Banca de QUALIFICAÇÃO: HELENISE DA CRUZ CONCEIÇÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HELENISE DA CRUZ CONCEIÇÃO
DATA : 25/07/2022
LOCAL: Plataforma Meet: meet.google.com/pxt-xrrh-qni

Jogando e aprendendo: uma proposta para o ensino de teclado em grupo para adultos iniciantes

Adultos; Ensino de Teclado; Jogos.

Através desse trabalho, venho apresentar o plano de desenvolvimento de uma proposta pedagógica, que tem por base jogos musicais, para ser desenvolvido no componente Teclado 1, pertencente a matriz curricular do Curso Profissionalizante de Instrumento do Centro Estadual de Educação Profissional em Música (CEEP em Música), localizado na cidade do Salvador, no estado da Bahia. A proposta além de considerar argumentações da literatura acerca do ensino de instrumento musical para adultos iniciantes (MASSON,1999; COSTA, 2004; REBOUÇAS, 2012; DIAS, 2016; BRAGA, 2016), ensino coletivo de instrumento musical (OLIVEIRA, 2018; SANTOS e SANTOS, 2019; SANTOS, 2007; MONTANDON, 2006; SILVA, SANTOS e AMUI, 2020; CRUVINEL, 2009; TOURINHO, 2018; DANTAS, 2010; STERVINOU, 2014); e do jogo como ferramenta pedagógica  (KISHIMOTO, 1999; GUIA e FRANÇA, 2005; HUIZINGA, 2007), vem como resposta a um questionamento: Como auxiliar os estudantes que estão iniciando o estudo do instrumento teclado, na fase adulta, considerando que os mesmos, por desempenharem atividades laborais não dispõem de muito tempo para estudar e não tem histórico de uma prática musical sistematizada? Este questionamento surgiu como busca de possibilidade pedagógica para o público que ministro aulas de teclado. Destaco que o perfil dos estudantes que procuravam o CEEP em Música (campo de investigação desta pesquisa), há alguns anos era de músicos que já tocavam, inclusive já eram profissionais, e tinham o objetivo de desenvolver algumas habilidades que eles não tinham, a exemplo da leitura e da escrita musical. Com o passar do tempo este perfil foi mudando e atualmente os estudantes que buscam o CEEP em Música são, em sua maioria, pessoas que não são músicos, não tiveram a prática musical sistematizada, estão voltando a sala de aula, estão inseridos no mercado de trabalho e consequentemente tem um tempo reduzido para se dedicar aos estudos. Além do perfil descrito, esses estudantes passaram pela pandemia de covid-19 e forçosamente foram privados do convívio social e de volta a esta relação estão enfrentando a violência urbana, medo de contaminação, desemprego, desanimo e luto. Assim, o objetivo geral da pesquisa é elaborar jogos pedagógicos musicais, como possibilidade pedagógica para a aprendizagem inicial de adultos no instrumento teclado e os objetivos específicos são: verificar as contribuições da utilização dos jogos pedagógicos musicais na aprendizagem inicial de teclado para adultos e utilizar os jogos pedagógicos musicais no ensino inicial do teclado, como uma ferramenta lúdica para promover uma aprendizagem prazerosa.

Interna - ***.183.100-** - CLÁUDIA ELISIANE FERREIRA DOS SANTOS - UEFS
Externa à Instituição - MÔNICA CAJAZEIRA SANTANA VASCONCELOS - UEFS