ORGANIZAÇÃO DE APRENDIZAGEM: um diagnóstico do clima de aprendizagem na Universidade Federal da Bahia
Organização de Aprendizagem, Aprendizagem Organizacional, Universidade Federal da Bahia
As organizações de aprendizagem têm como essência o aprendizado organizacional contínuo. Ao integrarem as pessoas que a compõem, favorecendo a troca de conhecimentos e experiências frente aos estímulos do ambiente, as organizações podem ser mais ágeis e versáteis, podem agregar maior leque de ideias para inovar e podem ainda passar a contar com um grupo de trabalhadores mais coeso. Questionou-se em que medida a UFBA é uma Organização de Aprendizagem, segundo as disciplinas de Peter Senge, a partir da percepção de seus servidores. O trabalho objetivou diagnosticar o clima de aprendizagem da UFBA. Este objetivo desmembrou-se em mapear as percepções gerais dos servidores do clima de aprendizagem na UFBA; comparar as percepções de organização de aprendizagem entre técnicos e docentes da UFBA, obtidas pelo DLOQ-A; comparar as percepções de organização de aprendizagem entre servidores lotados em unidades de ensino e unidades administrativas da UFBA, obtidas pelo DLOQ-A; e diagnosticar a percepção de gestores da UFBA como organização de aprendizagem segundo as disciplinas de Peter Senge. Foi realizada pesquisa por survey com 378 servidores, além de análise documental. O estudo concluiu que nenhuma das disciplinas de Peter Senge é exercida em sua plenitude