Avaliação da gestão do conhecimento no IFNMG: percepção dos servidores técnico-administrativos em educação e docentes
Gestão do Conhecimento. Gestão do Conhecimento na Administração Pública. Maturidade em Gestão do Conhecimento. Fatores facilitadores e dificultadores à Gestão do Conhecimento.
A presente pesquisa avalia a Gestão do Conhecimento no IFNMG através da percepção dos servidores da instituição. Trata-se de pesquisa quantitativa com estratégia metodológica Survey para resposta à questão de pesquisa e alcance dos objetivos, e pesquisa bibliográfica para identificação de modelos de GC para a administração pública que pudesse ser adaptado para avaliação da GC no IFNMG. Identificado na literatura estudada que GC é uma importante ferramenta de gestão para prestação de serviço público de qualidade e sabendo que o IFNMG deve buscar eficiência e efetividade em suas ações, a presente pesquisa apresenta a seguinte questão: Porque apesar do status contemporâneo da Gestão do Conhecimento como importante ferramenta de gestão, essa não consegue adquirir status de prioridade no IFNMG? O objetivo geral da pesquisa é identificar os motivos pelos quais a Gestão do Conhecimento não adquire status de prioridade no IFNMG. E para alcançar o objetivo geral, os seguintes objetivos específicos foram propostos: (i) Verificar o grau de maturidade da Gestão do Conhecimento no IFNMG; (ii) Avaliar a permeabilidade da Gestão do Conhecimento no IFNMG; (iii) Mapear variáveis facilitadoras e dificultadoras à Gestão do Conhecimento no IFNMG. Para alcance dos objetivos e resposta à questão de pesquisa, utilizou-se, com pequenas adaptações, o modelo denominado “MGCAPB” criado por Batista (2012) com aplicação do “IAGCAP” proposto pelo mesmo autor. Foram utilizados seis critérios do IAGCAP (liderança em GC; processo; pessoas; tecnologia; processos de conhecimento; e aprendizagem e inovação), com assertivas para posicionamento dos respondentes em escala Likert com sete opções. Através da análise dos dados obtidos, identificou-se que o IFNMG se encontra no nível INTRODUÇÃO de maturidade em GC, e pelo fato do modelo de maturidade ainda estar no ciclo inicial, observou-se que o IFNMG cumpre com os fatores condicionantes à implementação da GC, mas aquilo que é a própria GC o IFNMG não consegue entregar, demonstrando a necessidade da implementação de uma política efetiva de GC na instituição. Os principais desafios identificados para implementação da GC no IFNMG foram questões relacionadas ao critério Pessoas de Batista (2012) e aos fatores Estrutura de Suporte à GC e Gestão de Pessoas e Organização do Trabalho para GC identificados através de Análise Fatorial.