Banca de DEFESA: MICHELLE CAMPOS DE ALMEIDA

DISCENTE : MICHELLE CAMPOS DE ALMEIDA
DATA : 26/08/2021
LOCAL: Videoconfêrencia

A Comunicação Interna em uma Instituição Federal de Ensino Superior: o caso da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia.

Comunicação interna. Comunicação acadêmica. Comunicação em IFES. FACOM / UFBA.

Esta pesquisa buscou compreender de que forma o aperfeiçoamento da comunicação interna pode contribuir para uma boa gestão das informações e das relações interpessoais em uma Unidade Universitária de uma Instituição Federal de Ensino Superior, com o intuito de propor um plano de melhorias, considerando a percepção da sua comunidade. O trabalho utilizou como método o Estudo de caso realizado na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, a partir de uma pesquisa descritiva-exploratória, para estabelecer relações entre as variáveis de análise da comunicação interna e para descrever as suas características. Para a execução de uma análise fundamentada, o estudo utilizou a literatura e a triangulação de dados obtidos a partir da pesquisa bibliográfica, da análise de documentos da Unidade Universitária, de entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco sujeitos-chaves da organização e do questionário aplicado a docentes, discentes e servidores técnico-administrativos, para compreender como as pessoas que integram a FACOM percebem o processo comunicacional e a sua gestão. O diagnóstico indica que a comunidade que integra a Unidade Universitária tem boa percepção sobre a sua comunicação interna, aponta para uma política de gestão que preza pela transparência nas relações, mesmo que haja alguns ruídos, e mostra que ainda existem lacunas a serem solucionadas, principalmente no engajamento das pessoas nas ações relacionadas à comunicação. Conclui-se que é fundamental que, para além de uma Comunicação Interna planejada e de um setor estruturado, com corpo funcional suficiente para atendimento de qualidade às demandas, se pense nos servidores como sujeitos estratégicos para a aplicação das melhorias e, sobretudo, que sejam realizadas ações integradas que engajem toda a comunidade no propósito de aprimorar os processos comunicacionais e as relações interpessoais. Ademais, os resultados apontam para a necessidade de que, antes da elaboração de um plano de comunicação, seja dado um maior foco à troca de conhecimentos, à interação de qualidade, à convergência dos fluxos comunicacionais, à aposta em canais mais interativos de comunicação e ao trabalho em conjunto para que o objetivo de prestar serviço de qualidade à sociedade seja atingido. Tendo em vista o diagnóstico exposto, a dissertação apresenta uma proposta de trabalho, com a finalidade de preparar a comunidade da Unidade Universitária para o aprimoramento da comunicação interna e um manual para o Programa de Pós-Graduação da FACOM, com orientações sobre a comunicação interna e os procedimentos e rotina do setor, que possa servir como base para a elaboração de um manual para a Unidade Universitária.

Externo ao Programa - 2704351 - FABIO ALMEIDA FERREIRA
Presidente - 394300 - GUILHERME MARBACK NETO