Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO LESSA VALVERDE DE MIRANDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNO LESSA VALVERDE DE MIRANDA
DATA : 08/06/2022
LOCAL: PAF III Sala 303 Campos Universitário de Ondina

DAGÔ - Música e Pertencimento no Currículo Escolar: uma aproximação didática com a cultura afro-brasileira

claves, educação musical, ritmo, música afro-brasileira.

Esta pesquisa foi desenvolvida a partir do método bibliográfico baseada em: Munanga (2019), Leite (2017), Graeff (2014), Paul Gilroy (2012), entre outros. Tendo em vista o desafio do ensino e da fruição dos materiais musicais referentes à cultura do nosso país, especialmente os de matrizes africanas, venho refletindo sobre a educação musical brasileira, suas alterações, e a formulação de metodologias e procedimentos arte educativos contraditórios, como é o caso de diversas portarias (des)regulatórias para a área das artes. Deste modo, pretendo responder à questão da pesquisa: Como propor um processo de educação musical referenciado na cultura afro-brasileira na Rede Pública de Educação- RPE? O objetivo geral deste artigo é refletir sobre a música afro-brasileira e seus parâmetros, para o fortalecimento do ensino de música. Decorrente deste será pesquisada a cultura musical brasileira, investigando a africanidade presente em sua gênese; buscarei refletir sobre a música decorrente da diáspora negra no Brasil, despertando abordagens e recursos para a educação musical; considerarei a importância do corpo no processo de aprendizagem musical; e explorarei as inter-relações entre saberes e práticas musicais e de outras áreas. Diante esse desafio, apresentarei o caminho percorrido, no qual incluo o estudo das Claves Rítmicas e sua aplicabilidade na educação musical, e aspectos da cosmovisão africana para fruição da música afrodiaspórica, entre eles destaco a Complementaridade, a Circularidade, a Oralidade e o Movimento Corporal.

Presidente - 4182588 - ANGELO TAVARES CASTRO
Interno - 2575142 - CRISTIANO SEVERO FIGUEIRO