Fatores influenciadores na adoção e infusão do Moodle por docentes na Universidade Federal da Bahia.
Adoção e Infusão de Tecnologia, Moodle, Docentes.
A presente pesquisa teve como objetivo identificar quais são os fatores que influenciam a adoção e infusão do Moodle pelos docentes da UFBA. O estudo teve por base o Modelo teórico da Adoção e Infusão do AVA, no qual as variáveis: Expectativa de desempenho, Expectativa de Esforço, Influencia Social, Qualidade da Informação e Condições Facilitadoras, como influenciadoras do Uso e o Uso como variável influenciadora da Continuidade do Uso. Para operacionalização do trabalho foi analisada a influência das dimensões da adoção em relação ao uso do Moodle e, posteriormente, a influência sobre a infusão/continuidade do uso. A amostra do estudo corresponde a 455 docentes da UFBA que utilizaram o Moodle antes e depois do SLS – semestre letivo suplementar. Os dados obtidos receberam tratamento estatísticos em duas etapas. Na primeira foram empregados testes estatísticos para a validação do instrumento, que precisou ser adaptado ao público alvo, e na qual foram realizados os testes de análise fatorial, KMO, Esferecidade de Bartlett e Alpha de Conbrach. Na segunda etapa, foram realizadas análises descritivas dos dados da amostra e a análise regressão, para testagem das hipóteses. As hipóteses que previam haver influência das dimensões da adoção do Moodle sobre a variável Uso foram rejeitadas. Todavia, foram encontradas influências positivas das variáveis Expectativa de Desempenho, Expectativa de Esforço, Influencia Social e Qualidade da Informação em relação à Continuidade do uso. Por fim, apesar das variáveis não apresentarem influência em relação ao Uso, os achados da pesquisa podem contribuir para a teoria na medida em que foram identificadas influências sobre a Continuidade do uso do Moodle no contexto pesquisado.