Banca de QUALIFICAÇÃO: JAMILE DA CRUZ E JESUS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JAMILE DA CRUZ E JESUS
DATA : 16/06/2023
LOCAL: Remota

“É PRECISO ESTAR ATENTO E FORTE...”

Os desafios enfrentados por um curso de teatro on-line, em contexto pandêmico, com alunos da Educação para Pessoas Jovens e Adultas, de Euclides da Cunha-Bahia

Teatro; Educação para Pessoas Jovens e Adultas (EPJA); CEAXSS; Pandemia Covid-19; Ensino remoto.

O presente trabalho tem como principal objetivo refletir sobre os entraves enfrentados por um curso de teatro on-line, em meio a um cenário pandêmico, para alunos da Educação para Pessoas Jovens e Adultas (EPJA) do Colégio Antonieta Xavier Siqueira Santos (CEAXSS), do município de Euclides da Cunha, no Semiárido Baiano. Para tanto, fomos norteados pela linha de pesquisa Processos de ensino e aprendizagem de criação e produção em artes, a partir da metodologia de pesquisa-ação. Outra finalidade da pesquisa é discutir sobre o trabalho teatral e a produção de um material embrionário, que teve como base a vida da escritora Carolina Maria de Jesus. A proposta se desenvolveu entre os meses de agosto a dezembro de 2021, no CEAXSS, inicialmente com cinco estudantes de uma sala remota de quarenta e dois alunos, sendo concluindo com três mulheres adultas, pobres, duas com filhos e todas atravessadas pela semelhança de suas vidas com a de Carolina Maria de Jesus, principalmente no que tange ao aspecto educacional e à luta pelo acesso a uma educação de qualidade. Além desses pontos, o estudo traz uma breve trajetória histórica da cidade de Euclides da Cunha-Bahia e sua dinâmica cultural, sendo contextualizado o  ambiente onde esses sujeitos estudaram antes da deflagração da pandemia do Covid-19. Trata-se de uma pesquisa com a proposta de dialogar sobre a situação desses seres com a arte, pensando sobre os caminhos percorridos para driblar as limitações ampliadas pela pandemia, a exemplo da falta de acesso ao mundo digital. Leva-se em consideração o interesse em investigar a carência e o abismo que ainda existe entre os estudantes da EPJA e o acesso real à produção de teatro. O objetivo foi alcançado, na medida em que foi possível promover no grupo de alunas e alunos as diferentes experiências, ampliando a compreensão sobre a importância da arte no cotidiano e na formação cidadã.

Presidente - 2324589 - MARILDA DE SANTANA SILVA
Interno - 2561662 - LUIZ CLAUDIO CAJAIBA SOARES