Banca de DEFESA: LUCIANA SANTOS ARRUDA

DISCENTE : LUCIANA SANTOS ARRUDA
DATA : 13/11/2020
LOCAL: Videoconfêrencia

A PERMANÊNCIA UNIVERSITÁRIA EM DISCUSSÃO: ESTUDO SOBRE A EFICÁCIA DO NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO DA FACULDADE DE MEDI-CINA 2012-2019

Assistência estudantil, Permanência, Núcleos de apoio.

Este estudo teve como objetivo fazer uma avaliação relacionada a eficácia do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico da Faculdade de Medina NAPP-FMB-UFBA, junto aos estudan-tes evidenciando elementos que precisam ser aprimorados, nessa intervenção. Partindo das inquieta-ções e de necessidades institucionais relacionadas à atuação da pesquisadora como assistente social, nesse espaço, foi estruturado o presente estudo. O procedimento mitológico desenvolvido foi um es-tudo de caso, de natureza qualitativa, que contou com a triangulação das técnicas de analise documen-tal, observação participante, entrevistas e questionários. Dessa forma, observou-se que os discentes não demonstram uma expressiva insatisfação. Os resultados demonstraram que, mesmo o trabalho atendendo ou superando as expectativas de grande parte dos estudantes, mostrou-se necessárias im-plementações de melhorias para uma desenvoltura que aprimore a qualidade. Foi possível perceber que, no geral, os objetivos estabelecidos são alcançados. Isto possibilitou afirmar que o NAPP-FMB-UFBA desenvolve uma intervenção eficaz, mesmo diante das limitações estruturais enfrentadas, per-cepção que confirmou o pressuposto desse estudo. Como indicações internas foram elencadas as ne-cessidades de organizar plantões; adequar as instalações; incorporar profissional, habilitado para de-senvolver apoio pedagógico contínuo, na equipe permanente; aprimorar a designação atual do Núcleo, adotando um nome mais condizente com a intervenção e sensibilizar todas as categorias da comuni-dade universitária, principalmente os docentes, para contribuírem com o suporte a permanência e aprofundarem o conhecimento relativo à compreensão ampliada de assistência estudantil. Os aponta-mentos, no âmbito institucional mais amplo, sugeriram que a universidade possa estruturar um Pro-grama de mentoring e sensibilizar outras unidades acadêmicas a reproduzirem a experiência do Núcleo aqui estudado.

Externo à Instituição - ANDREA TABORDA RIBAS DA CUNHA
Presidente - 2533848 - JOAO MARTINS TUDE