Banca de DEFESA: LUCAS MEIRA DOS SANTOS

DISCENTE : LUCAS MEIRA DOS SANTOS
DATA : 18/12/2020
LOCAL: Videoconfêrencia

Traçando caminhos e possibilidades para avaliação das atividades de extensão da Universidade Federal da Bahia.

Gestão Universitária; Extensão Universitária; Avaliação

Esta pesquisa tem como objetivo discutir sobre a necessidade de criação de um mecanismo de avaliação para as atividades de extensão da Universidade Federal da Bahia. Desta maneira, a partir de uma abordagem qualitativa, com o auxílio das técnicas de análises documentais e entrevistas: i) procura-se entender como a UFBA, a partir de seus principais documentos de gestão, tem institucionalizado a avaliação da sua extensão; ii) descreve como é desenvolvida a gestão da extensão na UFBA; iii) aponta quais as principais dificuldades encontradas para implantação de um processo permanente de avaliação de extensão; iv) indica, a partir das experiências dos profissionais atuantes na área, alternativas a serem adotadas para que se crie um processo de avaliação de extensão para a Universidade. São utilizados neste estudo a teoria de avaliação de programas públicos, bem como as dimensões e indicadores de avaliação propostas pelo Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior (FORPROEX). Os resultados da pesquisa revelam que a universidade necessita se adequar a uma série de medidas administrativas referentes ao seu planejamento, melhoria no sistema de registros, capacitação/aumento de servidores e atualização de suas legislações. Além disso, revela a necessidade de mobilização da comunidade acadêmica sobre o papel da extensão universitária.

Presidente - 1493904 - ARIADNE SCALFONI RIGO
Interno - 1678057 - ELIZABETH MATOS RIBEIRO