanes e Jacuípe (Guardiães das Águas), com vistas a oportunizar a utilização do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) como ferramenta para contribuir
    para a segurança hídrica de mananciais de abastecimento de água da capital baiana e cidades da Região Metropolitana. Utilizando procedimentos metodologicos de caráter exploratório, procedeu-se com a análise da base conceitual que sustenta a aplicação do mecanismo; o arcabouço legal que norteia sua funcionalidade no Brasil, os aspectos técnicos dos programas e projetos, buscando extrair lições de algumas experiências de aplicação prática na conservação de mananciais. O trabalho contribui com a indicação de estratégias para a
    implementação de sistemas de PSA nas bacias dos rios Joanes e Jacuípe, de forma a promover a melhoria do desempenho do mecanismo em mananciais que atendem grandes centros urbanos. Dessa forma, espera que os resultados obtidos contribuam para a implantação do mecanismo do PSA em mananciais altamente demandados para o abastecimento público, como contribuição à segurança hídrica, promovendo a conservação e melhoria da
    disponibilidade e da qualidade da água.


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  • The water supply sources of Salvador and the Metropolitan Region, due to different anthropogenic types and adverse climatic situations to which they are submitted, have revealed situations of water criticality. The challenge lies in the search for strategic solutions that contemplate the conservation of the natural resources inserted there with a view to guaranteeing the continuity of water production and the attendance to its uses. In this context,
    Payment for Environmental Services (PES) has been translated as one of the options contributing to the generation of ecosystem and environmental services in the perspective of the conservation of water resources. The work intends to evaluate the current situation of the Forest Recovery Project in Permanent Preservation Areas - surrounding springs and marginal strips of the Joanes and Jacuípe rivers (Guardiães das Águas), with a view to making the use of Payment for Environmental Services (PSA) possible as an opportunity tool to contribute to
    the water security of water supply sources in the capital of Bahia and cities in theMetropolitan Region. Using exploratory methodological procedures, we proceeded with theanalysis of the conceptual basis that supports the application of the mechanism; the legal framework that guides its functionality in Brazil, the technical aspects of programs andprojects, seeking to extract lessons from some experiences of practical application in the
    conservation of springs. The work contributes with the indication of strategies for the implementation of PES systems in the Joanes and Jacuípe river basins, in order to promote the improvement of the mechanism's performance in water sources that serve large urban centers. Thus, it expects that the results obtained will contribute to the implementation of the PSA mechanism in water sources highly demanded for public supply, as a contribution to water security, promoting the conservation and improvement of water availability and quality.

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  • TIAGO DA FRANÇA NUNES
  • PROCEDIMENTO METODOLÓGICO DE DEFINIÇÃO DE AÇÕES PRIORITÁRIAS PARA SEGURANÇA HÍDRICA LOCAL.

    APLICAÇÃO: BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DAS CONTAS - BAHIA

  • Orientador : ANDREA SOUSA FONTES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDREA SOUSA FONTES
  • YVONILDE DANTAS PINTO MEDEIROS
  • HUGO MORAIS DE ALCÂNTARA
  • Data: 22/03/2021

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  • Esta pesquisa buscou propor um procedimento metodológico que subsidie o comitê de bacia na definição de ações  prioritárias para segurança hídrica de áreas críticas da bacia hidrográfica. Para se atingir um patamar de segurança hídrica, o planejamento dos recursos hídricos deve levar em conta suas 4 dimensões: humana, econômica, ecossistêmica e de resiliência. Apesar do tópico ter sido incluído no planejamento nacional com a publicação do Plano de Segurança Hídrica, o debate nos comitês de bacia ainda é incipiente. A Bacia Hidrográfica do Rio das Contas, na Bahia, apresenta alta variabilidade hidrológica e possui grande extensão inserida no polígono das secas, com seus recursos hídricos muito utilizados para produção agropecuária, abastecimento urbano, industrial e como receptor de efluentes. Seu comitê foi instituído em 2008 e, desde então, está em amadurecimento do seu processo de tomada de decisão, debatendo com sensibilidade as questões que envolvem deliberações, pareceres técnicos e mais recentemente, a segurança hídrica do Contas. Neste contexto, esta pesquisa buscou desenvolver um procedimento que,primordialmente, promovesse a discussão do conceito, o engajamento das partes e por fim, a definição de ações prioritárias para segurança hídrica, no comitê de bacia, contribuindo com o processo de apropriação e agendamento do tema no Comitê. Desta maneira, buscou-se criar, primeiramente, um Atlas da segurança hídrica da Bacia, por meio de recorte dos dados secundários do PNSH. Posteriormente, buscou-se identificar áreas críticas que requerem intervenção imediata, para o direcionamento de ações, alinhando dados espaciais do PNSH (Prognóstico - 2035) e do Plano de Bacia do Contas (Cenário tendencial – 2030), por meio de geoprocessamento. Uma vez definida a área crítica de trabalho, as ações prioritárias foram sugeridas com base em dois diagnósticos, ambos utilizando a ferramenta de suporte a decisão “Força Motriz-Pressão-Estado-Impacto-Resposta (FPEIR)”. O primeiro diagnóstico buscou priorizá-las com base na análise de indicadores de segurança hídrica e o segundo, através da análise participativa, com base na visão dos usuários e membros do comitê de bacia. Os resultados indicam que os mapas resultantes do alinhamento entre os dados do PNSH e do plano de bacia, constituem uma base visual importante para identificação de áreas críticas e para o direcionamento do foco do planejamento da segurança hídrica na bacia, desde que se leve em consideração a periodicidade de atualização dos dados. Pode-se concluir que a ferramenta de suporte a decisão FPEIR, auxiliou na formalização do entendimento dos processos atuais e da dinâmica do sistema da bacia, além de incluir a visão dos membros do comitê, bem como ajudou na comunicação entre eles. No entanto, observou-se um forte viés de subjetividade nos resultados do diagnóstico participativo, decorrente da presença majoritária dos usuários irrigantes na reunião do comitê. Quanto as ações prioritárias definidas para a Bacia do Contas, os resultados apontaram 3 eixos norteadores: Ações Emergenciais em Gestão da Demanda, com a criação de um Plano Emergencial de Controle de Quantidade dos Recursos Hídricos para regulação do uso local; Ações Estruturais em Gestão da Oferta com foco na inserção de fontes alternativas na matriz hídrica local e Ações Prioritárias que promovam o Uso Racional e Sustentável com a implantação do Tripé (Cobrança pelo Uso da Água, Soluções Baseadas na Natureza, Pagamentos por Serviços
    Ambientais).


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  • This research sought to propose an experimental methodological procedure that supports the basin committee in the definition of priority actions for water security in critical areas of the watershed. To achieve a level of water security, the water resources planning must take into account its 4 dimensions: human, economic, ecosystem and resilience. Although the topic was included in the national planning with the publication of the Water Security Plan - WSP, the debate in the basin committees is still incipient. The Rio das Contas Hydrographic Basin, in Bahia, has high hydrological variability and has a large extension inserted in a drought-prone área, with its water resources widely used for agricultural production, urban, industrial supply and as an effluent receiver. Its committee was established in 2008 and since then, its decision-making process has matured, sensitively debating issues involving deliberations, the parties involved and, more recently, the Contas water security. In this context, this research sought to develop a procedure that, primarily, would promote the discussion of the concept, the engagement of the parties and finally, the definition of priority actions for water security, in the basin committee, contributing to the process of appropriation and scheduling of the debate at the Committee. Therefore, firstly, it was produced an Atlas of water security in the Basin, by clipping the secondary data of the water security plan. Subsequently, we sought to identify the critical areas that required immediate intervention, to direct actions, aligning spatial data from the WSP (Prognostic - 2035) and the Contas Basin Plan (Scenario trend - 2030), through geoprocessing. Once a critical area of work was defined, the priority actions were suggested based on two diagnoses, both using the decision support tool DPSIR - Driving Force-Pressure-State-Impact-Response. The first diagnosis prioritize the actions based on the analysis of water security indicators and the second, through participatory analysis, based on the view of users and members of the basin committee. Regarding the methodological procedure, the results indicate that the maps fit the alignment between the WSP data and the basin plan, determining an important visual basis for identifying critical areas and for directing the water security planning focus in the basin, since take into account the periodicity of data update. It can be concluded that the DPSIR decision support tool helped to formalize the understanding of the current processes and the dynamics of the basin system, in addition to including the vision of the committee members, as well as helping in communication between them. However, there was a strong subjectivity bias in the results of the participatory diagnosis, due to the majority presence of irrigating users in the committee meeting. As for the priority actions defined for the Contas Basin, the results indicated 3 guiding axes: Emergency Actions in Demand Management, with the creation of an Emergency Plan for the Control of the Water Resources Quantity, to regulate local use; Structural Actions in Supply Management focusing on the insertion of alternative sources in the local water matrix and Priority Actions that promote Rational and Sustainable Use with the implementation of the Tripod (Charging for Water Use + Nature Based Solutions + Payment for environmental Services).

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  • IZIS DE OLIVEIRA ALVES
  • UTILIZAÇÃO DO ÍNDICE DO ESTADO TRÓFICO COMO UMA FERRAMENTA PARA GESTÃO DAS ÁGUAS DE LAGOAS MARGINAIS VISANDO OS USOS MÚLTIPLOS

  • Orientador : ADRIANA COSTA FERREIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ADRIANA COSTA FERREIRA
  • ICARO THIAGO ANDRADE MOREIRA
  • SYLVANA MELO DOS SANTOS
  • Data: 24/03/2021

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  • A eutrofização afeta a disponibilidade hídrica, pois altera a qualidade das águas, principalmente em função do aumento da concentração de fósforo e prejudica os usos múltiplos em diversas regiões do Brasil e do mundo, sobretudo em ambientes lacustres. O rio São Francisco, terceiro maior em extensão do Brasil, ao longo de
    seu trajeto forma diversas lagoas marginais, as quais funcionam como berçários da ictiofauna, mas também podem atender a outros usos como a diluição das águas de drenagem de áreas agrícolas, sendo este o caso da Lagoa das Piranhas, localizada no município de Bom Jesus da Lapa - BA. Considerando o transporte de fósforo a
    partir de áreas agrícolas, comumente relatado na literatura, percebe-se que a avaliação do grau de trofia desta lagoa poderá subsidiar a gestão de suas águas e favorecer o controle da poluição. No presente trabalho foi aplicado o Índice do Estado Trófico (LAMPARELLI, 2004), na avaliação da Lagoa das Piranhas, por meio
    de campanhas amostrais no período seco e chuvoso. A lagoa foi classificada como meso a eutrófica na primeira campanha e mesotrófica nas duas seguintes, o que demonstra um risco aos usos múltiplos, inclusive para atendimento as necessidades da população que vive no seu entorno, sem falar no impacto para a ictiofauna que se constitui em fonte de renda para tantas famílias da bacia. Verificou-se que os corpos hídricos que alimentam a lagoa foram classificados em níveis tróficos superiores, o que pode acelerar o processo de eutrofização deste ambiente lacustre, demonstrando a necessidade de intervenções imediatas. Parte dessas intervenções pode ser custeada com recursos oriundos da cobrança pelo uso dos recursos hídricos em conformidade com o que estabelece o plano de bacia do rio São Francisco.


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  • Eutrophication affects water availability, as it changes the quality of the water, mainly due to the increase in the concentration of phosphorus and impairs multiple uses in several regions of Brazil and the world, especially in lake environments. The São Francisco River, the third largest in extension in Brazil, along its path forms several marginal lagoons, which function as nurseries for ichthyofauna, but can also serve other uses such as the dilution of drainage waters in agricultural areas, this being the case of Lagoa das Piranhas, located in the municipality of Bom Jesus da Lapa - BA.

    Considering the transport of phosphorus from agricultural areas, commonly reported in the literature, it is clear that the assessment of the degree of trophy in this lagoon can subsidize the management of its waters and favor the control of pollution. In the present work, the Trophic State Index (LAMPARELLI, 2004) was applied, in the

    evaluation of Lagoa das Piranhas, through sampling campaigns in the dry and rainy period. The lagoon was classified as meso-eutrophic in the first campaign and mesotrophic in the following two, which demonstrates a risk to multiple uses, including to meet the needs of the population living in its surroundings, not to mention

    the impact on the ichthyofauna that it constitutes in source of income for so many families in the basin. It was found that the water bodies that feed the lagoon were classified in higher trophic levels, which can accelerate the eutrophication process of this lake environment, demonstrating the need for immediate interventions. Part of

    these interventions can be funded with resources from charging for the use of water resources in accordance with what is established in the São Francisco River Basin Plan.

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  • FELIPE OLIVEIRA DA SILVA AZEVEDO
  • DESENVOLVIMENTO DE PLATAFORMA DIGITAL COMO INSTRUMENTO DE SEGURANÇA DE BARRAGEM: ESTUDO DE CASO NA BARRAGEM DO COBRE / BAHIA

  • Orientador : MAURO JOSE ALIXANDRINI JUNIOR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDREA SOUSA FONTES
  • Leidjane Maria Maciel de Oliveira
  • MAURO JOSE ALIXANDRINI JUNIOR
  • Data: 08/07/2021

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  • Acidentes com barragens geralmente geram grandes problemas sociais e econômicos, além de eventuais perdas de vidas, por isso a regulamentação deste tema se fez necessário. Com a criação da Lei 12.334/2010, estabeleceu a Política Nacional de  Segurança de Barragens (PNSB) destinadas à acumulação de água para quaisquer usos, à disposição final ou temporária de rejeitos e à acumulação de resíduos industriais, que determina em seu artigo 4o, no inciso III, que o empreendedor é o responsável legal pela segurança da barragem, cabendo-lhe o desenvolvimento de ações para garanti-la; Dentre as obrigações dos empreendedores, relativamente à PNSB, destaca-se a elaboração do Plano de Segurança da Barragem, que deverá ser específico para cada barragem, e quando exigido a partir do grau de risco, o Plano de Ação de Emergência (PAE), que deve conter todas as orientações importantes para tomada de decisão no momento de sinistro, permitindo entre outras medidas a notificação e o alerta antecipado, visando minimizar os danos materiais e ambientais além das perdas de vidas. Em caso e alerta, o estado tem participação, representado pela Defesa Civil, que possui um plano de contingência (PLANCON). Com o advindo da alteração da lei de segurança de barragens através da Lei Federal n° 14.066, de 30 de setembro de 2020, surge a necessidade de implementar soluções para cumprir com os novos requisitos impostos ao setor. O trabalho do gestor da barragem e da defesa civil é realizado com a função de evitar vítimas, ou seja, para que a população que vive a jusante da barragem tenha condição de evacuar a área que será atingida pela onda de cheia. Entretanto a falta de comunicação entre os agentes ainda é um grande entrave nessa situação. É com este cenário que surge a necessidade de criar um método veloz e capaz de unir essas ações aqui propostas, uma plataforma de gestão de segurança de barragem, que forneça informação para o empreendedor e a defesa civil de quantas pessoas estão na área de risco (através de um cadastramento), com um sistema de alerta antecipado, contendo a informação da área atingida pela onda de cheia criada pelo rompimento da barragem, com a indicação das rotas de fuga e pontos de encontro para que a população tenha tempo hábil de evacuar a área de risco.


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  • Dam accidents often generate major social and economic problems, including potential loss of life, therefore a regulation on this subject was necessary. With the creation of Law 12.334/2010, it established the National Policy of Dam Safety (NPDS), targeting the water accumulation of any use, final or temporary disposal of waste and accumulation of industrial waste, which determines in Article 4, section III, that the entrepreneur is legally responsible for the dam safety and ensure the development of actions to enforce it; Regarding the NPDS, among the obligations of the entrepreneur, we emphasize the development of a Dam Safety Plan, which should be specific for each dam and include the Emergency Action Plan (EAP), required based on risk level, which shall contain all relevant guidelines for decision-making at a time of disaster, allowing early warning to minimise property and environment damage along with life loss. In case of alert, the state participates represented by the civil protection, with a contingency plan (PLANCON).As a result of the amendment of the dam safety law through the Federal Law n° 14.066 of September 30, 2020, the need arises to implement solutions to meet the new requirements imposed on the sector.The dam manager and civil defense's function is to avoid victims, that is, the population living downstream of the dam is able to evacuate the area that will be affected by the flood wave. However, the communication between the agents is still a major obstacle in this situation.When this scenario arises the need to create a fast method, capable to combine these proposed actions: a dam security management platform, providing information to the entrepreneur and civil defense of how many people are in the risk area (through resgistration); an early warning system, containing information on the area affected by the flood wave created by the dam breakup; escape routes directions and meeting points so that the population has timely manner to evacuate the risk area.

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  • MILER PEREIRA ALVES
  • PROPOSTA METODOLÓGICA PARA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO PLANEJAMENTO URBANO NA QUALIDADE DA ÁGUA SUPERFICIAL

  • Orientador : VANIA PALMEIRA CAMPOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • Luiz Alberto Esteves Scaloppe
  • FRANCISCO RAMON ALVES DO NASCIMENTO
  • ICARO THIAGO ANDRADE MOREIRA
  • VANIA PALMEIRA CAMPOS
  • Data: 10/11/2021

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  • Os instrumentos de planejamento urbano e a identificação das fontes pontuais de poluição são elementos que devem integrar o diagnóstico do enquadramento, conforme art. 4º da Resolução nº 91 do CNRH. O presente trabalho tem por objetivo elaborar uma proposta metodológica para analisar as interferências do planejamento urbano no aspecto qualitativo dos corpos hídricos. Este foi o produto A, uma proposta metodológica, gerada por este trabalho a partir de pesquisa bibliográfica, e baseado no caso de estudo a Bacia do Rio Corrente. Dessa forma, foram desenvolvidas as seguintes etapas: análise cartográfica, com auxílio do Geobahia e do OBahia; análise documental, acerca dos instrumentos da política urbana dos municípios de São Félix do Coribe e Santa Maria da Vitória; trabalho de campo, para identificação das fontes de poluição urbanas pontuais e das principais atividades exercidas no trecho estudado do Rio Corrente; análise de qualidade da água, a partir de dados oriundos do programa Monitora e de relatórios técnicos já desenvolvidos. A escolha da área para aplicação metodológica justifica-se pelo fato de que o Rio Corrrente, que é fonte de água para abastecimento humano e movimenta várias atividades econômicas no seu entorno, vem sofrendo um processo intenso de degradação nos últimos anos, o qual se não for devidamente mitigado, poderá comprometer alguns dos seus usos. Isso justificou os resultados da aplicação da metodologia proposta, tendo sido observado a ausência de instrumentos de disciplina do parcelamento, do uso e ocupação do solo e a presença de diferentes fontes pontuais de poluição. Entretanto, durante o período de análise (2016 - 2021), o trecho do corpo hídrico em estudo foi classificado, na maior parte do tempo, como oligotrófico, e a qualidade da água, segundo o IQA, considerada boa. Apesar disso, observando-se os parâmetros individuais de qualidade da água, constatou-se a violação do fósforo em uma das campanhas de coleta e do pH e turbidez em três das dezenove campanhas observadas. Ademais, um problema recente de mortandade de peixes no rio e sua possível causa, foram discutidos, com base na contaminação da água por substâncias tóxicas. Por fim, como sugere a metodologia proposta, foram listados os problemas observados e as possíveis formas de intervenção aplicáveis aos gestores locais e aos de recursos hídricos, visando a minimização dos impactos ambientais negativos. Adicionalmente, visando à necessidade de disseminação do conhecimento de metodologias integradas para o enfrentamento das questões relacionadas à qualidade dos recursos hídricos, foi elaborado um plano de curso (produto B) tendo como foco a integração entre a gestão de uso do solo e a de recursos hídricos e os impactos sobre a qualidade das águas, além de contribuir para divulgação do conhecimento prático acerca da aplicabilidade de metodologia integrada entre o planejamento urbano e a gestão hídrica. O estudo onde a metodologia desenvolvida foi aplicada mostrou que, naquele caso, urge a aplicação das medidas de intervenção propostas, por diferentes representações institucionais, as quais contemplam essencialmente a eliminação das fontes de poluição, a fiscalização e monitoramento ambiental, a elaboração dos instrumentos da política urbana não existentes, o monitoramento da qualidade da água e a implementação de ações relacionadas ao saneamento básico, visando a melhoria da qualidade da água superficial.


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  • The urban planning instruments and the identification of point sources of pollution are elements that must integrate the diagnosis of the framework, according to art. 4 of Resolution No. 91 of the CNRH. The present work aims at elaborating a methodological proposal to analyze the interferences of urban planning in the qualitative aspect of water bodies. This was the product A, a methodological proposal, generated by this work from bibliographic research, and based on the case study of the Corrente River Basin. In this way, the following steps were developed: cartographic analysis, with the help of Geobahia and OBahia; documental analysis, about the urban policy instruments of the cities of São Félix do Coribe and Santa Maria da Vitória; field work, for the identification of the sources of punctual urban pollution and the main activities exercised in the studied stretch of the Corrente River; water quality analysis, from data coming from the Monitora program and from already developed technical reports. The choice of the area for the methodological application is justified by the fact that the Corrrente River, which is a source of water for human supply and moves several economic activities in its surroundings, has been suffering an intense process of degradation in recent years, which if not properly mitigated, could compromise some of its uses. This justified the results of the application of the proposed methodology, having been observed the absence of instruments to discipline the parcelling, use and occupation of the soil and the presence of different point sources of pollution. However, during the period of analysis (2016 - 2021), the stretch of the water body under study was classified, most of the time, as oligotrophic, and the water quality, according to the IQA, considered good. Nevertheless, observing the individual water quality parameters, a violation of phosphorus was observed in one of the collection campaigns, and of pH and turbidity in three of the nineteen campaigns observed. Furthermore, a recent problem of fish mortality in the river and its possible cause was discussed, based on the contamination of the water by toxic substances. Finally, as suggested by the proposed methodology, the problems observed and the intervention proposals applicable to local and water resource managers were listed, aiming at minimizing the negative environmental impacts. Additionally, in view of the need to disseminate knowledge of integrated methodologies to address issues related to the quality of hydric resources, a course plan (product B) was elaborated focusing on the integration between land use and hydric resources management and the impacts on water quality, besides contributing to disseminate practical knowledge about the applicability of integrated methodology between urban planning and hydric management. The study where the developed methodology was applied showed that, in that case, it is urgent to apply the proposed intervention measures, by different institutional representations, which essentially contemplate the elimination of pollution sources, environmental inspection and monitoring, the elaboration of nonexistent urban policy instruments, the monitoring of water quality and the implementation of actions related to basic sanitation, aiming at improving the quality of surface water.

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  • LUCAS SANTANA CARDOSO
  • PLANOS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS DE RIOS DE DOMÍNIO ESTADUAL: UMA PROPOSTA DE ACOMPANHAMENTO DA IMPLEMENTAÇÃO POR MEIO DE MODELOS TÁTICO-OPERACIONAIS

  • Orientador : ANDREA SOUSA FONTES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • Isaque dos Santos Sousa
  • ANDREA SOUSA FONTES
  • RAYMUNDO JOSE SANTOS GARRIDO
  • YVONILDE DANTAS PINTO MEDEIROS
  • Data: 23/11/2021

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  • Nas últimas décadas, o Brasil tem avançado na efetivação dos instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos, especialmente no que tange a elaboração dos Planos de Bacias Hidrográficas, instrumento de planejamento e gestão das águas responsável por definir diretrizes e ações de curto, médio e longo prazo a serem implementadas para a garantia dos usos múltiplos. Apesar do avanço no que tange a elaboração deste instrumento, sua implementação tem esbarrado em diferentes obstáculos, seja eles de natureza financeira ou metodológica. A ausência de ferramentas que norteiem sua implementação e de mecanismos vinculantes que estabeleça prazos e obrigatoriedade de execução das mesmas pelas entidades responsáveis, tem dificultado o alcance dos objetivos propostos por este instrumento. No Brasil, as recentes iniciativas em adoção de estratégias de acompanhamento da implementação dos planos de bacias, têm sido concentradas nos rios de bacias de domínio da união. Com o objetivo de estabelecer uma estratégia metodológica para acompanhamento da implementação dos Planos de Bacias Hidrográficas de rios de domínio estadual, este trabalho utilizou-se dos modelos tático-operacionais como ferramenta de planejamento e gestão de ações prioritárias destes planos de bacias. Os modelos tático-operacionais consistem no desdobramento das ações em atividades, orientadas por fluxogramas de execução utilizando-se a notação BPMN (Business Process Management Notation), ficha descritiva dessas atividades contendo os responsáveis pela sua execução e a curva de avanço para acompanhamento dos prazos. Com a finalidade de avaliar a estratégia proposta, utilizou-se como estudo de caso o Plano das Bacias Hidrográficas do Recôncavo Sul. Dentre ações que o compõem foram selecionadas pelo Comitê de Bacias Hidrográficas correspondente, três ações prioritárias que foram desdobradas por meio dos modelos tático-operacionais a compor uma proposta de manual operativo (MOP). Inspirada em experiências internacionais, adotou-se como base da construção metodológica a estratégia dos ciclos de implementação, que propõe a realização de pactos prévios entre as entidades executoras, visando o atendimento das metas estabelecidas. A fragilidade do planejamento do plano estudado mostra-se um gargalo para da implementação deste plano, e dentro deste cerne, inicialmente propõe-se o fortalecimento da instância deliberativa, de modo a viabilizar a implementação do Manual Operativos (MOP) para o alcance dos objetivos propostos.


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  •  In recent decades, Brazil has advanced in the implementation of the instruments of the National Water Resources Policy, especially with regard to the preparation of River Basin Plans, a water planning and management instrument responsible for defining short, medium and long guidelines and actions term to be implemented to guarantee multiple uses. Despite advances in the preparation of this instrument, its implementation has run into different obstacles, whether of a financial or methodological nature. The absence of tools to guide their implementation and binding mechanisms that establish deadlines and mandatory implementation by the responsible entities, has hampered the achievement of the objectives proposed by this instrument. In Brazil, recent initiatives in adopting strategies to monitor the implementation of basin plans have been concentrated on rivers in basins under the Union's domain. In order to establish a methodological strategy for monitoring the implementation of River Basin Plans for rivers in the state domain, this work used tactical-operational models as a planning and management tool for priority actions of these basin plans. The tactical-operational models consist of the breakdown of actions into activities, guided by execution flowcharts using the BPMN (Business Process Management Notation) notation, a descriptive form of these activities containing those responsible for their execution and the progress curve for monitoring deadlines. In order to evaluate the proposed strategy, the Recôncavo Sul Hydrographic Basin Plan was used as a case study. Among the actions that compose it, three priority actions were selected by the corresponding Hydrographic Basin Committee, which were deployed through tactical models operationals to compose a proposal for an operating manual (OPM). Inspired by international experiences, the implementation cycle strategy was adopted as the basis of the methodological construction, which proposes the execution of previous agreements between the executing entities, aiming at meeting the established goals. The fragility of the planning of the studied plan proves to be a bottleneck for the implementation of this plan, and within this core, initially it is proposed to strengthen the deliberative instance, in order to enable the implementation of the Operating Manual (OPM) to achieve the objectives proposed

2020
Dissertações
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  • ISRAEL HENRIQUE RIBEIRO RIOS
  • Estudo do risco de contaminação de aquíferos da região de Feira de Santana como ferramenta de apoio à gestão e gerenciamento das águas subterrâneas.


  • Orientador : IARA BRANDAO DE OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ADRIANA COSTA FERREIRA
  • IARA BRANDAO DE OLIVEIRA
  • JORGE LUIZ RABELO
  • JÚLIO CESAR DA SILVA
  • Data: 08/09/2020

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  • A maior parte da água que está no planeta se encontra abaixo da superfície do solo-as águas subterrâneas. Em situações de escassez de água superficial, como no semi-árido, estas assumem uma importância ainda maior. A gestão das águas subterrâneas no Brasil é papel dos estados – que aplicam os instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos a fim de oferecer água em quantidade e qualidade para todos os usos, e dirimir conflitos destes usos da água. Com relação à qualidade, a contaminação de recursos hídricos subterrâneos, apesar de mais lenta, é de mais difícil remediação. Fontes de poluição como lixões, vazamentos de combustível, cemitérios, lançamentos difusos de fertilizantes e agrotóxicos, podem estar penetrando no solo e aumentando as concentrações de poluentes nos aquíferos. Dependendo das características do solo e do aquífero, como a profundidade, os eventuais contaminantes podem adentrar com maior ou menor facilidade – a vulnerabilidade da água subterrânea. Esse trabalho visou medir a vulnerabilidade dos aquíferos da região de doze sub-bacias baianas, avaliar a carga contaminante pontual e difusa que pode estar sendo imposta sobre essas águas, e, com isso, observar o risco de contaminação dessas águas na área em questão. E assim utilizar essa informação como subsídio para o planejamento das águas nas bacias baianas, contribuindo na formulação dos planos de Bacia e na proteção do solo e dos aquíferos.



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  • Most of the water that is on the planet is found below the surface of the ground - groundwater. In situations of scarcity of surface water, as in the semi-arid, these are even more important. The management of groundwater in Brazil is the role of the states - which apply the instruments of the National Water Resources Policy in order to offer water in quantity and quality for all uses, and to resolve conflicts over these water uses. Regarding quality, the contamination of underground water resources, although slower, is more difficult to remedy. Pollution sources such as dumps, fuel spills, cemeteries, diffuse releases of fertilizers and pesticides, may be penetrating the soil and increasing the concentrations of pollutants in aquifers. Depending on the characteristics of the soil and the aquifer, such as depth, eventual contaminants can enter more or less easily - the vulnerability of groundwater. This work aimed to measure the vulnerability of the aquifers in the region of twelve sub-basins in Bahia, to evaluate the point and diffuse contaminating load that may be being imposed on these waters, and, with this, to observe the risk of contamination of these waters in the area in question. And so to use this information as a subsidy for water planning in Bahian basins, contributing to the formulation of Basin plans and to the protection of soil and aquifers.


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  • CAROLINE ASSUNÇÃO RAMOS
  • “AVALIAÇÃO DOS CRITÉRIOS VIGENTES DE OUTORGA DE RECURSOS SUBTERRÂNEOS: CASO DO SISTEMA AQUÍFERO URUCUIA, OESTE DA BAHIA"

  • Orientador : LUIZ ROGERIO BASTOS LEAL
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDREA SOUSA FONTES
  • CRISTOVALDO BISPO DOS SANTOS
  • JAILDO SANTOS PEREIRA
  • LUIZ ROGERIO BASTOS LEAL
  • Data: 01/12/2020

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  • O escopo desse estudo é o planejamento integrado de águas subterrâneas e superficiais,
    na avaliação dos critérios vigentes de outorga. Foram realizadas modelagens locais no
    trecho do alto da bacia hidrográfica do Rio Formoso, nos limites extremos ocidentais do
    Sistema Aquífero Urucuia (SAU). Essa área localiza-se nas proximidades da divisa entre
    os estados da Bahia e de Goiás. O objetivo geral é de avaliar a modelagem como
    ferramenta de suporte a decisão de forma integrada dos recursos hídricos subterrâneos e
    superficiais. Para alcançar os objetivos propostos, foram utilizados dados e informações
    já obtidas em trabalhos anteriores. Estão disponíveis dados sobre a geometria do aquífero
    e do fluxo subterrâneo local, testes de bombeamento, análises isotópicas e da qualidade
    das águas subterrâneas e superficiais. A modelagem do fluxo subterrâneo foi realizada
    através do software Visual MODFLOW Classic. Dados de saída dessas simulações, como
    a contribuição aquífero/rio e a reserva hídrica subterrânea foram inseridos no modelo em
    rede de fluxo para alocação de água (Acquanet), integrando com dados de vazão das águas
    superficiais e os seus diversos usos. Realizou-se simulações de cenários de
    bombeamentos ao longo de 100 anos. Concluiu-se que o planejamento integrado do uso
    de recursos hídricos subterrâneos e superficiais pode ser realizado através de modelos
    matemáticos. O método utilizado nesse estudo aponta vantagens, como a possibilidade de
    uma análise mais assertiva e rápida dos efeitos que o bombeamento de poços causa nos
    rios e na depleção regional do aquífero. Além disso, modelos são simples de serem
    utilizados por hidrogeólogos e analistas técnicos dos órgãos gestores. Isso possibilita a
    inserção da análise de disponibilidade hídrica subterrânea na rotina da avaliação dos
    processos de outorga. Outra vantagem é que os estudos serão realizados localmente,
    evitando a extrapolação de informações e fomentando a aquisição de dados
    hidrodinâmicos do aquífero. O produto dessa dissertação foi a proposição de um modelo
    de sistema de suporte a decisão para recursos hídricos subterrâneos, em aquíferos
    sedimentares com expressiva conexão hidráulica com rios.


  • Mostrar Abstract
  • The scope of this study is the integrated planning of ground and surface water, in the
    assessment of the current grant criteria. Local modeling was carried out in the upper
    section of the Rio Formoso hydrographic basin, at the western extreme limits of the
    Urucuia Aquifer System (SAU). This area is located in the border between the Bahia and
    Goias states. The general objective is to evaluate modeling as a tool to support decision
    making in an integrated manner of ground and surface water resources. To achieve the
    proposed objectives, data and information already obtained in previous works were used.
    Data on the geometry of the aquifer and the local underground flow, pumping tests,
    isotopic analyzes and the quality of ground and surface water are available. Underground
    flow modeling was performed using the Visual MODFLOW Classic software. Output
    data from these simulations, such as the river / aquifer contribution and the underground
    water reserve, were inserted in the flow network model for water allocation (Acquanet),
    integrating with surface water flow data and its various uses. Simulations of pumping
    scenarios were carried out over 100 years. It was concluded that the integrated planning
    of the use of underground and surface water resources can be carried out through
    mathematical models. The method used in this study points out advantages, such as the
    possibility of a more assertive and rapid analysis of the effects that pumping wells have
    on rivers and regional aquifer depletion. In addition, models are simple to be used by
    hydrogeologists and technical analysts of Organs management bodies. This makes it
    possible to insert the analysis of underground water availability into the routine of the
    evaluation of the granting processes. Another advantage is that the studies will be carried
    out locally, avoiding the extrapolation of information and promoting the acquisition of
    hydrodynamic data from the aquifer. The product of this dissertation was the proposal of
    a model of decision support system for underground water resources, in sedimentary
    aquifers with expressive hydraulic connection with rivers.

3
  • SANDRA LIMA DOS SANTOS
  • A INTEGRAÇÃO ENTRE GESTÃO DAS ÁGUAS E USO DO SOLO: O ZONEAMENTO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE INTERFACE NO PLANEJAMENTO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS

  • Orientador : VIVIAN DE OLIVEIRA FERNANDES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • VIVIAN DE OLIVEIRA FERNANDES
  • YVONILDE DANTAS PINTO MEDEIROS
  • MAURO JOSE ALIXANDRINI JUNIOR
  • JOSÉ AUGUSTO COSTA GONÇALVES
  • Data: 04/12/2020

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  • Na atualidade, um dos efeitos marcantes do processo de urbanização é o aumento da ocupação do solo em áreas de potencialidades hídricas. Neste sentido, o trabalho destaca a proteção das águas como elemento essencial ao planejamento territorial, tendo como diretriz de ação a necessidade de articulação da gestão de recursos hídricos com a gestão do uso do solo prevista na Lei Federal n° 9.433 de 1997. No planejamento urbano, o Plano Diretor é o principal instrumento de planejamento da política de desenvolvimento e de expansão urbana de um território, conforme orientado pela Lei Federal nº 10.257 de 2001. Desta forma, a proposta teve como objetivo analisar a integração entre a gestão das águas e de uso do solo no planejamento territorial, para inserção do zoneamento ambiental como instrumento de planejamento e gerenciamento do território em âmbito local e capaz de complementar os Planos de Recursos Hídricos, em especial o plano de bacias hidrográficas. Neste contexto, inicialmente, foi realizada uma discussão evidenciando as políticas sobre Planejamento integrado, apontando o zoneamento ambiental como mecanismo sistêmico de interface entre
    os instrumentos das políticas das águas, urbana e ambiental e, indicando o Plano de Recursos Hídricos de Bacias Hidrográficas como instrumento adequado que promove a gestão integrada de recursos hídricos. Em seguida, a análise da paisagem visando a proposição de um zoneamento baseado no mapeamento das áreas de   potencialidades hídricas ou recarga de aquíferos do município de Camaçari. Para tanto, foi utilizada como abordagem metodológica, a análise multicritério do Processo Analítico Hierárquico (PAH) e, como ferramentas, o Sistema de Informações Geográficas (SIG) e as técnicas do Sensoriamento Remoto (SR). No mapeamento, foi possível observar que 39,31% do município de Camaçari apresentam índices de potencialidade muito alto a alto, 49,16% moderado e baixo a muito baixo de 11,53%, devido principalmente, as diversas características da região que propiciam a infiltração e recarga de aquíferos. A partir dos resultados observados, o zoneamento ambiental foi proposto em quatro categorias para o alcance do cenário ambiental ideal na região: a) proteção integral; b) uso sustentável; c) manejos adequados e; d) recomposição da vegetação em áreas protegidas nos espaços urbanos. Como conclusão, o zoneamento ambiental definido nas áreas de potencialidades hídricas pode ser considerado um mecanismo satisfatório para o ordenamento do território, indicado para ser inserido nos Planos Diretores de Cidades e capaz de complementar o Plano de Recursos Hídricos em nível de bacias hidrográficas, assegurando a proteção dos recursos hídricos, caracterizando-se por ser uma ferramenta para o
    planejamento territorial com enfoque integrado.


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  • Currently, one of the striking effects of the urbanization process is the increase in land use in
    areas of water potential. In this sense, the work highlights the protection of water as an
    essential element in territorial planning, having as a guideline for action the need to articulate
    the management of water resources with the management of land use provided for in Federal
    Law No. 9,433 of 1997. In planning the Master Plan is the main instrument for planning the
    policy of urban development and expansion of a territory, as guided by Federal Law No.
    10,257 of 2001. Thus, the proposal aimed to analyze the integration between water
    management and land use in territorial planning, for the insertion of environmental zoning as
    an instrument for planning and managing the territory at the local level and capable of
    complementing the Water Resources Plans , in particular the river basin plan. In this context,
    initially, a discussion was held evidencing the policies on integrated planning, pointing out the
    environmental zoning as a systemic mechanism of interface between the instruments of the
    water policies, urban and environmental, and indicating the Water Resources Plan of
    Hydrographic Basins as an appropriate instrument that promotes the integrated management
    of water resources. Then, the analysis of the landscape aiming at proposing a zoning based on
    the mapping of areas of water potential or aquifer recharge in the municipality of Camaçari.
    For that, it was used as methodological approach, the multicriterial analysis of the
    Hierarchical Analytical Process (PAH) and, as tools, the Geographic Information System
    (GIS) and the Remote Sensing techniques (SR). In the mapping, it was possible to observe
    that 39.31% of the municipality of Camaçari have very high to high potential indexes, 49.16%
    moderate and low to very low of 11.53%, mainly due to the diverse characteristics of the
    region that provide infiltration and recharge of aquifers. Based on the observed results,
    environmental zoning was proposed in four categories to achieve the ideal environmental
    scenario in the region: a) comprehensive protection; b) sustainable use; c) adequate
    management and; d) recomposition of vegetation in protected areas in urban spaces. As a
    conclusion, the environmental zoning defined in the areas of water potential can be
    considered a satisfactory mechanism for spatial planning, indicated to be inserted in the City
    Master Plans and capable of complementing the Water Resources Plan at the level of
    hydrographic basins, ensuring the protection of water resources, characterized by being a tool
    for territorial planning with an integrated focus.

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  • EMANOELLA RODRIGUES RIBEIRO DE OLIVEIRA
  • ABORDAGEM HIDROECONÔMICA COMO SUBSÍDIO À TOMADA DE DECISÃO NA ALOCAÇÃO DE ÁGUA EM
    RESERVATÓRIO DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO.

  • Orientador : ANDREA SOUSA FONTES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDREA SOUSA FONTES
  • PAULO ROMERO GUIMARAES SERRANO DE ANDRADE
  • RAYMUNDO JOSE SANTOS GARRIDO
  • CARLOS OLIVEIRA GALVÃO
  • Data: 10/12/2020

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  • Considerando as práticas tradicionais de gestão dos recursos hídricos, a demanda de água geralmente é analisada como um valor fixo. Contudo, a partir do momento em que um recurso de torna escasso, sua demanda se torna variável. A demanda variável é então de grande interesse para a economia, visto que a variação na demanda de um recurso revela a sua noção de preço. Dessa forma, muitos autores afirmam que compreender o valor econômico da água e integrar as ferramentas hidrológicas e as ferramentas econômicas é
    essencial para alcançar a eficiência na gestão de recursos hídricos. Essa integração pode ser alcançada através da adoção de modelos hidroeconômicos no processo de alocação de água. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo estabelecer procedimentos para a implementação da abordagem hidroeconômica na alocação de água em reservatórios do semiárido brasileiro que apresentam conflitos de uso envolvendo a irrigação. Os objetivos propostos foram alcançados através de um estudo de caso no reservatório Mirorós, nas
    bacias hidrográficas dos rios Verde e Jacaré, no estado da Bahia. A metodologia desenvolvida contemplou basicamente três etapas. A primeira etapa consistiu no levantamento de fatores internos e externos que influem no processo de alocação de água através da elaboração de uma matriz SWOT. A segunda etapa determinou o
    comportamento das demandas de água dos usuários do reservatório através dos métodos “Tudo ou Nada”, para determinação da elasticidade-preço das demandas dos setores usuários, e do método de Expansão do Ponto, para estimativa das curvas de demanda dos três principais usuários do reservatório: abastecimento humano, perímetro irrigado de Mirorós e irrigantes ribeirinhos a jusante do barramento. A terceira e última etapa
    consistiu na análise da abordagem hidroeconômica no processo de alocação de água, através da simulação da alocação de água no módulo de análise econômica do modelo de suporte à decisão Labsid AcquaNet, que busca a minimização dos custos econômicos. Nessa etapa identificou-se o desempenho do sistema através de indicadores, e ainda os benefícios econômicos e custos de escassez gerados em cada alternativa de alocação de
    água. A partir da análise SWOT foi possível identificar que algumas dificuldades do processo atual também oferecem limitações para a abordagem hidroeconômica, tais como as incertezas de dados. Observou-se ainda que a flexibilidade nos acordos e a participação dos usuários na tomada de decisão são grandes forças do processo e podem ser aproveitadas de forma conjunta com a abordagem hidroeconômica. Através da análise
    econômica, identificou-se que o abastecimento humano possui menor valor agregado à água e que a minimização dos custos econômicos ocorreu quando maior quantidade de água foi alocada para os irrigantes a jusante. Conclui-se que benefícios adquiridos por determinados usuários podem impor elevados custos aos demais, porém nem a alocação de água por prioridades nem a abordagem hidroeconômica isoladas constituem uma solução socioeconomicamente eficiente. Considerando essas premissas foi proposto um modelo de alocação de água que associa a alocação negociada e a abordagem hidroeconômica.


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  • Considering traditional water resource management practices, water demand is generally analyzed as a fixed amount. However, once a resource becomes scarce, its demand becomes variable. Variable demand is therefore of great interest to the economy, since the variation in demand for a resource reveals its notion of price. Thus, many authors state that understanding the economic value of water and integrating hydrological tools and
    economic tools is essential to achieve efficiency in the management of water resources. This integration can be achieved through the hydroeconomic approach in the water allocation processes. In view of this, the present work aims to establish procedures for the implementation of the hydroeconomic approach in the allocation of water in reservoirs in the Brazilian semiarid region that present conflicts of use involving irrigation. The
    proposed objectives were achieved through a case study in the Mirorós reservoir, formed by the Rio Verde dam, which belongs to the hydrographic basins of the Verde and Jacaré rivers, in the state of Bahia. The methodology developed basically included three stages. The first step consisted of surveying internal and external factors that influence the water allocation process through the elaboration of a SWOT matrix. The second stage determined the behavior of the water demands of the reservoir users using the “Tudo ou Nada” methods, to determine the price elasticity of the demands of the user sectors, and the Point Expansion method, to estimate the demand curves of the users. three main users of the reservoir: human supply, irrigated perimeter of Mirorós and riverside irrigators downstream of the dam. The third and final stage consisted of analyzing the hydroeconomic approach in the water allocation process, through the simulation of water allocation in the economic analysis module of the decision support model Labsid AcquaNet, which seeks to minimize economic costs. In this stage, the performance of the system was identified through indicators, as well as the economic benefits and costs of
    scarcity generated in each alternative of water allocation. From the SWOT analysis it was possible to identify that some difficulties in the current process also offer limitations for the hydroeconomic approach, such as data uncertainties. It was also observed that the flexibility in the agreements and the participation of users in decision making are great forces in the process and can be used together with the hydroeconomic approach. Through the hydroeconomic approach, it was identified that human supply has less added value to water and that the minimization of economic costs occurred when more water was allocated to the downstream irrigators. It is concluded that benefits acquired by certain users can impose high costs on others, but neither the allocation of water by priorities nor the hydroeconomic approach alone constitute a socioeconomically efficient solution.
    Considering these premises, a water allocation model was proposed that associates the negotiated allocation with the hydroeconomic approach.

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  • GISELE OLIVEIRA MOTA DA SILVA
  • Sistema de Suporte à Decisão para Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos Superficiais.

  • Orientador : YVONILDE DANTAS PINTO MEDEIROS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • YVONILDE DANTAS PINTO MEDEIROS
  • ANDREA SOUSA FONTES
  • JAILDO SANTOS PEREIRA
  • HUGO MORAIS DE ALCÂNTARA
  • Data: 17/12/2020

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  • Sistemas de Suporte à Decisão (SSD) são importantes ferramentas que podem ser utilizadas na gestão de recursos hídricos, em especial nas análises de outorgas de direito de uso de recursos hídricos, por serem capazes de apresentar soluções para problemas complexos em um pequeno intervalo de tempo. Apesar de muitos órgãos gestores de recursos hídricos brasileiros utilizarem SSDs para apoiarem as suas análises de outorga, outros não utilizam, estão em fase de desenvolvimento ou atualização. O órgão gestor de recursos hídricos do estado da Bahia utiliza dois SSDs para realizar os cálculos e armazenar as informações de
    outorgas concedidas para corpos hídricos superficiais, no entanto estes SSDs não utilizam um software seguro de armazenamento, não são capazes de gerar informações a partir de seus dados armazenados e não interagem entre si. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho é de propor a atualização do Sistema de Suporte à Decisão para outorga de recursos hídricos superficiais no estado da Bahia, incluindo uma estratégia de mapeamento e proposição de melhorias ao Processo de Análise Técnica de Outorga. Para a proposta de melhoria deste processo de trabalho, utilizou-se a abordagem BPM (Business Process Management), estruturando-se em quatro etapas metodológicas: Etapa 1: Levantamento da situação atual (AS-IS) e identificação das oportunidades de melhoria; Etapa 2: Redesenho de processos e subprocessos resultantes (TO-BE); Etapa 3: Verificação do modelo proposto e ajustes; e Etapa 4: Consolidação do Mapeamento de processos e subprocessos resultantes (TO-BE). Os resultados demonstraram que a maior parte das oportunidades de melhorias identificadas está relacionada com a possibilidade de automatização de tarefas com incorporação ao sistema
    computacional existente, o SEIA, aumentando a agilidade e confiabilidade do processo e diminuindo o tempo de análise e a possibilidade de erro humano. O modelo proposto representa possibilidade de ganhos em desempenho, produtividade e otimização das funções desempenhadas pelo quadro técnico do órgão gestor, visto que reduziu a quantidade de atividades manuais realizadas, fazendo com que o processo se torne mais rápido, simples e seguro. Além disso, este modelo apresentou inovações de metodologia e procedimentos na
    utilização de um SSD para outorga de corpos hídricos superficiais, considerando experiências de sistemas existentes e adaptando-o à realidade local.


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  • Decision Support Systems (DSS) are important tools that can be used in the management of water resources, especially in the analysis of water permits, as they are able to present solutions to complex problems in a short period of time. Although many Brazilian water agencies use DSSs to assist in the issuing of water permits, some of them do not use DSSs, or they are in the development or updating phases. The water agency of Bahia state uses two types of DSS to perform calculations and to store the information of water permits of surface
    water. However, these systems do not use secure storage software, do not generate information from their stored data, and do not interact with each other. In this context, this study proposes to update the water permit of surface water Decision Support System of Bahia state, including a mapping strategy and a proposal of improvements to the Technical Water Permit Analysis Process. We built the proposal using BPM (Business Process Management) organized in four methodological steps. Step 1: Survey of the current situation (AS-IS) and identification of opportunities for improvement; Step 2: Redesign of the resulting processes and sub-processes (TO-BE); Step 3: Verification of the proposed model and adjustments; and Step 4: Consolidation of the resulting processes and sub-processes (TO-BE). The results showed that most of the opportunities of improvement identified are related to the lack of tasks automation, that can be fixed through integration with the existing computer system, SEIA. This will increase the agility and reliability of the process and will decrease the analysis time and the possibility of human error. The proposed model also increases the performance and productivity, and optimizes some tasks performed by the technical staff of the water agency, since it reduces the amount of manual activities, making the process faster, simpler and safer. In addition, this model presents generic innovations in the methodology and procedures of a water permit of surface water DSS, considering experiences of existing systems and adapting it to the local reality.

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