Banca de DEFESA: DANILO CRISTIANO PINTO ORMONDE

DISCENTE : DANILO CRISTIANO PINTO ORMONDE
DATA : 22/03/2023
LOCAL: IHAC

Navegando na Cultura do Velho Chico: uma proposta de ensino de Arte para o Ensino Médio

Ensino de Arte, Cultura Regional, Modelo Teórico CDG, Educação Básica, Território de Identidade Velho Chico.

O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa-ação que teve como objetivo geral sistematizar uma proposta pedagógica para o ensino da Arte, em turma do Ensino Médio, com o foco nas expressões musicais e poéticas regionais e locais do Território de Identidade do Velho Chico. O locus da experiência foram as turmas de estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Tiradentes, situado em Oliveira dos Brejinhos – BA. Fundamentado no Modelo Teórico Cante e Dance com a Gente (Nunes, 2020), a proposta possui três pilares: Contextualização, Representação e Socialização. Como produto artístico, foi realizado o espetáculo chamado “Zezin Siriema: navegando pela cultura do Velho Chico” tendo como base um repertório com características regionais. Como resultado pedagógico esse trabalho despertou no estudante o sentido de pertencimento e valorização de sua própria cultura a partir de suas vivências, crenças, valores e memórias; potencializou seu protagonismo na construção de seu próprio conhecimento e sua prática artística; e, favoreceu sua relação com o outro, colegas, professores, artistas, público e sociedade, contribuindo para a constituição de sua subjetividade e identidade.

Presidente - 3420278 - JAQUELINE CAMARA LEITE
Interno - ***.570.595-** - EUDES OLIVEIRA CUNHA - IFBA