Banca de QUALIFICAÇÃO: DAIANE GAMA ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DAIANE GAMA ROCHA
DATA : 15/04/2020
LOCAL: Plataforma digital - skype

CRIAÇÃO COLETIVA NA ESCOLA PÚBLICA: ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO DRAMATÚRGICA NO ENSINO DE TEATRO

Teatro-Educação, dramaturgia, criação coletiva, ensino de teatro.

Essa pesquisa discute as estratégias metodológicas adotadas na disciplina Teatro em uma escola pública de Salvador. O objetivo foi identificar disparadores para a criação coletiva de um texto dramático como caminho metodológico para o ensino do teatro. A investigação foi realizada ao longo de três meses, no Colégio Estadual Tereza Conceição Menezes, com a participação de 245 alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II. Durante as aulas de teatro, os alunos entraram no universo teatro, através de metodologias de criação coletiva. A investigação, de natureza qualitativa, tem como base metodológica a abordagem da prática como campo de conhecimento. Ao longo do processo, foram realizados experimentos em que os elementos constitutivos do teatro foram abordados, com foco particular na criação dramatúrgica, utilizando-se os jogos teatrais proposto por Viola Spolin, Augusto Boal, Olga Reverbel e das metodologias ativas. Como resultados, o trabalho permitiu observar o papel relevante do teatro na educação, como agente transformador dos sujeitos e como aporte para trabalhos interdisciplinares contribuindo para a leitura, a escrita e a interpretação de textos.  Realizada uma reflexão sobre a importância da construção dramatúrgica coletiva na escola, onde várias vozes ecoam em busca de uma escuta afetiva. Além, disso, a pesquisa gerou, como produto, um texto dramático constituído através das narrativas de si, a partir de um processo de criação colaborativo, em que estão presentes as várias vozes existentes da sala de aula.

Palavras – chaves: Teatro-Educação, dramaturgia, criação coletiva, ensino de teatro.

Presidente - 4215417 - GEORGE MASCARENHAS DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 3367289 - CILENE NASCIMENTO CANDA