Banca de DEFESA: DAIANE GAMA ROCHA

DISCENTE : DAIANE GAMA ROCHA
DATA : 18/12/2020
LOCAL: plataforma virtual (resolução 01/2020 CAE)

Diálogos entre o Ensino de Teatro e as Metodologias Ativas para criação coletiva dramatúrgica na escola pública

Ensino de Teatro; Criação coletiva; Dramaturgia; Escola pública.

Este trabalho propõe a discussão de estratégias metodológicas utilizadas em sala de aula para criação coletiva do texto dramático, suas características e particularidades como modo de inserção dos estudantes no processo criativo e potencialização do processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de teatro. A pesquisa foi realizada nas aulas de Artes no Colégio Estadual Tereza Conceição Menezes, da rede estadual da Bahia com alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental. São tecidas articulações teórico-metodológicas com autores que pesquisam a relação entre Teatro e Educação, como Japiassu, Koudela e Reverbel, tendo como base metodológica principal os processos de criação coletiva desenvolvidos por meio dos jogos teatrais de Viola Spolin. Por fim, elucida-se uma experiência pedagógica articulada com as metodologias ativas para fortalecer o ensino de Teatro na escola pública. Como resultados, destacam-se a produção de um texto dramático coletivo, com o suporte da professora-dramaturg, as conexões estabelecidas entre os estudantes, com a escola e com a sociedade e as perspectivas de ampliação das bagagens culturais, fortalecendo vínculos e possibilitando um novo olhar para o processo de ensino e aprendizagem. O trabalho compreende um artigo científico, originário das atividades de pesquisa, acompanhado de memorial descritivo da investigação.

Presidente - 4215417 - GEORGE MASCARENHAS DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 3367289 - CILENE NASCIMENTO CANDA