O PROTAGONISMO DO SER: CAMINHOS DE EXPERIMENTAÇÃO E ENTRECRUZAMENTOS DAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS NAS AULAS DE ARTES PARA A FORMAÇÃO DOS ESPETÁCULOS ESCOLARES
Ensino de Artes; Espetáculos escolares; Arte educação
Este trabalho é parte do texto a ser apresentado como produto final do Curso de Mestrado Profissional em Artes, e consiste na reflexão acerca da importância do ensino das linguagens artísticas (Música, Teatro, Dança e Artes Visuais) como potencializadores do processo criativo e protagonismo dos alunos para a formação dos Espetáculos Escolares. A pesquisa foi classificada como Estudo de Caso, onde foram analisadas as atividades arte educacionais desenvolvidas nas turmas dos Anos I, II e III do Ciclo da Infância II, da Escola Parque Municipal Ineny Nunes Dourado, associadas à técnicas arteterapêuticas, permitindo aos alunos que explorassem os materiais artísticos, suas expressões corporais, cênicas e musicais, no intuito de que cada indivíduo exteriorizasse seus talentos, criatividade, e sentimentos, possibilitando a liberdade de construir seus caminhos artísticos com segurança e autoconfiança. Até o momento, foram realizadas a Revisão Bibliográfica do tema principal e dos temas circundantes, a descrição da Metodologia e procedimentos e parte do levantamento quantitativo de dados.