Aplicação do Lean Office no Exército Brasileiro: Uma Proposta de Análise e Melhoria de Processo no Hospital Geral de Salvador.
Lean Office. Gerenciamento de fluxo de valor. Guias de encaminhamento. HGeS.
Em sua gênese industrial, as organizações eram constituídas de estruturas funcionais, em que os processos eram executados de forma específica e especializada. Diante das limitações desse modelo, surgiu uma nova estrutura organizacional, do tipo função-processo, onde os processos não eram mais isolados em departamentos, mas integrados e focados nas demandas do cliente. Neste contexto, surgem pesquisas sobre a aplicabilidade do Lean Office e do Gerenciamento do Fluxo de Valor em diversos tipos de organizações, apontando para o aumento no desempenho dos processos pesquisados, através da racionalização das etapas de trabalho, redução no tempo de execução e aumento na taxa de valor agregado em suas atividades. Esta pesquisa tem por objetivo analisar o processo de gerenciamento das guias de encaminhamento emitidas pelo Hospital Geral de Salvador (HGeS), sob a ótica do Lean Office e do Gerenciamento do Fluxo de Valor propondo melhorias para o mesmo. A escolha do hospital como unidade de análise deve-se pela sua importância na Bahia. A definição desse processo como objeto de estudo justifica-se pelo grande valor de recursos financeiros envolvidos no seu gerenciamento. O referencial teórico baseia-se nas obras de McManus (2005), Rother e Shook (2007) e Tapping e Shuker (2010), que discorrem sobre os passos para se implementar o gerenciamento de fluxo de valor em uma área administrativa. A metodologia é de abordagem qualitativa e enquadrada como estudo de caso. Na pesquisa de campo usaram-se entrevistas, pesquisa documental, observação não participante; na análise das informações a análise de conteúdo. Como resultados, apresenta-se um diagnóstico do atual desempenho do processo estudado, por meio do mapa atual de fluxo de valor, e, como proposta de intervenção, elencou-se uma série de melhorias a serem implementadas ao processo, as quais culminaram com a confecção do mapa futuro. Por conseguinte, conclui-se que com a aplicação do Lean Office no processo de gerenciamento das guias de encaminhamento, o seu desempenho pode ser melhorado por conta da redução de 75% nos tempos de espera e de 66% no lead time do processo, assim como no aumento em 185% na taxa de agregação de valor. Ademais, o presente estudo apresentou diversas limitações por conta da escassez de estudos, imposições legais, complexidade do processo e dificuldades para realização de entrevistas. Por fim, a título de estudos futuros, sugerem-se a implantação das propostas apresentadas, uma revisão da norma técnica de auditagem, um estudo de aplicação do lean office no processo de emissão das guias e algumas melhorias quanto ao processo de coleta de dados.