Um olhar sobre as manifestações culturais de São Francisco do Conde através da linguagem audiovisual e digital na escola
Identidade cultural. Escola. Audiovisual. Contexto digital. Abordagem Triangular.
O artigo apresenta os resultados de uma trabalho realizado no contexto escolar do ensino público em São Francisco do Conde (BA).O seu objetivo é discorrer a respeito da ampliação do olhar dos alunos do 8º ano do Centro Educacional Joaquim Alves Cruz Rios sobre as referências culturais do município na formação de suas identidades. Para isso, recorreu-se à linguagem audiovisual e sua interface digital, com ferramentas como o flipbook, o celular smartphone e a plataforma YouTube, fundamentando-se na Abordagem Triangular e discorrendo sobre os aspectos estéticos, criativos, pedagógicos e humanísticos. Como resultado, demonstra que a criação em Arte foi capaz de sensibilizar a percepção dos alunos no campo estético e cultural, despertando, assim, um outro olhar sobre a construção de suas identidades. Na conclusão reflete sobre a necessidade de, em São Francisco do Conde, erigir-se um ensino em Arte multi e intercultural, ressaltando os códigos culturais populares, negros e do Recôncavo Baiano