Massive Open Online Courses (MOOC): Um estudo de caso da Plataforma de Cursos Livres On-line (Clon) da Uneb
Educação a Distância. MOOC. Variáveis atitudinais.
Esta dissertação de mestrado tem por objetivo caracterizar a Plataforma Clon,
analisando as percepções de facilidade e utilidade dos cursistas, através da escala
E-ATAD. Buscou-se, nesse percurso, identificar o perfil dos cursistas dos Cursos
Livres On-line (Clon) da Universidade do Estado da Bahia; caracterizar a Clon como
uma plataforma desenvolvida com a tecnologia MOOC; detectar a facilidade de uso
da Plataforma; e verificar a percepção de utilidade da referida plataforma para os
cursistas, a fim de responder a questão de investigação proposta: Como se
configura a Plataforma de Cursos Livres On-line (Clon), da Uneb, e qual a percepção
dos cursistas em relação as variáveis atitudinais de facilidade e utilidade, a partir da
Escala de Atitudes Sobre Treinamento a Distância – E-ATAD? No que concerne ao
percurso metodológico optou-se pela realização de um estudo de caso único da
Plataforma de Cursos Livres On-line – Clon da Uneb. O estudo de caso se
configurou como estudo descritivo de abordagem qualitativa que triangulou dados da
pesquisa bibliográfica; pesquisa documental; pesquisa de campo, com aplicação de
um questionário que incluía a escala E-ATAD, já validada; entrevista; e observação
participante. Como principal resultado, observou-se a Plataforma Clon, elaborada em
Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, pode ser tipificada, em função das suas
características, como xMOOC e que, em relação a facilidade e a utilidade de uso da
Plataforma na opinião dos cursistas, a facilidade supera a utilidade, sendo menos útil
na preparação para o trabalho em equipe (62,5%)