Banca de DEFESA: DANIEL OLIVEIRA LIMA JUNIOR

DATA : 15/12/2020
LOCAL: Videoconfêrencia

ASSÉDIO MORAL NA PERCEPÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DA UFBA,

Assédio moral. Servidor técnico. UFBA.

Num contexto da precarização das condições de trabalho, o debate em torno do Assédio Moral se torna fundamental. A leitura em torno dessa prática leva em consideração um contexto mais complexo de relações, no qual se faz necessário um apanhado que vá além do seu exercício, de maneira mais objetiva. Compreendendo, portanto, os limites de sua prática de maneira mais ampla, suas principais consequências, seus aspectos motivadores, e demais aspectos, a partir do momento histórico em que o estudo se localiza, bem como a partir do espaço universitário. Inserido nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo compreender como os casos de assédio moral são percebidos pelos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal da Bahia em seus ambientes de trabalho. Para tanto, entende-se ser de fundamental relevância verificar a percepção dos servidores técnico- administrativos da UFBA acerca do assédio moral, compreender a prática do assédio moral e seu contexto histórico, identificar e descrever as práticas de assédio moral no ambiente de trabalho, em específico contra servidores técnico-administrativos da UFBA, e suas práticas de combate. Trata-se de um estudo descritivo, fundamentado na vasta produção bibliográfica a respeito do tema, mas mantendo olhar atento à realidade, a fim de descrever a prática do assédio moral conforme ela se apresenta no contexto da pesquisa. Para a coleta e análise dos dados foi utilizado um questionário por meio do Formulário Google, com questões fechadas e abertas, no intuito de possibilitar maior precisão na caracterização dos entrevistados, bem como possibilitar uma avaliação qualitativa e quantitativa. Deste modo, percebeu-se que há um descompasso entre aquilo que os respondentes acreditam ser assédio e o que de fato eles experienciaram no contidiano do trabalho. Pois, diante das questões com poucos indicadores e sem uma delimitação específica, as respostas foram assinaladas positivamento mais vezes do que nos casos em que houve descrição das principais características do assédio, revelando também que há uma confusão entre a intensidade dos eventos adversos sofridos e a a presença frequente dos atos negativos. Como aspecto fundamental da análise — bem como os motivadores, as consequências, a caracterização do perfil dos agressores, entre outros aspectos — a autopercepção dos funcionários em torno do fenômeno abre portas para se considerar a necessidade de implementação de um processo formativo para prevenção e combate ao Assédio Moral na UFBA, tendo em vista, principalmente, o alto nível de respondentes que não acreditam nos dispositivos da instituição para combater a prática.

Externo ao Programa - 2657713 - DANIELA CAMPOS BAHIA MOSCON
Externo à Instituição - LIDIA BOAVENTURA PIMENTA - UNEB