TRÂNSITO CRIATIVO ENTRE AS ARTES INTEGRADAS E SEUS CONTEXTOS HÍBRIDOS : Uma visão implícita da contextualização como elemento facilitador da leitura e interpretação do mundo
Artes integradas. Contextualização. Metodologias de ensino e aprendizagem. Mediação.
O objetivo deste trabalho é discutir a mediação no ensino da Arte e analisar processos decriação e crítica, apresentando alguns exemplos de práticas pedagógicas que integram mais de uma linguagem e a influência tecnológica na produção artística. Pautada na abordagem triangular, a discussão visa potencializar a Arte como fio condutor dos processos educacionais, compreendendo as linguagens artísticas, nas suas diversidades, de modo integrado. Portanto, busca-se ampliar o repertório cultural dos estudantes a partir do trânsito criativo entre as Artes integradas e suas formas híbridas, evidenciando contextos relacionados com temáticas fundamentadas nos Direitos Humanos. Por fim, analisa o potencial dessa proposta na formação docente, como método facilitador do processo de ensino eaprendizagem, refletindo a importância de uma escola democrática na contemporaneidade.