Banca de DEFESA: EVERTON AUGUSTO GOULART PINTO

DISCENTE : EVERTON AUGUSTO GOULART PINTO
DATA : 28/06/2019
LOCAL: Escola de Administração

Mediação tecnológica: uma análise da efetividade do uso do aplicativo agenda tellme na comunicação entre o colégio adventista da Bahia e as famílias

Comunicação. Família. Escola. Tecnologia da Informação e Comunicação. Mediação Tecnológica

Esta dissertação de mestrado tem como objetivo avaliar a efetividade do aplicativo Agenda Tellme na mediação da comunicação entre escola e família, no Colégio Adventista da Bahia. Em relação ao percurso metodológico, trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio da técnica do círculo hermenêutico dialético e a análise foi realizada segundo a técnica de análise hermenêutica dialética. O grupo de participantes reconheceu a importância da comunicação entre a família e a escola, admitindo que são duas instituições que assumem e compartilham a missão de educar os alunos. Além disso, reconheceu que a comunicação mediada pela Agenda Tellme é melhor que as formas tradicionais de comunicação, por ser mais rápida, fácil e não exigir o deslocamento. Por fim, o uso da Agenda Tellme como mediadora da comunicação entre a família e a escola foi analisado como adequado e necessário de ser ampliado em outas instituições educacionais, como um caminho possível para fortalecimento da relação entre as duas principais instituições de formação dos sujeitos.

Interno - 1913274 - DENISE RIBEIRO DE ALMEIDA
Externo à Instituição - LIDIA BOAVENTURA PIMENTA - UNEB