MUSEU VIRTUAL ENQUANTO DISPOSITIVO DE ACESSO E APROPRIAÇÃO
DE (RE)CRIAÇÕES ARTÍSTICO-PEDAGÓGICAS PELAS COMUNIDADES EDUCATIVAS
Experiência educativas; Memória; Museu Virtual; Processo
artístico-pedagógico.
Esta investigação buscou compreender o museu virtual enquanto dispositivo de
acesso e apropriação de (re)criações artístico-pedagógicas pelas comunidades
educativas, tendo como campo empírico a Escola Estadual Visconde de Itaparica,
em Salvador (BA). Para tal busca, foi proposta a seguinte questão orientadora:
Como possibilitar “tecnologias de cuidado” para com as produções artístico-
pedagógicas compostas no ‘’chão da escola’’, a fim de tanto mantê-las vívidas e
abertas quanto propiciar acessibilidade dessas produções para as diversas
comunidades educativas? O estudo foi apoiado nas abordagens qualitativas, tendo
como método o fenomenológico. Para o seu desenvolvimento, foram selecionados
31 estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental II, frequentantes das aulas de Arte
e regularmente matriculados na referida escola para que fossem vivenciadas
entrevistas semiestruturadas e observação participativa de rodas de conversa com
estudantes sobre a materialização da experiência deles em Arte e produção de
pinturas que manifestassem suas experiências. Como resultado, obtivemos a
criação do nosso museu virtual "Tudo Nosso”: Museu de Produções Artístico-
pedagógicas Contemporâneas, o qual atuará enquanto uma plataforma digital que
agregue grande parte das produções artístico-pedagógicas realizadas pelos
estudantes, fomentando o acesso a essas produções pela comunidade escolar
(professores, coordenação pedagógica, pais, estudantes, gestão, técnicos etc.).