Banca de DEFESA: IZABEL CRISTINA SILVA XAVIER

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IZABEL CRISTINA SILVA XAVIER
DATA : 19/06/2019
HORA: 14:30
LOCAL: ADM
TÍTULO:

Engajamento e Desempenho Acadêmico de Estudantes Universitários de Cursos de Graduação


PALAVRAS-CHAVES:

Engajamento acadêmico. Desempenho acadêmico. Estudantes universitários. Dimensões do engajamento. Instituições de Educação Superior. Variáveis sociodemográficas. UWES-S. 


PÁGINAS: 105
RESUMO:

No contexto de instituições de educação superior, preocupadas com a retenção de estudantes e potencial evasão nos cursos de Graduação, estudos de engajamento e de desempenho acadêmicos de estudantes emergem, associados a esforços para ressignificar conceitos, questões teóricas e práticas de gestão. Este é um estudo que se situa nesse contexto e cujo objetivo geral foi examinar de que maneira as percepções dos estudantes de cursos de Graduação em relação ao seu engajamento acadêmico influenciam seu desempenho acadêmico na Universidade Federal da Bahia (UFBA), cooperando com o avanço no conhecimento sobre as temáticas na área educacional e de gestão universitária. Este objetivo envolveu identificar de que forma Engajamento Acadêmico e Desempenho Acadêmico de estudantes universitários foram relacionados nas pesquisas empíricas publicadas de 2008 a 2018, para identificar potencialidades e fragilidades relacionadas aos construtos, assim como analisar o engajamento acadêmico (geral e por dimensão) de estudantes de cursos de graduação e examinar em que medida o engajamento acadêmico explica o desempenho dos estudantes. Os relatos dos resultados das pesquisas realizadas encontram-se distribuídos em três artigos que compõem esta dissertação. No artigo 1, de revisão sistemática de bibliografia, das 1.978 referências, publicadas no Brasil e no mundo sobre o engajamento e desempenho acadêmicos em 4 bases de dados e Portal de periódicos CAPES, inicialmente recuperadas, 45 compuseram sua amostra. Os resultados desta revisão sistemática de bibliografia evidenciam a subdivisão do campo entre abordagens centradas em fatores individuais, a pioneira, em fatores contextuais e uma terceira abordagem, em desenvolvimento, que combina fatores individuais e contextuais. Também mostram que a temática em revisão, apesar de muito pesquisada internacionalmente, sobretudo nos Estados Unidos, ainda é muito pouco explorada no Brasil.  A combinação entre crise do ensino superior no Brasil e os resultados alvissareiros acumulados nas pesquisas internacionais, que têm informado estratégias de IES internacionais e de órgãos de regulação do ensino superior nos Estados Unidos, em especial,  no sentido de garantir o sucesso acadêmico de seus alunos, motivam a realização de pesquisa de campo em uma IES pública de grande porte no Brasil e localizada na região Nordeste, cujos resultados são relatados em mais dois artigos que compõem esta dissertação. Os artigos que relatam os resultados da pesquisa de campo, do tipo levantamento amostral não probabilísitico, analisam os dados obtidos por meio da aplicação da  Escala de Ultrecht de Engajamento Acadêmico (UWES-S), desenvolvida por W. Schaufeli e A. Bakker (2003) e traduzida e adaptada para o português por Rosana Angst, Paulo C. Porto-Martins e Ana Maria T. Benevides-Pereira em 2009. O desempenho foi medido pelo o coeficiente de rendimento autorrelatado e as variáveis sociodemográficas foram: idade, sexo, exercício de trabalho, curso, área do curso, modalidade do curso, turno em que foi matriculado, ano e semestre de ingresso no curso. O instrumento foi disponibilizado aos estudantes pela plataforma Limesurvey e o contato foi feito por e-mail. Do total de questionários enviados a alunos regularmente matriculados e ativos no segundo semestre do ano de 2017 da referida IES, 4.424 compõem a amostra desta pesquisa. O artigo 2, de relato da pesquisa empírica, objetivou analisar a influência das características sociodemográficas de estudantes universitários da UFBA no construto engajamento acadêmico e suas dimensões. O artigo 3, de relato de resultados da pesquisa de campo, objetivou analisar em que medida o engajamento acadêmico influencia o desempenho dos estudantes de cursos de Graduação da UFBA. Nesses dois artigos foram usadas análises estatísticas descritivas e inferenciais, de correlação e de regressão linear simples. Estudantes trabalhadores se mostraram mais engajados, assim como os mais velhos e aqueles provenientes de cursos da área de Artes. Os estudantes no início do curso também se mostraram mais engajados, assim como estudantes homens. A análise do efeito do engajamento sobre o desempenho revelou que cada ponto de engajamento ampliou 0,37 pontos do desempenho.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 118.672.645-87 - ANTONIO VIRGILIO BITTENCOURT BASTOS - UFBA
Externo à Instituição - DANIELA CAMPOS BAHIA - UNIFACS
Presidente - 1095744 - ELISABETH REGINA LOIOLA DA CRUZ SOUZA
Interno - 2756971 - JAIR SAMPAIO SOARES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 18/06/2019 08:57
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