Banca de QUALIFICAÇÃO: RICARDO RIBEIRO DA CRUZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RICARDO RIBEIRO DA CRUZ
DATA : 10/10/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Virtual - Googlemeet
TÍTULO:

A OBRA DE MESTRE DIDI COMO INTERVENÇÃO
PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chaves: Mestre Didi, Intervenções artístico-pedagógicas, Educação antirracista.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

O presente estudo apresenta o registro de uma experiência pedagógica, concebida através
da apreciação e análise das obras do Mestre Didi, realizada na Escola Municipal Eraldo
Tinoco Melo, localizada no bairro da Sussuarana em Salvador. Com o objetivo de construir
repertório para uma educação antirracista, através de linguagens criativas e de exercícios do
autoconhecimento na valorização das origens afrodiapóricas, primando pela desconstrução
de formas de preconceitos e a promoção do direito à alteridade para os jovens e adultos que
contemplam a modalidade de ensino da EJA nesta instituição.
Esta iniciativa, parte da necessidade de viabilizar, na prática docente, intervenções
pedagógicas que dialoguem com currículo escolar, com as competências na área de Arte e
suas perspectivas transdisciplinares, capazes de promover os valores que estruturam as
dinâmicas das comunidades afro-brasileiras. Estas intervenções convergem para construção
de um pensamento crítico em torno das tensões implicadas no atual contexto educacional e
se contrapõe ao pensamento hegemônico imposto por uma cultura eurocentralizada para
aquisição e elaboração do conhecimento.
A temática abordada nesta pesquisa carrega em sua essência a importância da produção
artística de Mestre Didi como instrumento cultural da memória coletiva, destacando os
aspectos da religiosidade afro-brasileira presentes em suas obras e a sua trajetória como
importante representante da cultura nacional. Esses argumentos, serviram como um fio
condutor para explorar cenários e visões relacionados à cultura afro-brasileira, permitindo
recriar procedimentos artístico-metodológicos que envolveram estudantes, colegas
docentes, funcionários e a comunidade.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1566443 - PAOLA BARRETO LEBLANC
Interna - 2724512 - LAURA CASTRO DE ARAUJO
Externo à Instituição - TÁSSIO FERREIRA SANTANA
Notícia cadastrada em: 16/12/2022 09:39
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA