Banca de DEFESA: VERONICA CARDOSO DOS SANTOS DE ASSIS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VERONICA CARDOSO DOS SANTOS DE ASSIS
DATA : 29/10/2021
HORA: 10:00
LOCAL: Videoconfêrencia
TÍTULO:

Processo de Implantação de uma Ouvidoria Universitária: Análise da Experiência da Escola de Administração da UFBA.


PALAVRAS-CHAVES:

ouvidoria, participação Social; gestão estratégica; comunicação; mediação de conflitos; serviço público.


PÁGINAS: 123
RESUMO:

Este estudo se propôs a descrever e avaliar o trabalho da ouvidoria da Escola de Administração bem como sugerir caminhos para o aperfeiçoamento do seu desempenho enquanto um canal democrático de participação social, de comunicação e mediação dos conflitos institucionais e estratégico para a melhoria do serviço ofertado pela Escola de Administração ao seu público. Com a pesquisa, espera-se evidenciar os problemas que podem estar influenciando no baixo acionamento da ouvidoria e constatar que a implantação de uma ouvidoria mais próxima dos seus usuários possa contribuir para o cumprimento das metas institucionais, através de um caminho pautado pela transparência e construção coletiva dos processos. A ouvidoria da EAUFBA foi implantada com o objetivo de agregar valor e cooperar com a administração central da UFBA na resolução dos problemas institucionais, funcionando como um filtro de problemas e soluções para a universidade. O resultado do estudo foi dividido em dois capítulos. O primeiro traz uma análise descritiva dos registros encaminhados à ouvidoria da Escola de administração. O segundo traça um panorama da visão atual (pesquisa de satisfação) e expectativa da comunidade EAUFBA frente ao trabalho da ouvidoria da Escola. Assim pode-se elencar, em consonância com as recomendações da literatura, algumas sugestões de melhorias para a instituição estudada, contribuindo assim para seu aprimoramento. Este estudo tem o corte temporal de julho de 2016 a outubro de 2019. O universo da pesquisa compõe, especificamente, a Escola de Administração da UFBA, seus discentes, técnicos, docentes e gestores. Concluindo a pesquisa descritiva sobre os acionamentos, pode-se afirmar que as manifestações recebidas pela Ouvidoria da EAUFBA, em sua maioria, são realizadas pelo público interno e, em especial, pelos seus alunos por via. Os setores mais acionados, por sua vez, foram departamentos e colegiados, o que sugere que estes setores merecem um acompanhamento especial da gestão da Escola no sentido de investigar os principais problemas dos setores para corrigi-los. Outro fator de relevância na identificação do seu perfil estratégico é um bom cumprimento no prazo das respostas. Um dado relevante encontrado na pesquisa, foi o a falta de divulgação adequada das atividades e trabalho da ouvidoria como fator principal que explica o baixo acionamento da ouvidoria da Escola, problema que justificou a necessidade desse estudo. Outros achados menos importantes parecem contribuir em menor grau para a existência do problema. O padrão de excelência da escola não parece justificar o baixo número de acionamentos haja vista que ainda assim esta apresenta problemas diversos. A comunidade EAUFBA informou que tem maior segurança no potencial de escuta de uma ouvidoria que compartilha fisicamente o mesmo local de vivência do que em uma ouvidoria geral.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1631650 - DIVA ESTER OKAZAKI ROWE
Presidente - 1698312 - HORACIO NELSON HASTENREITER FILHO
Externo à Instituição - MANOEL JOAQUIM FERNANDES DE BARROS - UNIFACS
Notícia cadastrada em: 28/10/2021 13:12
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