Banca de QUALIFICAÇÃO: ARNULFO JOSÉ PRAZERES CRUZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ARNULFO JOSÉ PRAZERES CRUZ
DATA : 30/11/2022
LOCAL: Remoto - Meet

O  exercício da cidadania digital do campesino valenciano, mediado pela arte- educação

arte/educação, cidadania digital, educação do campo

O projeto de pesquisa objetiva aprofundar os estudos sobre as relações dos estudantes campesinos com sua cultura e sua arte, através das tecnologias digitais de comunicação e informação (TDIC), visando o fortalecimento de suas identidades, territorialidade e função social. Os laços estreitaram-se às raízes campesinas por meio do audiovisual, tornando possível refletir sobre os impactos da arte-educação na função social do campo na zona rural de Valença na Bahia. Para realização do projeto serão utilizadas as pesquisas etnográficas interpretativas e críticas. O campo teórico escolhido versou especialmente a partir de Cezar Migliorin, Andréa Bertoletti, Keesing e Strathern, Marés, Maria Gohn, Ana Mae Barbosa, Milton Santos, Célia Xakriabá entre outros. A metodologia consistiu em um levantamento bibliográfico usando descritores como Arte-educação, Cidadania Digital e Educação do Campo. A relação com as mídias digitais vem se ampliando com a aquisição de plataformas móveis no ambiente campesino, o que leva a uma necessidade de criticidade e consciência no uso das TDIC. Desta forma, a união da arte-educação e as TDIC configuram um cenário potencialmente colaborativo para atender as reais necessidades do campesino no ciberespaço.

Presidente - 1566443 - PAOLA BARRETO LEBLANC
Interna - 1680124 - KARLA SCHUCH BRUNET