Banca de DEFESA: LUCAS GOUVEIA DE CARVALHO TEIXEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCAS GOUVEIA DE CARVALHO TEIXEIRA
DATA : 27/06/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Escola de Administração
TÍTULO:

Cultura de Segurança do Paciente: Estudo no Hospital Geral Clériston Andrade - Feira de Santana Bahia


PALAVRAS-CHAVES:

Cultura de segurança do paciente. Hospital. HSOPSC


PÁGINAS: 114
RESUMO:

O objetivo deste trabalho é mensurar a cultura de segurança do paciente do Hospital Geral Clériston Andrade, conforme a percepção dos trabalhadores. Foi realizada pesquisa quantitativa, do tipo exploratória survey, a partir da aplicação do questionário sobre a Cultura de Segurança do Paciente (Hospital Survey on Patient Safety Culture, HSOPSC) da Agency for Healthcare Research and Quality (AHRQ). O Hospital locus da pesquisa é situado da cidade de Feira de Santana/ Bahia e é referência para Macrorregião Centro Leste do estado. Foi aplicado questionário como instrumento de coleta de dados com os funcionários vinculados à unidade, independente do vínculo empregatício ou modo de contato com o paciente(direto ou não). Foram encaminhados 1528 questionários e 763 respondentes devolveram os questionários preenchidos. A taxa de retorno final da pesquisa foi de 49,93%. Na análise dos dados, utilizou-se a planilha Hospital Survey on Patient Safety Culture - Data Entry and Analysis Tool - versão fevereiro de 2018, customizada pela AHRQ para produzir os resultados do questionário. Esse é o software indicado para envio padronizado dos dados da pesquisa para a base mundial da agência e processamento estatístico dos mesmos. Os resultados obtidos revelaram que das 12 dimensões avaliadas, apenas a que avaliou a supervisão imediata quanto à promoção de segurança do paciente é considerada área forte no hospital, pontuando 79% de respostas positivas. As outras 11 dimensões são áreas frágeis ou neutras (equivalendo a 91,67% do total de dimensões). O pior desempenho nos achados, ocorreu na dimensão de “resposta não punitiva ao erro” com apenas 22% de respostas positivas. Com relação ao grau de segurança do paciente, especificamente em sua área de trabalho, 43% apontam que a nota geral é regular. No que concerne ao preenchimento de relatórios de eventos adversos, 78% dos respondentes não preencheram nenhum, nos últimos 12 meses. Isto posto, conclui-se que: a) a cultura de segurança do paciente no Hospital possui todos os resultados, com valores inferiores aos encontrados nas 12 dimensões de segurança publicados nos relatórios da AHRQ em 2018; b) que a cultura de preenchimento de relatórios de eventos adversos é imatura; c) que os servidores possuem uma perspectiva sobre segurança do paciente similar, independente do nível de interação com o paciente. Assim, objetivando a melhoria da segurança do paciente e a redução dos eventos adversos, recomenda-se: o fortalecimento de uma cultura não punitiva na organização;o incentivo ao preenchimento das fichas de não conformidade e um futuro posicionamento da organização para a prática do disclosure.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 287735 - VERA LUCIA PEIXOTO SANTOS MENDES
Interno - 1750678 - RODRIGO LADEIRA
Externo à Instituição - ALMERINDA ROSALIA LUEDY REIS
Notícia cadastrada em: 25/06/2019 12:26
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