Banca de DEFESA: WALTER DIMAS BRITO SOARES

DISCENTE : WALTER DIMAS BRITO SOARES
DATA : 27/10/2021
LOCAL: Videoconfêrencia

A verticalização do ensino no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais: um olhar sobre o campus Arinos.

Institutos Federais. Formação continuada docente. Verticalização do ensino APAGAR

A verticalização do ensino é um princípio educacional dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Baseia-se na oferta de cursos técnicos e superiores dentro de um eixo tecnológico de um mesmo campus. Historicamente, a educação profissional no Brasil teve um caráter dual em que se ofertava a educação propedêutica para ingresso dos filhos das classes dominantes nos cursos superiores, e, aos filhos dos trabalhadores, a educação técnica para ingresso imediato no mercado de trabalho. Com a verticalização, os IFs pretendem superar essa dualidade educacional, dando subsídios aos estudantes para que ingressem nos cursos técnicos e tenham a oportunidade de concluir um curso de graduação, sem a necessidade de mudar de cidade. Além das atividades de ensino, os estudantes dos IFs têm a oportunidade de desenvolverem projetos de pesquisa e extensão. Tais projetos, além de contribuir para o desenvolvimento local e regional, deverão proporcionar a integração entre os estudantes dos dois níveis de ensino de forma que ampliem as possibilidades de verticalização. A pesquisa teve como objetivo apresentar uma proposta de formação continuada aos docentes, com base nas percepções deles, dos gestores e dos estudantes do IFNMG campus Arinos. A pesquisa classifica-se como exploratória de abordagem quanti-qualitativa. Como instrumentos de coletas de dados, utilizou-se de questionários e entrevistas semiestruturadas. A tabulação das respostas obtidas nos questionários foi feita através de gráficos, de figuras e de quadros; já as respostas das entrevistas foram transcritas e analisadas pela técnica de análise de conteúdo. Constatou-se, através dos dados coletados, que, embora os docentes se sintam preparados para atuar no ensino verticalizado, isso não tem refletido na prática. No IFNMG - campus Arinos - poucos são os projetos de pesquisa e extensão que integram os dois níveis de ensino, o que reverbera na necessidade da construção de um programa de formação continuada docente que reflita sobre a importância e os meios de se realizar a verticalização em atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Externa à Instituição - CLAUDIA HELENA DOS SANTOS ARAUJO - IFGO
Presidente - 394300 - GUILHERME MARBACK NETO