PERCURSOS E PROCESSOS EM TEATRO-EDUCAÇÃO:O BAILE DE DEUS MENINO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Teatro-Educação. Brincar. Escola Pública. Baile de Deus Menino. Cultura da Infância.
Esta proposta teve como objetivo dar continuidade à implementação do Baile de Deus Menino nas Escolas Públicas de Salvador, a partir do registro, sistematizado e adaptado em livro do Presépio ou Baile de Deus Menino: um Natal brasileiro da etnomusicóloga Lydia Hortélio. Através desta experiência criativa descrevo o percurso do projeto efetivado atrelado as minhas experiências como arte-educadora. Trata-se de uma narrativa que possui caráter investigativo para a ação reflexiva, articulação entre teoria e prática, a fim de proporcionar novos sentidos e significados ao próprio percurso formativo. Para tanto, a escuta das crianças e das suas comunidades em intersecção com os elementos cênicos do Presépio ou Baile de Deus Menino e a cultura das infâncias articularam processos curriculares potentes de teatro-educação, imersas no brincar nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A criança que abordamos neste trabalho é festejada, celebrada, revelada como configuração simbólica do corpo brincante.