Comunicação em auditoria: um estudo na Secretaria da Saúde do Estado da Bahia baseado nas Teorias da Agência e da Informação
Auditoria. Saúde. Comunicação. Informação.
O auditor é um produtor de informações. Faz parte da rotina desse profissional transformar dados em informação e sua transmissão aos interessados, via um canal de comunicação. Este estudo, de abordagem qualitativa, natureza exploratória e descritiva, e base multiteórica, tem por objetivo avaliar de que forma a evolução no processo de auditoria da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) se alinha com as práticas recomendadas na literatura das Teorias da Agência e da Informação no tocante ao fluxo comunicacional e, consequentemente, da qualidade da informação veiculada. Utilizou-se da taxonomia, para avaliar, ano a ano, o número de eventos em cada categoria e descrever, de forma qualitativa, as observações que se mostraram mais relevantes; e do benchmarking, para identificar boas práticas de gestão, mediante comparações de desempenho e de boas práticas entre quatro entes do Sistema Nacional de Auditoria (SNA) – o da Bahia em relação a São Paulo, a Pernambuco e a Santa Catarina. O cenário que se vislumbra é que o componente da Bahia parece ainda manter o foco nos aspectos formais e legais, em consolidação de sua função normativa. Por outro lado, a análise dos registros em documentos do setor demonstrou haver um movimento incipiente em direção à modernização das práticas de auditoria, iniciado em 2014 com a criação do site da Auditoria SUS/BA. Dessa forma, este estudo revelou a necessidade de ampliação do canal de comunicação atualmente em uso pelo setor de Auditoria da SESAB, tornando-o mais fluido. De forma semelhante, verificou-se que a situação aduzida nesta pesquisa não é própria, apenas, da Auditoria SUS/BA, pois existem problemas de comunicação em todos os componentes do SNA analisados nesta investigação; em especial, nos componentes estaduais.