POESIA NO JARDIM: LEI 10.639/03 E A POESIA ABOLICIONISTA DE CASTRO ALVES
Arte. Educação antirracista. Educação afrocentrada. Educação Decolonial. Lei 10.639/03. Poesia.
A sistematização desta proposta tem como objetivo principal a realização de uma experiência cênica a partir dos estudos de três poemas abolicionistas de Castro Alves: Vozes d’África, Navio Negreiro e a Canção do Africano, tendo como eixo central a Lei no 10.639/03 e sua aplicabilidade nas aulas de teatro da Escola Municipal Jardim das Margaridas. Os fundamentos que norteiam esta proposta se baseiam na Metodologia Triangular de Ana Mae Barbosa (1991), que compreende o conhecimento da arte como consequência da identificação e experimentação do objeto artístico a partir da tríade: ler, contextualizar e fazer. Discorre sobre a educação antirracista, decolonial e considera o pensamento do autor Renato Santos Junior (2010), sobre Afrocentricidade e educação como principais elementos de um currículo afrocentrado.