TERSER CORPO, UM CAMINHO COM O MOVIMENTO AUTÊNTICO
PARA FORMAÇÃO CIDADÃ.
Ensino Médio Integrado a Educação Profissional; Movimento Autêntico; Masculinidades.
Este artigo apresenta uma série de reflexões que resultaram em um projeto de pesquisa de mestrado profissional cujo objetivo é pensar sobre caminhos da Educação Somática como um campo interdisciplinar que se interessa pela consciência do Soma (Hanna, 1995) a partir do movimento. O caminho que o projeto propõe parte do oferecimento de uma vivência a estudantes do Ensino Médio integrados à Educação Profissional capaz de permitir a esses uma descoberta pessoal, investigando seus próprios movimentos e suas sensações, colaborando na elaboração de identidades, como pessoas íntegras. A proposta é utilizar estímulos básicos da abordagem relacional conhecida por Movimento Autêntico (MA) na tessitura desses muitos indivíduos dos cursos de Informática e Edificações, que são, em grande parte, do gênero masculino e, assim, trazer e tratar pedagogicamente suas questões individuais diante do ser e estar no mundo.