Banca de DEFESA: ANDREY FELICIO ANTUNES

DISCENTE : ANDREY FELICIO ANTUNES
DATA : 06/10/2021
LOCAL: Videoconfêrencia

ENGAJAMENTO ESCOLAR: UMA ANÁLISE MULTIDIMENSIONAL DE SEUS ANTECEDENTES E RESULTADOS NO COLÉGIO MILITAR DE SALVADOR

Engajamento acadêmico. Fatores contextuais. Desempenho acadêmico. Ensino Fundamental. Ensino Médio. Dimensões do engajamento. EAE-4D

O presente estudo examina a relação de fatores antecedentes e resultados provenientes do Engajamento Escolar em uma Instituição de Ensino Fundamental e Médio, localizada em Salvador, Bahia, e tem por objetivo geral analisar como a participação em atividades extraclasse de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio se relaciona com os níveis de engajamento aferidos pela escala EAE-4D (BR) e como tal engajamento contribui para o desempenho acadêmico de tais alunos. Para tal, na forma de objetivos específicos, realizou-se o mapeamento da participação dos alunos em tais atividades; na primeira e segunda unidades letivas aferiu-se o seu engajamento por meio da citada escala para, então, realizarem-se as correlações entre fatores contextuais e as quatro dimensões do engajamento; e, posteriormente, entre o engajamento total e desempenho acadêmico desses alunos. Participaram da pesquisa 238 alunos, divididos em grupos iguais, participantes e não participantes de atividades extraclasse no ano 2021. Evidenciou-se, por intermédio da análise estatística descritiva e de regressão linear multivariada, que a participação em atividades extraclasse e o Engajamento Escolar, em particular na dimensão Comportamental, são capazes de explicar, em 53,4%, o resultado acadêmico dos alunos pesquisados.

Externo ao Programa - 118.672.645-87 - ANTONIO VIRGILIO BITTENCOURT BASTOS - UFBA
Presidente - 1095744 - ELISABETH REGINA LOIOLA DA CRUZ SOUZA
Interno - 2756971 - JAIR SAMPAIO SOARES JUNIOR