Construindo a Identidade Cultural em distritos da Bahia
Identidade Cultural; Distrito; Tradição; Resistência; Ensino de Artes.
O artigo analisa o projeto Construindo a Identidade Cultural em distritos da Bahia, que promoveu ações aos estudantes da rede pública de ensino que participaram como público e produtores culturais. A ideia surgiu com a experiência vivida no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento do Saber, localizado no distrito de Caípe de cima da cidade de São Francisco do Conde/BA, considerando as mudanças sociais ocorridas por intermédio das novas políticas, religiões e tecnologias. Com base na proposta triangular de Ana Mae Barbosa, na importância da arte como experiência conceituada por John Dewey e na visão geográfica de Milton Santos, o projeto sugeriu a construção processual por oportunidades oferecidas no ambiente escolar que muitas vezes não são pertinentes a outro ambiente. O artigo sugere motivar outros docentes no auxílio da formação da identidade cultural de alunos da rede pública de ensino localizada em distritos que cursam o Ensino fundamental II, o qual representa uma faixa etária abrangente em experiências culturais, norteando vivências que podem delimitar uma identidade cultural. O artigo apresenta uma preocupação com os valores tradicionais e demonstra experimentações bem sucedidas. Considerando que aspectos gerados pela globalização influenciam a formação da identidade cultural, propõe que a escola deve orientar e exibir elementos que fortaleçam o sentimento de pertencimento de cada cidadão, ao ponto de fazer com que batam no peito e digam: “Eu sou a minha cidade!”.