Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCILENE DOS SANTOS COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCILENE DOS SANTOS COSTA
DATA : 20/04/2020
LOCAL: videoconferência

IDENTIDADE CULTURAL E O FUNK: UM PROCESSO CRIATIVO EM TEATRO COM JOVENS E ADOLESCENTES NA ESCOLA.

Palavras - chave: Teatro. Jogos dramáticos. Escola. Funk.

Este artigo foi desenvolvido no programa de Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES ). A pesquisa é uma proposta pedagógica em teatro se utilizando do funk brasileiro e das identidades culturais como elemento para o processo criativo teatral. Realizado em uma escola da rede pública do município de Anguera – BA. Foi feita uma análise do contexto social e compreensão das identidades culturais de um grupo de adolescentes por meio dos jogos dramáticos, utilizando como pretexto as letras de músicas do estilo musical funk brasileiro para criação de cenas teatrais voltada para o método dos pesquisadores em teatro , Viola Spolin, Augusto Boal e Ingrid Koudela. O presente artigo tem como objetivo geral a partir da pergunta geradora: “Como o processo de ensino e aprendizagem por meio da encenação teatral baseados em letra da música do  funk pode contribuir para reflexão do contexto social do educando e para compreensão da suas “identidades culturais”?

Presidente - 1809725 - FABIO DAL GALLO
Interno - 2561662 - LUIZ CLAUDIO CAJAIBA SOARES