Banca de QUALIFICAÇÃO: VINICIUS SENA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VINICIUS SENA DOS SANTOS
DATA : 14/04/2023
LOCAL: MEIO DIGITAL

PAM PAM RAM RAM PAM PAM: O RITMO DO PAGODE BAIANO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DO TEATRO

ensino do teatro, pagode baiano, processos de criação.

Esse trabalho tem como objetivo identificar possíveis contribuições da experimentação do ritmo do pagode baiano como ferramenta metodológica para o ensino-aprendizagem do teatro, no sentido de discutir algumas relações entre cultura e teatro-educação no que tange aos elementos contemporâneos dessa manifestação cultural no contexto da sala de aula. Interessa saber de que modo o pagode, em sua estrutura rítmica e referencial melódico e corporal  pode contribuir para o ensino do teatro, considerando o contexto sociocultural dos participantes.Com abordagem etnográfica, a pesquisa se constituiu pela observação e discussão dos comportamentos dos participantes e assimilação dos princípios da linguagem teatral durante a experimentação de jogos e exercícios teatrais criados ou adaptados em torno dos elementos rítmicos do pagode baiano. A pesquisa foi realizada no período de maio a agosto de 2022, na Escola municipal Maria de Lourdes Seixas, na zona rural de São João da Mata (BA), com participação de 19 estudantes de 13 a 15 anos, do 9º ano do Ensino Fundamental. Ao aproximar as aulas de teatro de um fenômeno cultural familiar aos participantes, a experimentação do ritmo do pagode baiano como ferramenta metodológica para o ensino do teatro contribuiu para compreender como o teatro pode ser um agente transformador da realidade sócio-cultural dos participante, abrindo novas possibilidades cênicas e estabelecendo novos dialogo a partir do contexto cultural.

Presidente - 4215417 - GEORGE MASCARENHAS DE OLIVEIRA
Interna - 2324589 - MARILDA DE SANTANA SILVA