Uma proposta metodologica para o ensino de musica no ensino fundamental II: uma experiencia que deu certo
musical, modelo cdg, ensino escolar
Esse trabalho apresenta o plano de desenvolvimento de uma proposta pedagógica para o ensino de música a ser desenvolvido com alunos do 9º ano da Escola Municipal Campinas de Pirajá, localizada na cidade do Salvador, no estado da Bahia. O objetivo principal do mesmo é descrever o processo de construção de um Musical como uma possibilidade pedagógica para o desenvolvimento sócio-cultural e a aquisição de conhecimento musical discente. Neste sentido, a proposta visa aproximar o estudante da música, por meio do Musical, por considerar que nesse gênero estão presentes elementos musicais e diversas linguagens artísticas que possibilitarão explorar a expressão musical e corporal discente nas séries finais do Ensino Fundamental II, período que continua sendo de grande plasticidade neurológica e, consequentemente, de profundas e duradouras fixações. A proposta além de considerar argumentações da literatura acerca de Musicais e da contação de histórias, tem como fundamentação o Modelo Teórico Musicopedagógico Cante e Dance com a Gente (CDG), elaborado por Helena Nunes.