Banca de DEFESA: TULIO FABRINNE MOURA MATA

DISCENTE : TULIO FABRINNE MOURA MATA
DATA : 23/02/2021
LOCAL: Videoconfêrencia

Análise da Maturidade em Gerenciamento de Projetos na Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Gerenciamento de Projetos, Maturidade em Gerenciamento de Projetos

Esta dissertação busca conhecer o nível de maturidade de gerenciamento de projetos (MGP) na Universidade Federal da Bahia (UFBA), este essencial para o diagnóstico da capacidade de gestão de projetos de uma organização e ponto de partida para o desenvolvimento desta área estratégica. A avaliação foi feita por amostragem em 71 subsetores que, em conjunto, formaram o total de 32 setores, que contemplam Unidades Acadêmicas (UA) e Administração Central (AC) da Universidade, além de 3 setores da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (FAPEX). Buscou-se saber a visão dos atores envolvidos com projetos, mapeados conforme os critérios do modelo de PRADO-MMGP, escolhido, dentre outras questões, por ser simples, setorial e amplamente testado em pesquisas Surveys, desde 2005. A análise foi pautada no diagnóstico da MGP da UFBA, em busca da melhoria da capacidade do seu GP, utilizando como base os padrões de referência como o Guia Project Management Book of Knowledge (PMBOK) e as especificidades da Universidade a partir da pesquisa bibliográfica e documental. Para avaliação do nível de MGP da Universidade foi realizada a pesquisa quantitativa, aplicando-se o questionário definido pelo modelo, perfazendo um total de 113 respondentes. Em complemento, procedeu-se a pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevista baseada nas dimensões definidas pelo modelo, com 8 gestores da UFBA. Foi possível verificar na Avaliação Final da Maturidade (AFM) que, em média, o nível de MGP da UFBA é fraco; que se caracteriza por iniciativas isoladas, sem definição de padrões metodológicos, enquanto que o da FAPEX é bom, onde há a implantação de uma plataforma de GP e a melhoria dos resultados. Ademais, levantou-se o perfil de Aderência, os Níveis (AN) e Dimensões (AD) de ambas as Instituições, além de realizar o Benchmarking dos resultados da UFBA em comparação com a média nacional e com instituições correlatas; comprovou-se o pressuposto, evidenciando os níveis mais elevados de MGP da Fundação em relação ao da UFBA e demonstrou-se a necessidade de evolução dos níveis de maturidade, evidenciando os principais pontos de melhorias. A partir dos achados, foi possível elaborar o Plano de Ações para Melhoria do GP da UFBA (PAGP/UFBA), para desenvolvimento da MGP da Universidade. Algumas limitações impactaram no desenvolvimento da pesquisa, sobretudo em decorrência da pandemia da COVID-19, que ocasionou a interrupção das aulas do Mestrado e trouxe algumas dificuldades com a operacionalização da pesquisa; observou-se resistência por parte de alguns gestores da UFBA quanto à utilização de ferramentas administrativas mais difundidas na iniciativa privada, o que requer maior cuidado e debate acerca da estratégia organizacional com a Administração Central antes de uma eventual implantação de um plano de crescimento para GP da UFBA. Em contraponto, existe a motivação para melhoria da gestão de projetos entre a maioria dos entrevistados. Sugere-se para trabalhos futuros, que sejam exploradas com maior ênfase dimensões como capacitação das competências e a estrutura organizacional da UFBA relacionada ao GP, como também, que seja buscada a elaboração do Plano de Crescimento para a MGP da UFBA, baseado no modelo de Prado considerando o PAGP constante nesta pesquisa.

Interno(a) - 3088038 - ANA RITA SILVA SACRAMENTO
Presidente - 1913274 - DENISE RIBEIRO DE ALMEIDA