Banca de DEFESA: LIVIA CURI FERNANDES BARTEL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LIVIA CURI FERNANDES BARTEL
DATA : 01/12/2021
HORA: 09:30
LOCAL: Videoconfêrencia
TÍTULO:

FORMAÇÃO CONTINUADA POR COMPETÊNCIAS: O CASO DOS MANIPULADORES DE ALIMENTOS DO SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DE ONDINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA.


PALAVRAS-CHAVES:

Treinamento. Competências. Restaurante Universitário. Capacitação. Manipuladores de Alimentos.


PÁGINAS: 137
RESUMO:

Investigações com foco no mundo do trabalho com o objetivo de buscar maior compreensão do relacionamento entre gestão e avaliação das competências com vistas a superar alguns obstáculos encontrados na aprendizagem de competências são necessárias, nesse sentido o diagnóstico de competências em Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), é importante não só porque fornece padrões de práticas a serem seguidos pelos trabalhadores, mas também porque orientam os processos de seleção, de treinamento, de avaliação de desempenho. O estado de saúde de trabalhadores em UAN, assim como suas práticas higiênicas, influenciam diretamente na qualidade final dos alimentos. Esses trabalhadores precisam ser preparados para as atividades que desempenham e treinados para prevenir doenças transmitidas por alimentos. Para tanto, o treinamento adequado deve ser essencialmente prático e com diferentes recursos didáticos, respeitando-se sempre as diferenças individuais. Define-se treinamento como uma ação organizacional planejada de modo sistemático, que possibilita a aquisição de habilidades motoras, assim como o desenvolvimento de estratégias cognitivas que podem tornar o indivíduo mais apto a desempenhar suas funções. Em tese, o conhecimento prévio das características individuais necessárias para execução de determinada função pode otimizar o investimento em desenvolvimento profissional, dessa perspectiva, a competência é um conjunto de conhecimentos e habilidades que credencia o profissional a exercer sua função com êxito (BRUNO-FARIA & BRANDÃO, 2003; BRANDÃO, 2009). A pergunta de pesquisa que orientou esta dissertação foi: como capacitar os trabalhadores do Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) com base em competências? Considerando-se o quadro teórico traçado e, relacionando-se a pergunta de pesquisa, foi realizada entrevista através de questionário semiestruturado em formato online na Plataforma Google Docs, com estruturação de proposta de treinamento baseado em competências, de longo prazo e ajustada ao perfil dos manipuladores de alimentos, para melhorar os serviços oferecidos para os usuários da alimentação do RU. Para responder à pergunta de pesquisa e alcançar o objetivo geral, os objetivos específicos desta dissertação foram: diagnosticar as competências por cargo; definir conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados a cada competência; diagnosticar as lacunas de competências por cargo; e desenvolver proposta de capacitação. Para isto, realizou-se inicialmente uma pesquisa de observação não participativa com finalidade exploratória, através de visitas in loco. Posteriormente, realizou-se uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa. Após finalizada a coleta de dados, elaborou-se plano de capacitação dos manipuladores de acordo com o diagnóstico das competências dos mesmos. O plano de capacitação por competência detalha os tipos de capacitações, objetivos, o tempo de duração, o uso de metodologias ativas, para promover a sensibilização dos funcionários para as questões abordadas, permitindo a interação do funcionário com o conteúdo apresentado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1095744 - ELISABETH REGINA LOIOLA DA CRUZ SOUZA
Externa ao Programa - 1552295 - MARIA DA CONCEICAO PEREIRA DA FONSECA
Externa ao Programa - 287689 - SANDRA MARIA CHAVES DOS SANTOS
Externo à Instituição - JAIR NASCIMENTO SANTOS - UNIFACS
Notícia cadastrada em: 29/11/2021 17:54
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