Banca de QUALIFICAÇÃO: EMILIA SILVA DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EMILIA SILVA DE SOUSA
DATA : 25/07/2022
LOCAL: Plataforma Meet: meet.google.com/fmu-zfay-nwp

Compor no Curso Técnico em Instrumento Musical: uma proposta pedagógica

composição musical; curso profissionalizante; proposta pedagógica.

Por meio deste trabalho será apresentado o plano de desenvolvimento de uma proposta pedagógica a ser desenvolvida em um Curso Técnico em Instrumento Musical, que visa promover a articulação e a contextualização de conteúdos musicais, através da produção de composição discente. Com base em situações de aprendizagem que evidenciam a desarticulação dos conteúdos desenvolvidos durante o curso, e  a baixa autoestima dos estudantes quando convidados a compor uma melodia, desenvolvi algumas estratégias, de maneira empírica, no período de 2012 a 2019, na tentativa de mudar essas situações no Curso Técnico em Instrumento Musical do Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes, localizado em Salvador, o qual atuo como docente há quinze anos. Então, esta proposta pedagógica reflete essa experiência vivenciada, todavia, desta vez as estratégias serão sistematizadas e terão como ponto de partida a seguinte questão-problema: é possível articular e contextualizar conteúdos musicais através da produção de composições? Com o intuito de sistematizar esta experiência, escolhi transformá-la em um objeto de pesquisa, tendo como objetivo geral articular e contextualizar conteúdos musicais através da produção de composições. Sendo os seguintes objetivos específicos:[1] contribuir com novos procedimentos pedagógicos a partir da articulação de conteúdos musicais; [2] analisar o desenvolvimento do processo criativo discente, resultante da produção de composições; [3] desenvolver e potencializar habilidades e competências discentes através da produção de composições; [4] incentivar o desenvolvimento da autoestima discente.

Interno - ***.570.595-** - EUDES OLIVEIRA CUNHA - IFBA
Externa à Instituição - TAIS DANTAS DA SILVA - UEFS