Banca de DEFESA: DANIELA SILVA DOS SANTOS

DATA : 16/12/2021
LOCAL: Videoconferência

Diferenças de expectativas no âmbito da Auditoria do SUS/BA

Auditoria do SUS; Expectation Gap; Diferenças de Expectativa em Auditoria.

O presente estudo teve por objetivo identificar como as diferenças de expectativas entre auditores e atores que integram o Sistema de Governança e Gestão da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) podem afetar a utilidade dos relatórios produzidos pela Auditoria do Sistema Único de Saúde do Estado da Bahia (SUS/BA). As diferenças de expectativas é um tema que emergiu na auditoria contábil independente, cuja intenção era identificar as diferenças de expectativas entre o que o público (usuários) espera de uma auditoria e o que os profissionais de auditoria entendem que seja seu papel. Existe um expressivo número de estudos que apontam a existência de diferenças relevantes de expectativas na área privada. Entretanto, na área pública, há, ainda, uma lacuna de trabalhos acadêmicos sobre essa abordagem teórico-metodológica, o que justifica a relevância deste trabalho. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado por meio de análise documental e entrevistas, elaboradas com base na definição de categorias de análise identificadas na literatura explorada, mas observando sua aplicabilidade na organização pública selecionada. Utilizando a técnica de análise de conteúdo de Bardin, foi feita a triangulação dos dados, considerando os documentos analisados e as narrativas dos dois grupos de atores envolvidos, com o suporte da base teórica que sustentou o estudo. Os resultados apontaram para existência de lacunas em diversos aspectos, sendo mais expressiva em relação ao propósito da auditoria, ao desempenho em auditoria e quanto à responsabilidade do auditor; por sua vez, não se mostrou relevante em relação ao produto da auditoria. Sobre o aspecto da independência do auditor, observou-se uma convergência entre as percepções dos dois grupos estudados. Conclui-se que as diferenças identificadas podem afetar a utilidade dos relatórios no que se refere a sua credibilidade e aproveitamento das informações pelo Sistema de Governança e Gestão do SUS/BA, com vistas a agregar valor à qualidade da gestão da instituição e à satisfação do cidadão quanto ao retorno de suas demandas. Diante das causas registradas para a existência das lacunas, apresenta-se uma agenda propositiva apontando ações que podem colaborar para a sua redução. Nesse sentido, acredita-se que o estudo contribua para reduzir as diferenças de expectativa na instituição, sendo essa uma implicação prática da pesquisa; do mesmo modo, acredita-se que a pesquisa tenha uma implicação teórico-empírica na medida em que contribui para o debate.

Presidente - 1678057 - ELIZABETH MATOS RIBEIRO
Externo ao Programa - 773.668.913-04 - FRANCISCO MARTON GLEUSON PINHEIRO - UNEB