Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLA FABIANA FERREIRA SANTOS SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARLA FABIANA FERREIRA SANTOS SILVA
DATA : 02/03/2020
LOCAL: ProfArtes UFBA

ANDARILHOS DA CULTURA: “O CAMINHO DA HISTÓRIA E CULTURA DA PRINCESA DO SERTÃO”

Caminhar; Educação; Feira de Santana; Metodologias Ativas

Esse trabalho propõe um estudo do uso do caminhar como instrumento educacional para a formação do cidadão feirense. E para isso, apresenta alguns princípios teóricos e práticos que possibilitaram a criação de uma proposta pedagógica elaborada com alunos do Ensino Médio no Colégio da Policia Militar CPM Diva Portela, em Feira de Santana, na Bahia Ba, no ano de 2019, resultado da pesquisa desenvolvida para o Programa de Mestrado Profissional em Artes ProfArtes da Universidade Federal da Bahia UFBA. Nele foram utilizadas técnicas da metodologia ativa de ensino, que possibilitaram a “caminhada” e o seu registro por meio fotografias e mapas retratando o desbravamento da cidade pelo olhar dos estudantes durante as aulas de Artes. O projeto foi desenvolvido em uma turma de primeiro ano do ensino médio e teve como embasamento teórico para a criação das suas trilhas de aprendizagem, a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa e a Técnica do Painel Integrado, como forma de ensino, resgate e valorização da cultura, a arte e a história do município.

Interno - 758.183.100-00 - CLÁUDIA ELISIANE FERREIRA DOS SANTOS - UEFS
Interno - 2091873 - LEONARDO JOSE SEBIANE SERRANO