Banca de DEFESA: PATRICK NASCIMENTO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PATRICK NASCIMENTO DA SILVA
DATA : 22/11/2021
HORA: 16:00
LOCAL: Videoconfêrencia
TÍTULO:

A voz dos egressos: instrumento de avaliação da Universidade Federal da Bahia no processo de gestão.


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão universitária; Avaliação institucional; Egressos universitários; Método Delphi.


PÁGINAS: 144
RESUMO:

A dissertação aqui apresentada se destina a elaborar um instrumento de avaliação do perfil, da atuação profissional do egresso de graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), indicando-o para uso na auto-avaliação institucional dessa IES e de outras que dele queiram fazer uso, com as devidas adaptações. Com a pesquisa também se busca: conhecer a história da gestão universitária no Brasil, para entender sua relação com o egresso; procurando entender como se deu o processo de avaliação institucional no Brasil e sua relação com o egresso; familiarizar com conceito de egresso universitário; e encontrar maneira para construir, validar e consolidar questionário de consulta a egressos. Para elaboração do construto foi utilizada a técnica de coleta conhecida como Método Delphi, onde por meio de rodadas de avaliação acionando especialistas, entre pesquisadores e trabalhadores das áreas relacionadas a gestão acadêmica, avaliação institucional e egressos universitários – população desta pesquisa, validamos e consolidamos o mesmo, criando um questionário final. Nos estudos, foi encontrado que historicamente a gestão acadêmica das IES são, a priori, insensíveis para com seus egressos, não havendo menção a eles, até o momento em que iniciativas que indicavam a importância de se avaliar as IES começaram a surgir no decorrer dos períodos moderno e contemporâneo, resultando no Brasil, em programas como PAIUB, PARU, e por fim se consolidando no SINAES – já como política de governo, visando a avaliação institucional. A literatura sobre egressos universitários ratifica a importância deste elemento como fonte de informação para a auto-avaliação das IES, indicando a efetividade tanto da universidade quanto de seus cursos. Na análise de dados, o pressuposto de que a UFBA não possui sistemática para obter contribuições advindas de seus egressos foi confirmado, assim como a hipótese de que os especialistas acreditam na proposta de se permitir a participação dos graduados na auto-avaliação da universidade. Após duas rodadas de interações, onde na primeira foi enviado o instrumento com base nas dimensões do INEP e de legislação conexa, recebendo devolutiva dos especialistas na qual foi feita análise de conteúdo para os dados qualitativos e descritiva para os quantitativos (utilizando a verificação de coeficiente alfa de Crombach), resultando em construto para reapreciação na segunda e derradeira rodada, da qual se formou questionário final que teve aprovação em todos os seus quesitos acima de 71%, destacando o amadurecimento do instrumento. O questionário final formado, foi enviado e disponibilizado para AC e CPA da UFBA. Recomenda-se para trabalhos futuros, que novos questionários sejam elaborados mediantes a técnica Delphi, que novos estudos busquem acolher as impressões e opiniões dos graduados, para obter deles quais suas percepções sobre a efetividade da gestão universitária e estender essa busca ao corpo discente ativo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1913274 - DENISE RIBEIRO DE ALMEIDA
Interno - 394300 - GUILHERME MARBACK NETO
Externa à Instituição - LIDIA BOAVENTURA PIMENTA - UNEB
Externo ao Programa - 2361573 - PENILDON SILVA FILHO
Notícia cadastrada em: 17/11/2021 13:36
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