Banca de DEFESA: RAFAEL FARIAS GONÇALVES

DISCENTE : RAFAEL FARIAS GONÇALVES
DATA : 18/12/2020
LOCAL: Videoconfêrencia

Empreendedorismo Corporativo: um estudo sobre as relações entre cultura intraempreendedora e competências empreendedoras em uma instituição federal de ensino (IFNMG).

Empreendedorismo Corporativo. Cultura Intraempreendedora. Competências Empreendedoras.

O Empreendedorismo Corporativo é um fenômeno que envolve aspectos comportamentais dos níveis micro e macro organizacionais, os quais interagem buscando um crescimento mútuo, orientados para o estímulo e difusão da inovação nas organizações. No nível micro, individual, têm-se as Competências Empreendedoras (CE), que representam um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes determinantes de pessoas empreendedoras. No nível macro, que representa a própria organização, se apresenta a Cultura Intraempreendedora (CI), como um conjunto de posturas que, se adotadas de maneira consciente e contínua pelas organizações resultam na criação de um ambiente interno favorável à aprendizagem, à criatividade e à inovação dos colaboradores. Para as organizações do setor público o empreendedorismo corporativo é um fator organizacional que amplia as possibilidades de criação de valor para os cidadãos e aborda oportunidades sociais. Diante do exposto, este estudo teve como objetivo geral investigar qual é a relação entre uma cultura organizacional intraempreendedora e as competências empreendedoras individuais de servidores no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG. Para alcançar o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa descritiva, analítica e quantitativa. A população da pesquisa, selecionada por conveniência, foi composta pelos servidores Técnico-administrativos em Educação e Professores EBTT, de todas as unidades do IFNMG, Foram aplicados dois questionários de pesquisa, sendo que o primeiro buscou identificar as competências empreendedoras nos servidores, e o segundo questionário visou verificar a percepção dos servidores sobre as dimensões que compõem a cultura intraempreendedora na instituição pesquisada. Os questionários foram enviados para toda a população, tendo retornado 209 respostas completas. As análises quantitativas dos dados confirmaram a existência de competências empreendedoras em todos os servidores, com maior ou menor intensidade, com destaque para Persistência, Exigência de Qualidade e Eficiência, Comprometimento e Busca de Informações que obtiveram os melhores resultados. O estudo revelou que a maioria dos servidores tem uma percepção elevada das dimensões da cultura intraempreendedora, com destaque para Identificação Organizacional e Recompensa. O teste de correlações entre os fatores dos dois construtos não confirmou a existência de relações significativas entre os mesmos. Esse estudo contribui para desenvolvimento da pesquisa acadêmica no campo do empreendedorismo corporativo no setor público, bem como para a evolução das práticas organizacionais no IFNMG, uma vez que os resultados indicam a existência de competências empreendedoras em todos os servidores, as quais podem ser intensificadas mediante a adoção de estratégias e ações voltadas para a inovação e o empreendedorismo corporativo. Considera-se ainda que as experiências do IFNMG para fortalecimento da cultura intraempreendedora e difusão da inovação poderão ser replicadas nas demais instituições federais de ensino brasileiras.

Presidente - 1698312 - HORACIO NELSON HASTENREITER FILHO
Externo à Instituição - MORJANE ARMSTRONG SANTOS