A OBRA DE MESTRE DIDI COMO MEDIAÇÃO ARTÍSTICO-PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
Mestre Didi, Mediações artístico-pedagógicas, Educação antirracista.
O presente estudo apresenta o registro de uma experiência pedagógica, concebida
através da apreciação e análise das obras do Mestre Didi, realizada na Escola Municipal
Eraldo Tinoco Melo, localizada no bairro da Sussuarana em Salvador. Com o objetivo
de construir repertório para uma educação antirracista, através de linguagens criativas e
de exercícios do autoconhecimento na valorização das origens afrodiapóricas, primando
pela desconstrução de formas de preconceitos e a promoção do direito à alteridade para
os jovens e adultos que contemplam a modalidade de ensino da EJA nesta instituição.
Esta iniciativa parte da necessidade de viabilizar, na prática docente, mediações
pedagógicas que dialoguem com currículo escolar, com as competências na área de Arte
e suas perspectivas transdisciplinares, capazes de promover os valores que estruturam as
dinâmicas das comunidades afro-brasileiras.
A temática abordada nesta pesquisa carrega em sua essência a importância da produção
artística de Mestre Didi como possibilidades didáticas capazes de expressar o universo
de valores e linguagens afrocentradas através do seu conteúdo informativo, destacando
os aspectos da religiosidade presentes em suas obras e a sua trajetória como importante
representante da cultura nacional.