Banca de DEFESA: THAIENNY SABACK DE SOUZA

DISCENTE : THAIENNY SABACK DE SOUZA
DATA : 13/07/2021
LOCAL: Videoconfêrencia

O ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DE COVID-19 NO ESTADO DA BAHIA: POSSIBILIDADES PARA O PLANEJAMENTO DA AUDITORIA DO SUS/BA

Covid-19. Planejamento Governamental. Auditoria do SUS. Sistema Único de Saúde.

O elevado volume de recursos envolvidos no enfrentamento da Covid-19, associado à flexibilização de regras para compras e contratações trouxe um maior risco de desvio de recursos que deve ser priorizado pelas instituições de controle. Diante disso, realizou-se pesquisa quantitativa, de caráter exploratório, com o objetivo de identificar como as informações disponíveis sobre o enfrentamento da Covid-19 no estado da Bahia podem subsidiar a reorientação do planejamento da Auditoria do SUS/BA mediante a priorização de objetos a serem auditados. Para tanto, foram construídos três modelos estatísticos por meio da regressão linear múltipla, para estabelecer relações utilizando como variáveis independentes o número de casos e óbitos por Covid por município de residência e de ocorrência. Os modelos demonstraram que as variáveis dependentes renda média domiciliar per capita e porcentagem da população com condições adequadas de saneamento têm relações significativas nos três modelos, enquanto o número de leitos e de respiradores só apresentou significância estatística quando se avaliou óbitos por ocorrência e os recursos Covid só tiveram relevância estatística relacionada ao número de casos. O número de médicos não apresentou significância e teve efeito preditivo negativo nos três modelos. Por sua vez, a análise dos indicadores demonstrou uma concentração de leitos, equipamentos e profissionais especialmente na capital e, em menor grau, nos municípios sede das regiões de saúde que não foi acompanhada pela liberação de recursos. A título de proposição resultante da pesquisa, foi elaborada uma matriz de risco para a seleção de municípios que devem ser priorizados como objeto de auditoria no tocante ao enfrentamento da pandemia.

Presidente - 1678057 - ELIZABETH MATOS RIBEIRO
Externo à Instituição - FRANCISCO MARTON GLEUSON PINHEIRO - UFBA