ANDARILHOS DA CULTURA: “O CAMINHO DA HISTÓRIA E CULTURA DA PRINCESA DO SERTÃO”
Caminhar; Educação; Feira de Santana; Metodologias Ativas
Esse trabalho propõe um estudo do uso do caminhar como instrumento educacional para a formação do cidadão feirense. E para isso, apresenta alguns princípios teóricos e práticos que possibilitaram a criação de uma proposta pedagógica elaborada com alunos do Ensino Médio no Colégio da Policia Militar – CPM Diva Portela, em Feira de Santana, na Bahia – Ba, no ano de 2019, resultado da pesquisa desenvolvida para o Programa de Mestrado Profissional em Artes – ProfArtes da Universidade Federal da Bahia – UFBA. Nele foram utilizadas técnicas da metodologia ativa de ensino, que possibilitaram a “caminhada” e o seu registro por meio fotografias e mapas retratando o desbravamento da cidade pelo olhar dos estudantes durante as aulas de Artes. O projeto foi desenvolvido em uma turma de primeiro ano do ensino médio e teve como embasamento teórico para a criação das suas trilhas de aprendizagem, a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa e a Técnica do Painel Integrado, como forma de ensino, resgate e valorização da cultura, a arte e a história do município.