Banca de DEFESA: ANTÔNIO PINHEIRO CAIRES

DISCENTE : ANTÔNIO PINHEIRO CAIRES
DATA : 03/12/2021
LOCAL: Videoconfêrencia

UMA ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DE CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS EMPREENDEDORAS EM DISCENTES DOS CURSOS DO IFNMG.

Empreendedorismo. Características Comportamentais Empreendedoras. Modelo de McClelland.

O objetivo principal desta pesquisa é identificar e analisar as características comportamentais empreendedoras dos estudantes do Instituto Federal do Norte de Minas - IFNMG. Os resultados foram comparados aos resultados obtidos em outros estudos correlatos realizados sobre o tema da pesquisa. Quanto a natureza trata-se de uma pesquisa aplicada com objetivo descritivo. A amostra é composta pelos discentes dos cursos técnicos e cursos superiores do IFNMG. Foi realizada a análise quantitativa das respostas obtidas. Os resultados apontam que os estudantes possuem as dez características analisadas e que entre essas características mais desenvolvidas entre alunos dos cursos técnicos e cursos superiores foram, Busca de Oportunidades e Iniciativa e Comprometimento. Com relação às características menos desenvolvidas nesse grupo pesquisado, observa-se Persistência e Estabelecimento de Metas entre alunos dos cursos técnicos e Persistência e Correr Riscos Calculados entre alunos dos cursos superiores. As pontuações obtidas na classificação das características comportamentais desse estudo apontam similaridades aos demais estudos correlatos. Por meio dos testes de hipóteses, CCEs versus períodos, e correlação cruzadas desses dados analisou-se a capacidade do ensino do empreendedorismo em elevar as características comportamentais desses alunos. Os resultados demostraram uma correlação positiva fraca e insignificante, o que sugere que a instituição de ensino não teria capacidade de elevar as características comportamentais empreendedoras dos seus discentes por meio do ensino do empreendedorismo. Espera-se que os resultados contribuam para a discussão e revisão da forma como o ensino do empreendedorismo tem sido conduzido pela instituição. É preciso que novas pesquisas, envolvendo discentes e docentes, sejam conduzidas par acompanhar o desenvolvimento empreendedor desses estudantes.

Presidente - 2677032 - ADRIANO LEAL BRUNI
Externo à Instituição - ALEXANDRE JOSE ALVES DA SILVA - IFBA